Expansão de franquias: 11 passos para um bom planejamento

Expansão de franquias: 11 passos para um bom planejamento

Quem tem uma ideia de sucesso pode adotar o modelo de franchising. A expansão de franquias é algo que faz uma marca se tornar mais forte, mas sem o proprietário investir nisso. De fato, é um modelo de negócio em que é preciso encontrar interessados engajados.

A expansão de franquias depende de alguns fatores. Por isso, preparamos este guia com 11 passos para um bom planejamento. Dessa maneira, desde a concepção da ideia até a instalação de novas unidades tudo ocorrerá de maneira perfeita.

Esse é um conceito que precisa ser bem elaborado. Afinal, trata-se de um modelo de negócio que é replicado de maneira idêntica em novas unidades. Só que os empreendedores ainda possuem muitas dúvidas, já que é um assunto ainda novo no Brasil.

Entenda agora todos os detalhes sobre esse tipo de planejamento:

1.     Tenha uma meta

Negócios que não possuem meta encontram mais dificuldades para crescer. Afinal, fica difícil saber quando a situação está boa ou ruim. Então, esse é o primeiro passo ao pensar na expansão da sua marca.

Nem sempre a busca pelo maior lucro possível deve ser a meta da expansão de franquias. De fato, cada negócio é conduzido de uma maneira. Além disso, valorizar a marca e ampliar o número de unidades é um ponto importante.

A busca por lucros rápidos é diferente daquela que envolve a procura por estabilidade. A meta deve ser detalhada para evitar problemas estratégicos. Aliás, os passos para um bom planejamento que serão citados a seguir podem ajudar nesse desenvolvimento.

Com uma meta desenvolvida fica mais fácil obter resultados positivos. Contudo, as metas devem estar dentro da realidade. Não adianta estipular algo inatingível.

2.     Qual é o potencial do mercado?

O mercado atual oferece condições para a sua franquia crescer? É importante que o segmento de atuação do seu negócio tenha um futuro positivo. Afinal, não adianta gastar nesta ampliação caso o potencial não seja dos maiores.

Essa condição não apresenta problemas quando são adicionados pequenos itens na sua loja. Por outro lado, a situação é diferente em relação a abertura de novas unidades.

Ter ao seu lado um gerente de expansão é uma boa ideia. Este é o profissional responsável por avaliar a demanda do local. Essa é uma análise importante durante o planejamento, para encontrar os melhores locais que podem receber a sua empresa.

3.     Considere a viabilidade financeira

O terceiro passo para um bom planejamento na expansão de franquias trata sobre a viabilidade financeira da operação. A sua empresa está numa situação privilegiada? Se o modelo de negócio é consolidado, pode seguir adiante.

Avalie se é possível cortar gastos e despesas desnecessárias no seu negócio. É necessário oferecer treinamentos aos franqueados, por isso é preciso ter dinheiro em caixa. Você pode sonhar com o futuro do seu negócio, mas tome cuidado para não virar um pesadelo.

Caso a sua franquia não tenha recursos para uma expansão, é melhor pisar no freio e aguardar um tempo. Aliás, é melhor pensar no planejamento financeiro como um todo, caso o seu negócio esteja nesta situação.

4.     Entenda a parte jurídica

Adotar o modelo de franquia não é a mesma coisa do que abrir filiais. Quando as novas unidades pertencem a marca, o modelo de gestão é diferente. Por isso, é preciso conhecer a fundo a relação entre a franqueadora e o franqueado.

No Circular de Oferta de Franquia devem ser apresentadas todas as informações sobre o projeto. Isso inclui as atividades econômicas e operacionais da franquia. Em seguida, pode ser preparado um pré-contrato para acelerar o processo até que o contrato esteja pago.

O franqueador não deve prometer coisas que não consegue cumprir. Também não deve falsificar dados ou informações, já que isso cria expectativas falsas nos candidatos. Aliás, o franqueado poderá exigir uma indenização de isso for comprovado.

5.     Transmissão de conhecimento

O conceito de franquia leva em conta seguir um modelo pré-definido. Um estilo que fez sucesso em determinado local poderá ser replicado. O problema é que ensinar não é uma tarefa simples.

Uma empreendedor que pensa em crescer precisa desenvolver a equipe junto dele. Desse modo, é preciso investir em treinamentos e apresentar formas corretas de atender os clientes. Isso vai ajudar a preparar um bom fluxo de caixa e a manejar produtos especiais.

Não importa qual seja o tipo de expansão, é fundamental que a sua equipe consiga acompanhar esse ritmo. Bem como investir na sua equipe pode ajudar a aumentar a rentabilidade da empresa.

A transmissão do conhecimento é fundamental nesse conceito de negócio. Levante todo o material de apoio que for necessário, para entregar aos profissionais da sua empresa. Por fim, o empreendedor deve estar disponível para responder dúvidas.

6.     A franqueadora deve apoiar a expansão

Os franqueados devem contar com todo o apoio necessário fornecido pela franqueadora. Dessa forma, pessoas com dinheiro para investir podem ter sucesso na abertura de uma franquia, já que o modelo é desenvolvido antecipadamente. Então, não é preciso de muita experiência como gestor para chegar lá.

Quando um franqueado faz sucesso, a franquia ganha com isso. Afinal, existem taxas mensais conforme a lucratividade apresentada pela unidade. Oferecer esse tipo de apoio é uma das melhores opções para evitar erros.

7.     De olho no geomarketing

A expansão de uma franquia não é tão simples quanto parece. É preciso conferir todos os detalhes da região que receberá uma nova unidade. Em uma cidade grande, é possível perceber diferenças entre bairros, por exemplo.

Você até pode conhecer a região, mas é necessário fazer uma avaliação empresarial. É necessário descobrir qual é o perfil do público local e qual bagagem cultural carregam. Então, o geomarketing pode ajudar com isso.

Essa avaliação prévia é interessante para definir alguns aspectos da franquia. Dependendo do local onde ela está instalada, podem ser feitas adaptações pontuais. Ou mesmo cancelar a instalação da unidade e buscar outra região.

8.     Tenha profissionais capacitados ao seu lado

Além de oferecer treinamentos para os profissionais da sua empresa, investir em novas contratações é uma boa ideia. É necessário ao menos contar com um gerente de expansão, que é um profissional responsável por prospectar novos franqueados. Além disso, ter um time de primeira ao seu lado aumenta a eficácia da expansão.

Tente encontrar profissionais talentosos e que possam agregar no crescimento da sua empresa. Depois de algum tempo estas pessoas podem ocupar cargos importantes dentro de uma franquia. Invista naqueles que desejam crescer junto com o seu negócio.

9.     Desenvolva um plano de marketing

Seu modelo de negócio já é consolidado e você pensa em expandir? Talvez ainda esteja faltando um planejamento de marketing. O público pode não conhecer a sua marca, então é preciso trabalhar de maneira pesada nas campanhas. Ainda mais quando unidades são abertas pela primeira vez em novas regiões.

Existem diferentes maneiras de divulgar. Aliás, com o marketing digital fica bem mais fácil para atingir o público-alvo. Então, isso é algo que melhora o alcance da propaganda.

Franquias grandes costumam fazer anúncios na televisão. Mas, esse é o tipo mais caro de comercial. O plano de marketing é um dos pilares da expansão de franquias.

10. A internacionalização da sua marca

Essa dica é interessante para as empresas que já estão consolidadas no cenário nacional. Neste caso, o principal ponto que deve ser levado em consideração é a análise socioeconômica. É preciso entender o que pode valorizar e o que pode desvalorizar o seu produto.

Pode ser a etapa mais difícil da expansão, já que será preciso lidar com um novo idioma e pessoas com comportamentos diferentes. Ainda assim, já existem centenas de franquias brasileiras com atuação em mais de 60 países.

11. Acompanhe as novas unidades

O franqueador precisa acompanhar o desenvolvimento de novas unidades. É preciso verificar se o padrão de qualidade está sendo mantido. O trabalho não é o mesmo enfrentado antes da inauguração, mas isso não quer dizer que é uma atividade simples.

Essa é uma atividade que cabe também aos master franqueados. Ou seja, são os empreendedores que lideram determinada região. Assim, são eles os responsáveis pela abertura de novas unidades da franquia.

Nos primeiros meses da nova franquia faça diversas visitas. É normal que os gestores ainda tenham dúvidas quanto ao funcionamento do negócio. Por fim, pode até mesmo aplicar testes para entender se os clientes estão satisfeitos.

Expansão de franquias: não erre na escolha de um ponto comercial

Após conferir os 11 passos para um bom planejamento, precisamos destacar que a escolha do ponto comercial é fundamental. É importante realizar um estudo para conferir se a região realmente é boa para a sua franquia.

Aqui no Place2b você encontra os melhores pontos comerciais da cidade. Não importa qual seja o seu estilo de franquia, a escolha da localização é essencial.

Navegue pela nossa página de aluguéis e conheça alternativas que combinam com a sua necessidade. Aproveite o modelo 3D para conhecer todos os detalhes do ponto comercial, então marque visita naqueles que mais gostar. A escolha do local ideal vai ajudar na expansão de franquias.