Conheça os benefícios da pesquisa de Clima Organizacional

Conheça os benefícios da pesquisa de Clima Organizacional

Uma das primeiras coisas que empreendedores precisam entender é que o sucesso de uma empresa depende de pessoas. Sendo assim, para que um trabalho seja desempenhado de maneira correta, é preciso que os colaboradores estejam bem envolvidos e relacionados. E é por isso que você deve conhecer os benefícios da pesquisa de Clima Organizacional.

Só quem já esteve de fato dentro de uma empresa sabe o quão é ruim, tanto para os funcionários quanto para os colaboradores, trabalhar em um ambiente nocivo. Cobranças excessivas e desnecessárias, brigas internas e descontentamentos são fatores que podem levar a ruína de qualquer empreendimento.

Acontece que quem está no comando de uma empresa, muitas vezes, acaba tendo um olhar muito distanciado da situação do ambiente externo. Isso significa que, em alguns casos, o clima entre os colaboradores e os chefes pode estar péssimo, e prestes a explodir, sem que o empreendedor de fato esteja ciente disso - o que é um grande problema.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre o que é a pesquisa de Clima Organizacional, tão solicitada por grandes, médias e pequenas empresas atualmente. Além disso, falaremos também sobre a importância dessa atividade e os verdadeiros benefícios que ela pode trazer para o seu empreendimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto:

Mas afinal de contas, o que é a pesquisa de Clima Organizacional?

Sabe quando você, enquanto empreendedor, sente que há algo de errado na relação da empresa com os próprios colaboradores? Pois é, não é tão incomum situações em que os funcionários acabam estando descontentes com o ambiente de trabalho, o que, inevitavelmente, irá interferir de forma negativa no resultado da atuação.

É durante, ou até mesmo para antever, situações como essas que serve a famosa pesquisa de Clima Organizacional. Ela é nada mais nada menos do que uma ferramenta para entender o estado do ambiente de trabalho e quais são os efeitos destes nos colaboradores, sejam eles de um único setor ou de maneira geral.

A pesquisa de Clima Organizacional é feita com base na própria percepção dos colaboradores, algo importante para entender a visão deles sobre a empresa como um todo. Dessa forma, é possível compreender de fato o contexto em que eles estão inseridos e ver de que forma isso se reflete no trabalho da empresa.

Em suma, essa ferramenta é utilizada de forma que os colaboradores são convidados a responder determinadas perguntas sobre o seu dia-a-dia no trabalho. Questionamentos sobre as práticas tradicionais, dificuldades e até mesmo o que eles acreditam que é negativo dentro da empresa são abordados na pesquisa.

Dito isso, confira alguns dos principais benefícios da pesquisa de Clima Organizacional:

1.    Prevenir crises internas

Toda empresa é um local onde pessoas com pensamentos diferentes acabam tendo que trabalhar de forma conjunta. No entanto, em alguns casos, a falta de comunicação ou até mesmo a insatisfação dos profissionais com alguns pontos pode acabar se tornando uma bola de neve que estoura em problemas e faltas de resultados.

Sendo assim, saiba que um dos grandes benefícios da pesquisa de Clima Organizacional é justamente prevenir crises internas. A partir do momento que você conhece de fato a percepção dos colaboradores sobre a empresa e o ambiente de trabalho, pode agir para evitar que situações negativas ocorram.

Suponhamos, por exemplo, que haja desavenças entre profissionais de dois setores da empresa que precisam atuar juntos em um trabalho. Através de uma pesquisa de clima organizacional, você pode entender um pouco melhor esse contexto e prover soluções para que isso seja resolvido ou que não venha a interferir no colaborador.

2.    Boa comunicação com os profissionais

O fato é que um grande problema que é enfrentado dentro das empresas, atualmente, é a falta de voz para os funcionários. Muitos acabam não sendo consultados de fato pelos superiores para mudanças e, de certa forma, se sentem afastados e quase que inexpressivos para o próprio ambiente onde trabalham.

Dito isso, saiba que a pesquisa de Clima Organizacional é excepcional para prover uma boa comunicação com os profissionais da empresa. Dessa forma, você acaba demonstrando aos colaboradores que realmente tem interesse em ouvir o que eles têm a falar, não os tratando apenas como uma peça “descartável”.

Isso é extremamente importante para que os profissionais da empresa realmente se sintam como parte essencial para o sucesso dela - o que realmente são. Dessa forma, o engajamento tende a se tornar maior e o próprio clima entre os profissionais acaba sendo melhorado, simplesmente pela demonstração genuína de interesse.

3.    Saber exatamente onde melhorar

Como já citado anteriormente, um dos grandes problemas dentro das empresas é quando os chefes e superiores acabam se distanciando demais da realidade do empreendimento. Dessa forma, passam a não ver os problemas presentes no “chão de fábrica” e, nem ao menos, ouvindo as reivindicações dos próprios colaboradores.

E um dos maiores benefícios proporcionados pela pesquisa de Clima Organizacional é justamente entender melhor esse contexto para saber exatamente onde melhorar. Afinal de contas, entender as dores e perspectivas de quem está diariamente lidando com o serviço da empresa em si é essencial para compreender as melhores soluções.

Muitas vezes, os problemas de empresas estão em questões simples como, por exemplo, a falta de estímulo ao colaborador. A falta de agilidade na distribuição de peças ou de recompensas formais para os profissionais também pode ser um ponto de descontentamento que, quando melhorado, se reflete em bons resultados para o negócio.

VEJA TAMBÉM: Como criar um plano de negócio?

4.    Reter talentos

Uma dificuldade gigantesca que algumas empresas têm é justamente de fazer a autocrítica e, por isso, acabam perdendo profissionais excelentes ou com um grande potencial. Em alguns casos, é como um clube de futebol que acaba não dando as devidas condições para o jogador e não ouve as suas reivindicações e, ao deixá-lo escapar, o vê brilhar em um outro time.

Sendo assim, saiba que outro ponto bastante positivo que uma pesquisa de Clima Organizacional pode trazer para a sua empresa é a retenção de talentos. O fato é que, muitas vezes, os empreendimentos contam com profissionais incríveis e que podem ajudar e muito o negócio, mas não dão o devido valor ao mesmo.

Através dessa ferramenta, é possível entender com maior precisão as dores, dificuldades e reclamação de profissionais, caso elas realmente existam, e decidir quais soluções realmente valem a pena tomar. Quando uma empresa fecha os olhos para problemas internos, pode perder talentos que a ajudariam, e muito, a crescer.

Qual a real importância da pesquisa de Clima Organizacional?

Se você leu este artigo até aqui, e percebeu os inúmeros benefícios que essa ferramenta tem a oferecer à sua empresa, talvez ainda esteja se questionando: qual a real importância da pesquisa de Clima Organizacional? Afinal de contas, como muitas empresas sobreviveram em sucesso há anos sem esse artifício?

Em suma, pode-se dizer que a pesquisa de Clima Organizacional é essencial para garantir que o ambiente de trabalho de uma empresa ajude a estimular os resultados da mesma. É entender quais as dores e necessidades dos colaboradores e até que ponto elas podem ser solucionadas para que o negócio obtenha melhores resultados.

Em outras palavras, é fazer com que as pessoas se sintam estimuladas, confiantes e engajadas dentro da sua empresa, com vontade de trabalhar para ela. Essa é a maior dificuldade enfrentada por empreendimentos, sobretudo os grandes, mas que pode ser realmente solucionada com nada mais nada menos do que uma pesquisa interna.