Vantagens em abrir uma franquia de energia solar

Vantagens em abrir uma franquia de energia solar

Ao longo do último ano, os brasileiros sentiram no bolso o aumento constante da conta de luz. A grave crise hídrica resultou em uma nova bandeira tarifária, com um valor ainda maior, o que fez com que muitos buscassem por soluções energéticas. E é justamente por isso que você precisa conhecer as vantagens em abrir uma franquia de energia solar.

Não é incomum que, de tempos em tempos, o valor da conta de luz no Brasil passe a ficar mais cara do que o comum. Apesar do país ter enfrentado uma forte crise hídrica no ano passado, outras alternativas de geração de energia começam a despontar com soluções interessantes e até mesmo viáveis para a população.

Antes mesmo de começar a construir novas residências, inclusive, muitos já pensam em como aproveitar sistemas de energia solar. O investimento nesse segmento já é uma realidade para muitos brasileiros e começa a despertar o interesse de tantos outros, que enxergam nesse formato uma saída para os altos preços das tarifas.

Neste artigo, você irá conhecer algumas das principais vantagens em abrir uma franquia de energia solar no Brasil atualmente. Além disso, falaremos um pouco mais sobre o grande crescimento da procura por essa alternativa sustentável no país e alguns dos benefícios que o sistema oferece.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de abrir uma franquia de energia solar, conheça as vantagens desse sistema

Antes mesmo de pensar em abrir uma franquia de energia solar, é importante que você conheça as principais vantagens desse sistema. Afinal de contas, ele não desponta como uma das melhores alternativas no Brasil e no mundo, com investimentos estatais em diversos países do globo, à toa.

Em termos de meio ambiente, a energia solar possui a grande vantagem de ser um sistema que não polui - ao contrário da energia a carvão, por exemplo. Além disso, trata-se de uma operação completamente renovável, justamente por vir do sol, e que não apenas é limpa como também silenciosa, podendo ser aproveitada de forma individual e coletiva.

Vale ressaltar ainda que a energia solar é uma das grandes alternativas para edificações localizadas em áreas isoladas da rede elétrica. Sendo assim, com um sistema fotovoltaico adequado, é possível levar luz a lugares onde a rede tradicional não chega - o que é um investimento essencial em diversos sentidos.

É importante destacar também que a energia fotovoltaica conta com uma necessidade mínima de manutenção e resulta em uma economia gigantesca para a sua conta de luz. Além disso, as placas fotovoltaicas e todas as peças necessárias para o funcionamento do sistema são de fácil instalação.

Agora que você já sabe um pouco dos benefícios do sistema, conheça as vantagens em abrir uma franquia de energia solar:

1.    Grande procura

Uma das grandes vantagens de se abrir uma franquia de energia solar hoje em dia é o fato de que esse mercado está em alta no Brasil. Nos últimos anos, o país vem presenciando uma grande procura por parte de pessoas que desejam instalar placas solares em suas residências e que, antes mesmo de construir, já incluem o sistema no orçamento.

Para se ter uma breve noção, dados mostram que a instalação de placas solares no país passou por um aumento de quase 50% até a metade de 2021. Como se não fosse o suficiente, 80% desses novos sistemas instalados dizem respeito a clientes residenciais, ou seja, moradores que buscam alternativa energética para suas casas.

A Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) mostra ainda que o Brasil se tornou a 9ª maior fonte de geração solar do mundo. A entidade ainda se mostra bastante esperançosa com os próximos anos, confiante de que o mercado pode ser melhor explorado, com o crescimento de sistemas do gênero em casas.

LEIA MAIS: Marketing digital para empreendedores

2.    Retorno financeiro garantido

Outro ponto positivo e vantajoso em relação a abertura de uma franquia de energia solar hoje em dia no Brasil é o retorno financeiro garantido. Afinal de contas, estamos falando de um segmento que está em constante crescimento e que, até então, não conta com uma grande concorrência no mercado.

Sendo assim, quem investe atualmente na abertura de um empreendimento do gênero tende a se dar bem - principalmente por conta da situação energética do país. Os números para aqueles que já trabalham com energia solar no Brasil seguem cada vez melhores e ainda mais atrativos para os interessados no mercado.

Desde o ano de 2012, a fonte solar já resultou em mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos no país. A utilização de painéis fotovoltaicos vem sendo uma solução não apenas para pessoas que buscam economizar com a conta de luz como, também, para empresas que visam economia, praticidade e se preocupam com o meio ambiente.

3.    Alta da energia tradicional no país

Não há como falar sobre as vantagens de abrir uma franquia de energia solar no Brasil sem citar a atual situação enfrentada pelo país. Isso porque, ao menos nos últimos meses, boa parte da procura da população por esse sistema se deve ao fato de que a energia está cada vez mais cara em solo brasileiro.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma grande disparidade entre a prévia da inflação e o aumento da conta de luz no Brasil. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo passou por um crescimento de 5,81%, o preço da energia no país marcou incríveis 16,07%.

Toda essa situação fez com que cada vez mais pessoas partissem em busca de alternativas para economizar com a conta de luz no fim do mês. Além de ser sustentável e limpa, a energia solar garante uma economia de até 95%, dependendo das condições, ao bolso do consumidor, com investimentos que se pagam em poucos anos.

4.    Cada vez mais acessível

Quando parávamos para falar em energia solar a algumas décadas atrás, muitas pessoas torciam o nariz por conta do grande investimento por trás desse sistema. A produção e instalação dessas placas costumava ser extremamente caras, o que fazia com que elas não fossem tão procuradas pela população de uma maneira geral.

No entanto, atualmente, uma das vantagens de abrir uma franquia de energia solar é o fato de que esse sistema está cada vez mais acessível. O investimento para a compra de kits solares vem se tornando menor a cada ano, tendo caído mais de 250 vezes desde os anos 1970, segundo dados de uma pesquisa da Absolar.

O motivo para isso é que a tecnologia necessária para o desenvolvimento dos painéis solares evolui, fazendo com que a sua produção se tornasse mais barata. Atualmente, já é possível contar com energia solar em sua residência com investimentos na faixa dos R$ 10 mil - algo inimaginável há alguns anos.

LEIA TAMBÉM: Como elaborar um plano de marketing?

Abrir uma franquia de energia solar é sair na frente de muitos

Poucas coisas são tão certas no mundo quanto o fato de que daqui alguns anos, fontes de energias não sustentáveis se tornaram verdadeiros problemas para a humanidade de uma maneira geral. No entanto, já existem algumas soluções plausíveis e acessíveis como, por exemplo, a própria energia solar.

Sendo assim, saiba que abrir uma franquia de energia solar atualmente, não só no Brasil como em diversos outros lugares do mundo, é sair na frente de muitos. Mais do que isso, é garantir economia ao bolso dos consumidores ao mesmo tempo que mantém um negócio extremamente rentável e que faz bem ao meio ambiente.