Como elaborar um plano de marketing?

Como elaborar um plano de marketing?

Abrir um negócio próprio definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis, visto que exige muita responsabilidade e estratégia. Nos dias de hoje, inclusive, é preciso pensar não apenas em ações físicas como, também digitais. E é justamente por isso que um empreendedor deve aprender a elaborar um plano de marketing.

Pode-se dizer que a famosa frase “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão útil para o mundo dos negócios quanto nos dias de hoje. Afinal de contas, com cada vez mais empresas atuando online, tornou-se muito mais prático para o consumidor saber quais são os produtos e propostas de todos os empreendimentos.

No entanto, para o empreendedor, é preciso encontrar maneiras mais assertivas de levar o seu produto ou serviço até o consumidor. É preciso adotar uma série de estratégias que culminam justamente em uma ação mais direcionada e efetiva, a qual trará resultados verdadeiros para a empresa.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como elaborar um plano de marketing de sucesso nos dias de hoje. Além disso, falaremos também sobre como a definição de estratégias no âmbito físico e digital podem ajudar o seu negócio a crescer e vender muito mais, tornando-se mais efetivo e conhecido.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de saber elaborar um plano de marketing

Imagine que você possui um empreendimento no ramo de tecnologia que desenvolveu um produto simplesmente revolucionário, com um preço extremamente acessível. No entanto, a sua divulgação não possui um grande alcance, sendo que pessoas que poderiam comprar o seu produto não estão sabendo de sua existência.

Dessa forma, de nada adianta ter o melhor produto do mercado se ele não é conhecido pelo seu público, não é mesmo? É visualizando situações como essas que vemos a verdadeira importância de saber elaborar um plano de marketing de sucesso, o qual poderá fazer com que o seu negócio comece a crescer.

O plano de marketing é utilizado com o objetivo de fazer com que a sua empresa seja mais conhecida e, logo, possa vender mais produtos e crescer enquanto negócio. No entanto, não apenas torná-la conhecida, mas sim para as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente estão interessadas em comprar o que você vende.

Saber elaborar um plano do gênero é extremamente importante para que você tenha ações mais assertivas, que convençam e conversem com o seu público-alvo. Dessa forma, você poupa não apenas tempo, o qual não será desperdiçado com pessoas que não se interessam pelos seus produtos, como também dinheiro. Confira alguns exemplos:

1.    Saiba tudo que influenciará no seu plano

O primeiro passo para elaborar um plano de marketing de sucesso é saber tudo que irá influenciá-lo de algum jeito. Isso porque estamos falando de estratégias de comunicação, as quais podem ser diretamente impactadas por fatores internos e externos, de maneiras positivas e negativas.

Comece colocando de maneira verdadeira todos os pontos fortes e fracos do seu próprio negócio, sendo franco com si mesmo. Dessa forma, imagine quais desses pontos podem afetar as suas estratégias de comunicação e utilize apenas aqueles que sejam positivos para as suas ações de marketing.

Da mesma forma, é preciso entender o atual cenário econômico e social para definir estratégias de marketing. Caso o seu consumidor seja normalmente pertencente à classe média, é importante mostrar como os seus produtos ainda são acessíveis para esse público e podem lhe ajudar de alguma forma.

Além disso, se a página do seu empreendimento no Instagram possui poucos seguidores, pense como isso pode ser positivo ou negativo para o seu crescimento. É preciso analisar todos os fatores que podem ser utilizados em suas ações de comunicação de forma estratégica.

VEJA AINDA: Como fazer um plano de negócio para lojas físicas

2.    Saiba quem é o seu público-alvo

Outro fator extremamente importante para quem busca saber como elaborar um plano de marketing é entender quem é o seu público-alvo. Afinal de contas, a partir do momento que você tem plena ciência das características das pessoas que normalmente compram os seus produtos, você consegue definir ações que sejam mais propícias para esse grupo.

Imagine, por exemplo, que o público-alvo do seu negócio sejam pessoas com mais de 50 anos de idade, as quais não têm um grande contato com a internet. Dessa forma, a linguagem utilizada em suas ações de marketing precisam conversar justamente com essas pessoas, de maneira clara e convincente.

Não adianta, por exemplo, tentar vender produtos para adolescentes de 14 anos de idade através de ações de marketing que possuam uma linguagem antiga e rebuscada, por exemplo. Conhecer o seu público é a melhor forma de fazer com que as suas ações estejam completamente direcionadas.

É preciso parar para pensar em como o seu público-alvo pensa para, então, iniciar o planejamento de estratégias. Dessa forma você consegue diminuir a margem de pessoas que terão contato com suas ações, mas que não se interessarão por elas e aumentar o contato com aquelas que realmente querem comprar produtos do seu negócio.

3.    Desenvolva suas estratégias e ações

Depois de já ter ciência de quem é o seu público-alvo e, também, de quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa, chegou a hora de desenvolver as estratégias e ações para o seu plano de marketing. Munido de informações como essas, já é possível começar a direcionar alguns trabalhos para o seu negócio.

Ao elaborar um plano de marketing, comece analisando, por exemplo, onde está situada a grande maioria do seu público-alvo. Se as pessoas que normalmente compram os seus produtos utilizam muito Facebook, por exemplo, é importante que você desenvolva publicações em foto e vídeo na plataforma, para que elas tenham acesso.

Da mesma forma, se o ponto forte da sua empresa é justamente o diferencial da matéria prima utilizada, faça bom uso desse fato em todas as suas ações. Sejam outdoors, propagandas para rádio, televisão ou até mesmo posts em redes sociais, faça questão de que essa informação chegue até o seu consumidor.

É importante também que você encontre meios de mensurar todas as suas ações nas redes sociais. Dessa forma, é possível, por exemplo, entender qual tipo de abordagem nas redes possui mais eficiência, qual é mais compartilhável e, até mesmo, qual formato rendeu mais acessos para o site de vendas.

VEJA TAMBÉM: Marketing digital para empreendedores

Invista em conhecimento para elaborar um plano de marketing

O fato é que, para elaborar um plano de marketing de sucesso, você deve investir principalmente em conhecimento. Para quem está abrindo um negócio próprio ou já conta com um empreendimento, é importante estar munido de informações que lhe ajudem a definir as melhores estratégias de vendas e comunicação.

Sendo assim, se você mesmo, enquanto empreendedor, quer cuidar dessa parte, deve investir em formações para essa área. Faça questão de realizar cursos online e participar de workshops que lhe dêem o conhecimento necessário para atuar nesse sentido e contribuir para o sucesso da sua empresa.

Outra forma de fazer com que a divulgação do seu negócio esteja em pleno crescimento, é contratando alguém que saiba sobre o assunto. Sendo assim, avalie as opções mais viáveis e que venham apresentar os melhores resultados para o seu empreendimento. Por fim, um plano de marketing depende de estratégias - e essas precisam ser bem-feitas.