O que é negócio b2b?

O que é negócio b2b?

No mundo do empreendedorismo é muito comum utilizarmos palavras e termos em inglês para a descrição de algumas atividades ou segmentos. Certas expressões são incorporadas no dia-a-dia do empreendedor de maneira tão natural que, muitas vezes, ele nem mesmo sabe o seu significado de fato. Mas, afinal de contas, o que é negócio b2b?

Quando falamos em empresas, é muito comum que a nossa primeira ideia de consumidor / público alvo sejam as pessoas físicas - como costuma ser no varejo, por exemplo. Afinal de contas, de maneira geral, nós somos os consumidores, aqueles que visam a compra de um produto para uso próprio. Mas acontece que não somos os únicos.

As relações empresariais de compra e venda de produtos ou serviços são muito mais abrangentes do que isso. Afinal de contas, da mesma maneira que uma empresa pode ser a responsável pela venda de um produto ou serviço, ela também pode ser o alvo do vendedor - e é aí que entra o b2b.

Neste artigo, você irá entender de uma vez por todas o que é negócio b2b e quais são as suas principais características. Além disso, daremos exemplos práticos de empreendimentos que se enquadram nessa categoria e como eles podem ser lucrativos para quem empreende no “ramo”. 

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Afinal de contas, o que é negócio b2b?

O negócio b2b é nada mais nada menos do que uma empresa que tem como público-alvo justamente outras empresas. A sigla b2b vem da expressão em inglês business to business, a qual pode ser traduzida de forma livre para o português como negócios para negócios (ou empresas para empresas, se assim preferir).

A título de comparação, saiba que o b2b é justamente o oposto do b2c - que significa business to consumer e pode ser traduzido para o pt-br como “negócios para consumidores”. Sendo assim, o público-alvo do b2b são empresas, enquanto do b2c são pessoas físicas, os famosos “consumidores finais”.

Em outras palavras, pode-se dizer que o negócio b2b é aquele em que o serviço e produto é feito para vender para outras empresas. Um exemplo bastante simples são as empresas de T.I que oferecem toda a sua estrutura de atendimento para outras empresas, para que estas possam manter o seu site no ar. 

Em um exemplo simples, imagine que uma empresa b2b é aquela que faz uniformes para empresas, enquanto a b2c é aquela que faz roupas para pessoas físicas. Mas, como deu para perceber, não quer dizer que um é excludente do outro, já que uma mesma empresa pode atuar no âmbito dos dois negócios. 

Confira alguns exemplos de negócio b2b:

Exemplos de empresas com negócio b2b

O fato é que existem muitas empresas nacionais e internacionais extremamente famosas que atuam, justamente, no âmbito do negócio b2b. Em um primeiro momento, você pode não perceber essa diferença - mas basta pensar um pouquinho mais sobre a estrutura de serviços e vendas desses empreendimentos para perceber.

Um exemplo clássico de empresa cujo negócio é b2b é o EBANX. Trata-se de uma empresa brasileira de tecnologia que trabalha com soluções para o processamento de pagamentos internacionais. Vendas por meio de plataformas como Shein e Shopee, por exemplo, acontecem graças ao EBANX - que atende essas empresas.

Outro exemplo bastante prático de entender o que é negócio b2b é a Ambev. Todo mundo sabe que algumas das principais cervejas, sucos e refrigerantes do Brasil é a Ambev. No entanto, a empresa não vende diretamente para o consumidor, e sim para outras empresas - como restaurantes, supermercados e bares. Com isso, se torna um ramo b2b.

E, para finalizar a lista de exemplos, temos o Slack. Apesar de não ser tão famoso, ele é conhecido justamente por prestar serviço para empresas como LATAM e Mercado Livre. Trata-se de um aplicativo de mensagens que faz a ponte entre colaboradores e equipes de organizações para criar um ambiente profissional de troca de ideias e compartilhamento de projetos - fugindo um pouco do WhatsApp, por exemplo.

O mercado do negócio b2b em comparação com o b2c

Por mais que não sejam excludentes, como já citado anteriormente, a comparação entre o negócio b2b e b2c acaba tendo diferenças que vão para além da prática. A melhor maneira de perceber isso é constatando o mercado de ambas, que possui divergências que podem ser interessantes para quem busca empreender na primeira opção. 

A começar pelo ticket médio, o qual costuma ser muito maior no mercado b2b do que no mercado b2c. Afinal de contas, quando o seu produto é destinado justamente para empresas, a tendência é que ele seja mais caro, mas que possa ser aproveitado de uma maneira mais ampla e por aí vai. 

Além disso, o negócio b2b é muito mais recorrente do que o b2c. Isso está no cerne do funcionamento desses empreendimentos e se deve ao fato de que o cliente, no caso a empresa, não costuma pagar para acessar um produto em específico, mas sim para ter acesso a um serviço - ainda que possa ocorrer das duas formas.

Ainda nesse ponto da recorrência, é interessante entender que os negócios b2b costumam trabalhar com uma maior regularidade de vendas e prestação de serviços. Afinal de contas, se ele está vendendo para uma empresa, significa que ela precisa daquilo de tempos em tempos - o que mantém um ciclo de relacionamento e garantia.

Vale mais a pena investir em um negócio b2b ou b2c?

Chegamos a pergunta de um milhão de reais: será que vale mais a pena investir em um negócio b2b ou b2c? A resposta para esse questionamento é: depende. Isso porque, em suma, ambos os modelos podem ser extremamente lucrativos, além de não serem excludentes, fazendo com que dependa principalmente do seu objetivo. 

O negócio b2b, em linhas gerais, precisa ser muito bem estruturado e direcionado. Afinal de contas, você já precisa ter em mente o segmento de empresas para onde vai vender ou prestar os serviços e, até mesmo, quais serão essas empresas. O ponto positivo, além do lucro geralmente ser maior, é que haverá uma certa regularidade.

Os negócios b2c, no entanto, costumam ser mais “fáceis” de trabalhar. Afinal de contas, o seu público é o consumidor final, o que o torna muito mais abrangente. No entanto, isso não significa que é fácil de trabalhar.