Todos os tipos de pagamento para lojistas

Todos os tipos de pagamento para lojistas

Ser dono de um empreendimento é estar, a todo o momento, em busca das melhores formas de crescer enquanto negócio. Acontece que, muitas vezes, não é necessário fazer uma grande revolução para isso, sendo preciso apenas algumas pequenas mudanças. E uma delas, é conhecer todos os tipos de pagamentos para lojistas.

Os empreendedores que trabalham com lojas e comércios de uma maneira geral sabem o quão importante é estar preparado para receber o cliente. Afinal de contas, é justamente a experiência que o consumidor terá na sua loja, tanto com o serviço de atendimento quanto com o produto em questão, que irá definir o seu retorno.

No entanto, a experiência interna do cliente não se limita somente ao atendimento, uma vez que envolve toda a jornada dele pela loja. Sendo assim, pode-se dizer que ela começa na localização, envolve todo o atendimento e disposição dos produtos, e termina na hora do pagamento - fator que muitas vezes é esquecido pelos empreendedores.

Neste artigo, você irá conhecer de uma vez por todas os principais tipos de pagamentos para lojistas, nos dias de hoje. Além disso, falaremos também como essa parte é importante para o bom funcionamento de um negócio, assim como as vantagens de contar com várias formas de pagamentos na sua loja.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de conhecer todos os tipos de pagamentos para lojistas

Se você mora em uma cidade do interior ou pelo menos já visitou alguma em algum momento, certamente já passou por um estabelecimento comercial que aceitava somente dinheiro em espécie (moedas e notas). Isso é algo que presenciamos não somente em municípios mais afastados, mas em alguns centros também.

O fato é que, quando paramos para analisar uma situação como essa, percebemos que o vendedor está deixando de ganhar dinheiro por trabalhar somente com esse tipo de pagamento. Afinal de contas, hoje em dia, cada vez mais pessoas estão abandonando as cédulas e migrando para formas digitais, por exemplo.

Isso mostra, para o empreendedor, o quão importante é conhecer todos os tipos de pagamentos para lojistas. O empreendedor, independente do seu tamanho, não pode fazer com que o seu negócio fique refém de uma única forma de pagamento, uma vez que acaba diminuindo muito o seu público consumidor.

Além disso, ao conhecer todas as opções de pagamento, ou pelo menos as mais conhecidas, você pode entender também quais são as melhores alternativas para o seu empreendimento. Isso não significa que você precisa gabaritar os meios de se pagar, mas sim que pode optar pelos mais interessantes.

Confira agora todos os meios de pagamento para lojistas:

1.    Dinheiro em espécie (notas e moedas)

Um dos tipos de pagamentos para lojistas mais comuns, e certamente o mais tradicional de todos, é o dinheiro em espécie. Estamos falando justamente do empreendedor que recebe em notas e moedas, cédulas, quando vende o seu produto ou até mesmo oferece um serviço, com valores pagos na hora.

O fato é que, nos últimos anos, o pagamento em dinheiro se tornou cada vez menos comum entre os brasileiros, que enxergaram em outros meios maior praticidade ou segurança. No entanto, não há como negar que pagar com notas e moedas ainda é importante para diversos tipos de empreendedores, devendo ser uma alternativa sim para o negócio.

O pagamento em dinheiro é utilizado normalmente em estabelecimentos que possuem o ticket médio baixo. Além disso, é uma alternativa para as milhões de pessoas no Brasil que não possuem conta em banco ou até mesmo acesso a serviços financeiros de uma maneira geral - número que ainda é bastante expressivo.

Para os lojistas, aceitar pagamento em dinheiro é algo padrão, quase que uma “obrigatoriedade” social. A vantagem é justamente a ausência de taxas na hora da transação e a liquidez. Já a desvantagem, é a falta de segurança em acumular notas no caixa da loja.

2.    Cartão de crédito

Outra alternativa entre os meios de pagamentos para lojistas que vem sendo cada vez mais bem aceita pelos brasileiros é, sem sombra de dúvidas, o cartão de crédito. Visto até algumas décadas atrás como um privilégio para pessoas de classe média alta, o serviço já é, hoje em dia, uma realidade para muitos consumidores.

O motivo para esse crescimento do uso do cartão entre o público se dá por conta das novas facilidades oferecidas. Isso porque, nos dias de hoje, é possível fazer um cartão em pouquíssimo tempo, de maneira online, contar com uma versão totalmente digital e, por cima, sem anuidade.

Aceitar pagamentos com o cartão de crédito é algo que já é uma necessidade para a grande maioria dos lojistas, tanto grandes quanto médios e pequenos. A vantagem para o lojista se dá justamente em razão da praticidade, uma vez que as transações são mais rápidas para o consumidor.

Já as desvantagens envolvem a transação cobrada, que normalmente varia de 1% a 5% sobre o valor do produto, e os riscos com prazos demorados. Vale ressaltar ainda que o pagamento com cartão de crédito pode acontecer tanto em maquininhas tradicionais de inserção, quanto por aproximação e, também, online via e-commerce.

3.    Cartão de débito

Enquanto o cartão de crédito é uma alternativa entre os meios de pagamentos para lojistas que vem crescendo entre o público, o cartão de débito já é uma realidade. Muitas pessoas já abriram mão das moedas físicas, uma vez que elas estão normalmente ligadas ao dinheiro presente no banco - que pode ser gasto através do débito.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Banco Central ainda em 2018 mostra que mais da metade dos brasileiros (52%) utilizavam esse meio para fazerem as suas compras. Além disso, para 22% desses, o cartão de débito era o meio de pagamento utilizado com maior frequência.

A chegada da pandemia no Brasil fez, inclusive, que esses números se tornassem ainda maiores - uma vez que muitas pessoas começaram a optar pelo cartão de débito por conta da higiene em si. Sendo assim, não há como negar que se trata de uma alternativa importante para todos os lojistas, a qual precisa ser implementada.

Vale ressaltar novamente que os cartões de débito também podem ser utilizados para pagamentos em maquininhas, tanto por inserção quanto por aproximação, e online. Em suma, é uma solução ainda mais prática e viável tanto para os donos de loja quanto para os clientes de uma maneira geral.

LEIA TAMBÉM: Como Consultar Regime Tributário de uma Empresa?

4.    PIX

Não há como negar que um dos tipos de pagamentos para lojistas que vem se tornando o queridinho do público, de uma maneira geral, é o PIX. Lançado oficialmente pelo Banco Central em novembro de 2020, ainda durante os primeiros meses de pandemia no Brasil, ele se tornou uma alternativa muito mais prática para todos que tivessem um smartphone e uma conta em banco.

Com o PIX, é possível fazer uma transferência direta para outra conta sem pagar nenhuma taxa para isso - ao contrário do TED e DOC, por exemplo. O pagamento é feito por meio do aplicativo do banco correspondente do consumidor e cai na hora na conta do recebedor, nesse caso, o lojista.

A grande vantagem do lojista trabalhar com PIX é justamente o fato do pagamento pode ser feito tanto a distância quanto de maneira presencial e ser recebido na hora pelo empreendedor. Sendo assim, as compras podem ser pagas tanto de maneira presencial, com o cliente de frente para o vendedor, quanto pela internet.

5.    Boleto Bancário

Outra alternativa relativamente importante entre os meios de pagamentos para lojistas é justamente o boleto bancário. Na grande maioria das vezes, trata-se de um recurso para vendas online, voltado principalmente para clientes que não têm cartão de crédito ou PIX. No entanto, também pode ser feito de maneira presencial, em alguns casos.

Com os aplicativos de banco, o pagamento de boleto bancário se tornou um pouco mais prático do que costumava ser. Afinal de contas, sem o app, ele só pode ser pago em uma lotérica ou no caixa eletrônico, o que acaba não sendo muito viável em alguns casos, ainda que haja prazos.

No entanto, é uma forma interessante para os lojistas que pretendem fazer uma cobrança mensal de determinado serviço. Dessa maneira, todo mês um boleto é enviado ao consumidor, e ele faz o pagamento para continuar recebendo o serviço ou para quitar a dívida em relação ao produto.

6.    Pagamentos com o celular

E para fechar a lista de todos os tipos de pagamentos para lojistas, não podemos deixar de falar de uma nova onda entre os consumidores. Estamos nos referindo aos pagamentos com celular, por meio de aplicativos como PicPay, PayPal e Mercado Pago - as alternativas mais conhecidas nesse segmento.

Uma das vantagens desses tipos de pagamentos, para o consumidor, é justamente o cashback oferecido. Além disso, é possível utilizá-lo tanto para pagamentos online, via e-commerce, quanto para pagamentos presenciais.

VEJA AINDA: Como fazer pagamento com PIX na sua loja

Pagamentos para lojistas: tenha mais de um à disposição

O fato é que existem diversos tipos de pagamentos para lojistas, como já mostrado neste artigo, mas você não precisa possuir todos. Da mesma forma, a dica é que tenha sempre um à disposição do seu consumidor, já que isso acaba aumentando a possibilidade de compras por parte do cliente - e logo, o número de vendas.

Cartão de crédito, débito e dinheiro são alguns dos tipos de pagamentos para lojistas que você precisa ter em seu estabelecimento. Eles são praticamente essenciais, uma vez que, juntos, correspondem ao pagamento de praticamente todas as compras presenciais feitas pelo brasileiro.

O PIX também é uma alternativa que você deve começar a levar em consideração, justamente pela praticidade - tanto para o lojista quanto para o cliente. Já o boleto e pagamentos por celular acaba variando muito de acordo com o seu modelo de negócio, se ele realmente se beneficia com isso ou não.