O que é geomarketing e como usar na expansão de franquias

O que é geomarketing e como usar na expansão de franquias

Será que qualquer ponto comercial pode receber uma franquia de sucesso? Hoje você vai entender o que é geomarketing e como usar na expansão de franquias. Este é um termo que mostra a importância de entender as regiões nas quais as franquias estão se expandindo.

Geomarketing é um termo que une geolocalização e marketing. Ou seja, é preciso pensar no ambiente como um todo antes de fechar um contrato de venda da franquia. Afinal, tem regiões que o seu negócio não vai dar certo, seja em determinado estado, cidade ou mesmo bairro.

As empresas de grande porte do franchising já usam este conceito há alguns anos. Embora os franqueadores não gastem com a abertura de novas unidades, é a sua marca que fica exposta. Por isso, pensam no ponto comercial de uma maneira estratégica.

Afinal, o que é geomarketing e como usar na expansão de franquias? É este assunto que você entenderá a partir de agora!

O que é Geomarketing?

Geomarketing trata sobre negócios em locais diferentes, com uma mesma empresa que precisa de adaptações. Então, são feitas análises de variáveis para entender como a localização pode influenciar nos produtos comercializados. Dessa forma, a empresa passa a conhecer melhor o seu mercado, melhorando o seu desempenho.

Não é de hoje que as empresas sabem a importância de dividir suas unidades conforme zonas geográficas. Ou seja, essas empresas sabem que precisam lidar com características geográficas diferentes. Desse modo, a divisão mais básica que existe no geomarketing trata sobre países ou regiões.

Estudos que falam sobre este termo começaram a surgir na década de 1950, que tinham como ideia ajudar na escolha de pontos comerciais. Mas, foi somente a partir da década de 1990 que o geomarketing começou a ganhar popularidade. Principalmente devido ao avanço de satélites e ferramentas digitais, que permitiram a elaboração de estratégias mais interessantes no marketing.

Como funciona esse estudo?

É um estudo completo, feito com o uso de ferramentas de geolocalização, mapas e avaliação de dados estatísticos. Então, são considerados dados como:

  • População ativa;
  • Número de domicílios;
  • Distribuição de renda na região;
  • Empregos formais;
  • Além de outros detalhes.

Por meio do estudo de geomarketing o franqueado se consegue escolher com mais clareza o ponto comercial ideal para o seu negócio. Isso permite definir com tranquilidade a relação de custo-benefício, além do retorno do investimento feito. Com o mapeamento do território a assertividade de uma ação como esta se torna maior.

Algumas redes levam o conceito a sério e fazem pesquisas completas antes de definir a instalação de uma nova unidade. Aliás, o geomarketing na expansão de franquias tem papel decisivo.

Esse estudo pode ser determinante no sucesso da unidade. Ele vai ajudar a mostrar se existem pessoas interessadas neste negócio morando nas proximidades do ponto comercial. É fundamental entender a renda, o perfil e as preferência do público que mora nesta região. Por fim, as informações locais são fundamentais para um empreendedor que pretende vender uma franquia.

Geomarketing: como usar na expansão de franquias?

Em primeiro lugar, pense no segmento de atuação da sua franquia. Por exemplo, àquelas voltadas para crianças devem ficar em regiões seguras. Neste caso, para chegar ao público-alvo com facilidade é importante escolher um bairro residencial e familiar.

É fundamental tomar cuidado com a escolha do ponto comercial onde será instalada uma franquia. Afinal, não tem como um negócio dar certo em uma região mal localizada e que não tem nada a ver com o seu segmento de atuação.

Escolha o ponto comercial da melhor forma

É bacana realizar estudos de interesse antes de fechar a locação de um ponto comercial. Dessa forma, será possível descobrir a quantidade de pessoas que frequentam o local, qual é o perfil deles e muito mais. Seria péssimo escolher um ponto comercial apenas por achismo de que daria certo.

O geomarketing é importante para mensurar o quão lucrativa será essa nova unidade da franquia. Afinal, sabendo se o local é movimentado, e principalmente visitado por pessoas que são os alvos do seu negócio, a tendência é o sucesso na operação. Até porque, no geomarketing é preciso pensar no público e não apenas no ponto comercial.

Essa informação pode ser bastante importante para os franqueadores no momento de fecharem um contrato. A tomada de decisão ficará mais fácil quando tiver em mãos dados importantes sobre o ambiente que se pretende instalar a franquia.

Geomarketing e a abertura de novas unidades de uma franquia

Você já percebeu que a localização é um dos pontos principais ao escolher o espaço que receberá uma franquia. Assim, fica mais fácil de acertar na escolha após identificar que o ambiente oferece tudo o que é necessário para o seu negócio. Essa é uma forma de conhecer os concorrentes, clientes e todo o entendimento do negócio.

Empresas que usam o geomarketing conseguem uma vantagem competitiva sob a concorrência. Com isso, fica mais fácil para acertar na locação de um ponto, pensando no melhor bairro para o seu negócio. Assim sendo, esse conceito pode ajudar e muito na escolha do melhor espaço para receber uma nova unidade.

Outra questão diz respeito às ações de marketing que serão trabalhadas. Por mais que isso seja uma responsabilidade do franqueador, ele também pode se beneficiar com o geomarketing. Por exemplo, as redes que estão no Sul e no Nordeste do Brasil sabem que estes mercados não são iguais.

Errar na escolha do ponto comercial pode custar caro

O segmento de franquias cresceu bastante nos últimos anos. Hoje é possível encontrar unidades em shoppings centers, galerias e centros comerciais. Mas, será que todas elas estão ali após estudos indicarem isso? De fato, algumas estão em posições inadequadas, e esse é um dos principais fatores para a falta de clientes.

Por isso, o geomarketing é algo que deve ser considerado antes da tomada de decisão. Os dados coletados precisam ser avaliados antes de definir qualquer coisa. Além disso, é fundamental entender qual é o segmento da franquia que se pretende investir.

No caso dos franqueadores, contar com um gerente de expansão pode ser um bom caminho aliado ao geomarketing. Esse é o profissional responsável por buscar interessados na compra de franquias, avaliando as melhores condições para o avanço da marca.

Expansão de franquias? Aqui você encontra os melhores pontos comerciais

Após entender o que é geomarketing e como usar na expansão de franquias, é preciso escolher o melhor ponto comercial possível para o seu negócio. E as alternativas mais interessantes você encontra aqui no Place2b.

Contamos com pontos comerciais localizados em galerias, em hipermercados ou mesmo quiosques. São alternativas para os mais diversos tipos de franquias, para que estes negócios possam vingar. De fato, a escolha do ponto comercial é fundamental pensando no geomarketing.

Contamos com uma ferramenta onde é possível navegar pelos pontos comerciais disponíveis. O nosso modelo 3D permite que você conheça bem todos os aspectos dos locais disponíveis para alugar. Então, se você busca a melhor opção para instalar uma franquia, podemos ajudar.