Administração do seu comércio: ferramentas para te ajudar com a gestão

Administração do seu comércio: ferramentas para te ajudar com a gestão

Definitivamente foi-se o tempo em que para administrar uma empresa era preciso apenas de algumas folhas de papel, caneta e calculadora. Na verdade, todo esse processo é muito mais simples e eficaz nos dias de hoje, graças ao avanço da tecnologia. E é por isso que você precisa conhecer as ferramentas que vão lhe ajudar na administração do comércio.

Hoje em dia existem diversos programas para computadores e smartphones voltados para a gestão de negócios. A grande maioria deles contribui justamente para uma maior organização dos dados e informações importantes referentes ao seu comércio, assim como para um compartilhamento seguro de ideias.

No entanto, o avanço não se resume somente ao desenvolvimento de softwares para a gestão de negócios. Na verdade, diversas técnicas simples e práticas, que também podem ser desenvolvidas apenas com o auxílio de uma caneta e papel, também vêm se provando excelentes para o desenvolvimento de comércios.

Neste artigo, você irá conhecer de uma vez por todas as melhores ferramentas e softwares para te ajudar com a administração do seu comércio. Além disso, falaremos sobre as principais características de cada uma dessas técnicas e programas e como eles, de fato, podem contribuir para facilitar, agilizar e tornar mais eficaz a sua gestão de negócios.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: Divulgação orgânica: como fazer seu cliente divulgar seu negócio

A relação de softwares e ferramentas para a administração do comércio

Quando falamos em administração do comércio e negócios de uma maneira geral, a grande maioria das pessoas pensa em algumas características base. Centenas de folhas de papel organizadas em uma mesa, juntamente com algumas canetas e calculadoras e, no máximo, uma planilha do Excel aberta no computador à frente.

No entanto, o avanço da tecnologia e também dos estudos sobre empreendedorismo contribuíram para que fossem desenvolvidas outras alternativas que lhe auxiliam na gestão de um negócio. A começar por algumas técnicas que podem acabar por dar uma visão mais ampla ou detalhista do seu comércio e, então, favorecer a tomada de decisões.

Existem algumas técnicas do mercado que lhe ajudam a tomar decisões mais assertivas referentes ao seu empreendimento. A análise de SWOT é uma das mais simples dessas, mas ainda assim é extremamente eficaz. O mesmo vale para o modelo 5W2hH, o qual faz com que você obtenha as perguntas certas para as respostas importantes relacionadas ao seu comércio.

Já em relação aos softwares, estamos tratando daqueles programas de computador, smartphones ou até mesmo de web que contribuem para o dia-a-dia do seu negócio. Alguns se destacam justamente por permitir uma produção organizada e em conjunto de novos projetos, outros por garantir uma melhor catalogação de produtos e por aí vai.

Com isso, saiba um pouco mais sobre ferramentas para administração do comércio:

1.    Zero Paper

Você já parou para pensar em como se dava a organização financeira e de vendas de uma empresa na década de 1950 ou 1960? Obviamente, naquele período os computadores não estavam nem perto de ser o que são hoje em dia, acessíveis e com processadores extremamente avançados. Sendo assim, todo o processo de gestão, anotações e registros se dava por meio de papéis, timbrados e organizados em pastas.

E foi justamente para tornar esse procedimento de administração do comércio, sem a necessidade de papéis, que surgiu o Zero Paper. Estamos falando de nada mais nada menos do que um software da QuickBooks que tem como principal objetivo facilitar a gestão de negócios de uma maneira geral.

Em suma, trata-se de uma plataforma financeira sediada em nuvem e que é destinada principalmente para pequenos e médios negócios. A plataforma lhe dá todo o suporte necessário para facilitar o controle de questões básicas para o funcionamento de um comércio como, por exemplo, fluxo de caixa, relatórios, controle de contas e etc…

Até pouco tempo atrás, a forma mais eficiente de fazer a gestão e controle de todas essas informações era por meio de planilhas em excel ou outros softwares do gênero. No entanto, com uma plataforma como a Zero Paper, você tem toda uma integração de informações, com dados cruzando, que facilita essa administração.

2.    Trello

Outro software que vem ganhando destaque já há anos no mercado empreendedor, e que pode ser utilizado para facilitar a administração do seu comércio, é o Trello. Gratuito, mas com a opção de atualização para premium, voltado principalmente a organização de trabalhos de desenvolvimento e produção.

Sendo assim, imagine que você tem uma equipe no seu comércio que é voltada justamente para o desenvolvimento de campanhas, projetos ou, até mesmo, ações para as redes sociais. Nesse caso, não há nada melhor do que integrar todas as informações que estão sendo debatidas com relação ao produto desenvolvido, para que todos tenham acesso ao processo de evolução do projeto.

O Trello surge justamente para facilitar e tornar mais ágil toda essa parte de produção, mas de uma maneira extremamente organizada. Trata-se de uma plataforma integrada em que é possível separar o seu espaço de trabalho, organizando os quadros por assunto, cor, tema e compartilhando com os outros membros da equipe, para que estes possam ter acesso às informações, fazer alterações ou sugerir mudanças - tudo no mesmo local.

Apesar de ser voltado principalmente para o desenvolvimento de projetos e ações, o Trello também pode ser utilizado para a administração do seu comércio. Isso porque, com ele, você pode criar quadros referentes às vendas, produtos em estoque e muito mais, permitindo o acesso dos demais membros do negócio para que as informações estejam sempre atualizadas.

VEJA TAMBÉM: Dicas para fazer a gestão financeira da sua loja

3.    Análise SWOT

Fonte: Asana

Como já citado anteriormente, a administração do comércio, mesmo nos dias de hoje, não se dá somente pelo uso de softwares de gestão. Na verdade, existem algumas técnicas que demandam uma maior pesquisa por parte dos empreendedores mas que, ainda assim, trazem resultados práticos em termos de organização.

A Análise SWOT é uma dessas ferramentas/técnicas que podem ajudar o seu empreendimento a ter uma noção mais detalhada do mercado, permitindo a tomada de decisões assertivas. Trata-se de uma diagnóstico detalhado do empreendimento, o qual irá avaliar alguns pontos específicos da sua empresa.

A primeira questão a ser avaliada são os Strengths, ou Forças em português, o qual identifica os pontos fortes do seu negócio e como ele pode contribuir para o mercado. Em seguida vem o Weakness, ou Fraquezas, que são justamente o oposto: os pontos fracos do seu empreendimento e que precisam ser aprimorados para que o mesmo possa crescer.

Há também o Opportunities, ou Oportunidades, que busca observar todo o cenário do mercado para identificar oportunidades e tendências para a sua empresa futuramente. E, por último, existem também as Threats, ou Ameaças, onde é feito a identificação dos concorrentes e questões externas que, de alguma forma, ameaçam o desenvolvimento do seu empreendimento e que, portanto, precisam ser combatidos ou evitados.

Como esses softwares e ferramentas podem ajudar na administração do comércio?

Para fazer uma boa administração do seu comércio você não precisa recorrer a uma centena de programas ou técnicas diferentes. A seleção de algumas poucas opções costuma ser suficiente para que você possa desenvolver o seu empreendimento da melhor maneira possível, com o máximo de assertividade.

A união desses três softwares e ferramentas de trabalho citados anteriormente, por exemplo, compreendem uma gama bastante eficaz para a gestão de trabalhos. Isso porque, de alguma forma, todos esses pontos acabam se complementando, o que faz com que diferentes pontos do seu negócio sejam intensificados.

Enquanto o Zero Paper traz mais praticidade para a gestão da sua empresa no dia-a-dia, possibilitando toda a organização de fluxo de caixa e controle de custos, o Trello pode ser utilizado para o desenvolvimento de projetos em ações em grupo, por exemplo. Já a análise de SWOT surge como um elemento que antecede esses três pontos, justamente por munir com informações importantes o negócio, para que você saiba melhor o que fazer.