Estratégia de expansão de negócios: 10 dicas para começar

Estratégia de expansão de negócios: 10 dicas para começar

A estratégia de expansão de negócios é algo que precisa ser trabalhado com cautela, para que os resultados sejam os melhores possíveis. Então, hoje falaremos sobre 10 dicas para começar, que podem ajudar você empreendedor. De modo geral, é interessante fazer um estudo prévio, para que as ações adotadas não sejam em vão.

Existem diferentes perfis de empreendedores no Brasil, ainda assim, todos eles possuem um mesmo objetivo em comum: ganhar cada vez mais dinheiro por meio de suas empresas. E para isso podem ser adotadas as estratégias mais ousadas ou conservadoras. São meios de expandir o negócio e torná-lo mais lucrativo.

Contudo, o Brasil é uma país com área continental e o que é aplicável em uma região pode não ser o mesmo para outra. Mas, as 10 dicas para começar que apresentaremos a seguir são interessantes para todas as regiões e para as empresas dos mais variados segmentos de atuação.

Estratégia de expansão de negócios, o que é?

Existem diversas ideias que podem ser colocadas em prática quando o objetivo é ampliar o faturamento de uma empresa. Dessa forma, a estratégia de expansão de negócios é o modelo que será adotado para chegar ao objetivos. Mas, em alguns casos podem ser adotados ao mesmo tempo duas alternativas, pensando em atingir o que foi planejado.

Antes de pensar em qual modelo será o adotado, é preciso conhecer a relevância do seu negócio, para descobrir qual é a melhor maneira de comercializar os produtos. Em primeiro lugar, é fundamental verificar o quão rentável é o seu negócio. Afinal, caso os consumidores não consideram os produtos relevantes, a chance de sucesso na expansão não será a mesma.

Você vai conhecer 10 dicas que vão ajudar com esse objetivo. Para isso, é preciso que as finanças estejam em dia. De fato, é impossível garantir uma expansão sem possuir recursos em caixa, já que para lucrar mais é necessário ter dinheiro sobrando.

1.     Amplie o mix de produtos

Uma das maneiras mais simples de expandir um negócio é aumentando o mix de produtos. Ou seja, é preciso pensar em novos itens que podem ser vendidos e atrair o interesse dos clientes, mas o ideal é que sejam do mesmo segmento, ou não fará diferença alguma.

Por exemplo, se você tem uma loja de informática focada em computadores, passar a vender celulares pode ser uma boa ideia. Assim como aquelas lojas focadas na venda de roupas podem começar a trabalhar com a comercialização de calçados. Os novos produtos precisam ter uma boa interação com aqueles já vendidos na empresa.

É uma boa ideia importar mercadorias ou mesmo lançar uma linha própria de produtos. É uma ideia de ampliar o público que costuma frequentar a sua loja ou mesmo atingir novos públicos. Entretanto, para ampliar a oferta de produtos de uma maneira inteligente, é fundamental fazer uma boa pesquisa antecipada.

2.     Invista em tecnologia para o seu negócio

Talvez a maneira mais rápida de expandir um negócio é começar a investir na internet, já que esse é um mundo quase infinito de possibilidades. Aliás, não importa qual é o tamanho da sua empresa, a tecnologia poderá ser uma ótima aliada para ampliar o número de vendas. Mas, para isso é importante ter um bom planejamento.

Isso também vale para as empresas que já estão conectadas na internet, e então podem melhorar a experiência dos clientes. Assim, uma ideia interessante é melhorar as formas de pagamentos no e-commerce, disponibilizando mais formas, como a liberação dos sistemas fornecidos pelo PayPal e pelo PagSeguro.

As tecnologias podem estar presentes na sua loja, como aqueles monitores onde os clientes podem passar o código de barras e conferir o preço dos produtos. É algo já antigo, mas que ajuda a valorizar a sua empresa. Assim como os caixas de autoatendimento aceleram o processo de compra e melhoram a experiência dos consumidores.

3.     Desenvolva novos canais de venda

Se você ainda não possui uma loja virtual, está perdendo tempo. Passar a comercializar produtos pela internet é uma grande jogada. Hoje em dia já existem algumas plataformas específicas para isso, como a Amazon e o Mercado Livre, dessa maneira não é necessário criar um site específico para a sua empresa.

Mas, se for o caso de criar um site para vender os produtos, não é algo caro. Basta contratar uma agência de marketing digital que seja capaz de estruturar o site e desenvolver um bom canal de vendas para o seu negócio. Porém, não adianta apenas pensar nos canais de venda, é fundamental planejar as formas de entregas.

Esse canal de vendas online é ainda mais interessante para as empresas da indústria de transformação. Ou seja, aquelas empresas responsáveis pela produção de itens e não apenas pela venda. E em relação ao sistema de entregas, podem ser feitas pelos Correios ou por empresas individuais.

4.     Invista em filiais

Essa é fácil, se a sua empresa tem capital disponível, uma estratégia de expansão de negócios interessante é a abertura de filiais. Aliás, esse costuma ser um dos primeiros modos de expansão adotados pelos empreendedores. Mas, é importante ter um bom planejamento para que a ideia não se torne um péssimo negócio para a sua empresa.

Ainda assim, essa aparece como uma das melhores alternativas para quem deseja expandir o negócio, com controle total sobre o que está sendo feito. As filiais precisam de um controle rigoroso, com gerentes responsáveis e de confiança. E isso se torna ainda mais importante quando elas ficam longe de matriz, em outra cidade ou estado.

A abertura de uma filial é a possibilidade de lucrar em dobro, mas isso também representa trabalho em dobro. Afinal, o comandante de todas as operações continuará sendo o empreendedor. Além disso, será preciso contratar mais profissionais, escolher uma sede para a nova loja e ampliar a relação com os fornecedores.

5.     Monte um sistema de franquias

Uma boa oportunidade de expansão é trabalhar com o sistema de franquias. Você desenvolveu um modelo de negócios que é um sucesso? A sua empresa é tratada como uma referência na região? Se a resposta for sim, então talvez seja uma boa ideia passar a trabalhar com o sistema de franquias. Essa opção é interessante para quem deseja ampliar o faturamento, mas sem a responsabilidade de cuidar de filiais.

Nesse sistema, o modelo adotado na sua loja será replicado em outras unidades, onde os franqueados devem pagar uma taxa de entrada, além de ser os responsáveis pelo funcionamento do negócio. Em geral, é um modelo muito interessante para as empresas que desejam crescer, mas sem um investimento com capital próprio.

No começo até pode ser difícil, ainda mais se a sua empresa não for das mais famosas, mas com o passar do tempo o sistema de franquias começa a ganhar destaque. Então, será preciso encontrar pessoas interessadas em fazer um investimento e seguir um modelo pré-definido.

A vantagem do sistema de franquias é que todos os meses uma porcentagem do lucro obtido pelos franqueados será entregue ao proprietário da marca. Por isso, além de não gastar com investimentos, a empresa ainda passa a ter lucros por conceder a sua bandeira a terceiros.

6.     Trabalhar com licitações é uma ótima estratégia de expansão de negócios

Desde 2006 a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa garante benefícios especiais para os pequenos negócios em relação aos grandes, no que envolve compras feitas pelos governos. Assim, é fundamental que a sua empresa esteja com todas as contas em dia, para que possa participar. Então, declarar impostos corretamente é algo fundamental neste procedimento.

A partir disso, será necessário checar todos os editais de compras lançados pelas prefeituras e secretarias, tanto municipais quanto estaduais. Dessa forma, é uma ótima oportunidade de garantir bons contratos e ampliar os rendimentos do seu negócio. Em geral, o governo é considerado o maior comprador do Brasil e conseguir uma venda desse tipo é um grande negócio.

7.     Não tenha grandes estoques e negocie prazos

O empresário precisa estar atento às necessidades do seu negócio, por isso não adianta ter um grande estoque de produtos se a operação da sua empresa não possui essa exigência. Além disso, o excesso de estoque exige um espaço grande para armazenamento. Assim como é necessário gastar com essa compra, que pode demorar a apresentar lucro.

Entretanto, isso não quer dizer que é para deixar produtos faltando, já que dizer para o cliente que algo está em falta é péssimo. Isso faz a reputação da sua empresa cair e possivelmente gera a perda de um cliente.

O empreendedor que conhece bem o seu negócio sabe as quantidades que são necessárias. Por fim, os produtos mais caros são aqueles que precisam ser armazenados em menor escala. Também é importante evitar grandes números quanto ao estoque de produtos pouco vendidos.

8.     Trabalhe com programas de fidelização

Uma boa estratégia de expansão de negócios consiste na conquista de clientes fiéis, que voltarão a fazer negócios constantemente com a sua empresa. Isso quer dizer que é interessante elaborar estratégias para potencializar o marketing, na conquista por pessoas interessados nos produtos vendidos por sua empresa.

Além disso, a fidelização é importante visando agradar os consumidores, que poderão divulgar a sua empresa com boca a boca. Quando eles sentem que o seu negócio é desenvolvido pensando neles, tendem a ficar mais felizes e a voltar a fazer aquisições na empresa.

Não basta apenas trabalhar com o espaço físico, é interessante desenvolver campanhas focadas nas redes sociais. Outra dica interessante que pode ajudar o seu negócio são as caixinhas de perguntas, algo simples, mas que pode fazer uma grande diferença.

9.     Mantenha as atividades atrativas para os consumidores

É fundamental manter boas condições nas instalações físicas da sua empresa, com equipamentos preservados e o conforto para os funcionários. Por isso, é importante realizar manutenções periódicas, com o objetivo de garantir o melhor resultado possível junto aos consumidores. Afinal, você compraria em um lugar desorganizado e com uma estrutura precária?

O empreendedor precisa ter em mente que o ambiente é considerado o cartão visitas de um negócio. Assim, é fundamental ficar atento à limpeza, organização e higiene. O bem-estar de todos os envolvidos na atividade empresarial é algo importante, que pode inclusive refletir a produtividade dos funcionários.

10. Pense em um novo ponto comercial

Em alguns casos a estratégia de expansão de negócios consiste no aluguel de uma nova sede para a empresa. Isso acontece principalmente quando o espaço atual já não atende a demanda, seja em relação a comodidade para os clientes ou para a acomodação das mercadorias. De fato, quando a empresa já não cabe no atual espaço.

Com a Place2 você consegue alugar um ponto comercial que realmente atenda todas as necessidades do seu negócio. Podemos ajudar nessa pesquisa, para que a alternativa escolhida esteja de acordo com todos os parâmetros necessários. E isso inclui estar próximo do público-alvo, ter um bom fluxo de pessoas e um aluguel que esteja de acordo com o faturamento.

A estratégia de expansão de negócios precisa ser bem planejada, ainda mais quando consiste na mudança de sede. Ou então nos casos de abertura de uma filial, já que essas duas opções costumam ser buscadas pelos empreendedores que desejam ampliar o faturamento do negócio.