8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar

8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar

Inovação é a palavra do momento no mundo dos empreendimentos. Faz pelo menos quatro anos que as empresas buscam inovar em diferentes frentes, desde a operação até o produto / serviço ofertado ao consumidor. Pensando nisso, separamos uma lista com 8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar. 

O mercado está precisando cada vez mais de empreendimentos inovadores e disruptivos, que solucionem problemas ou criem demandas até então não consolidadas. No entanto, engana-se quem pensa que isso tem a ver apenas com equipamentos / produtos extremamente tecnológicos ou algo do tipo - muito pelo contrário.

A inovação, no mundo dos negócios, tem muito mais a ver com ressignificar a atividade do trabalho e torná-la efetiva, com bons resultados, do que construir uma plataforma hi-tech ou algo do tipo. E é justamente por isso que simplesmente todas as áreas podem passar por um processo de inovação. 

Neste artigo, você irá conhecer de uma vez por todas 8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar. Além disso, falaremos sobre as vantagens e características de cada tipo de empreendimento e como ele pode ser aproveitado ao máximo para dar bons resultados e, consequentemente, dinheiro. 

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

É possível ter ideias de negócios inovadoras em todas as áreas

Da oficina mecânica à startup que lida com Bitcoins e criptomoedas de uma maneira geral. O fato é que é possível ter ideias de negócios inovadoras em todas as áreas, mesmo que uma seja mais puxada para a parte manual da coisa enquanto a outra lide com tecnologia. No mercado, inovação não está limitada à tecnologias.

Antes de partir para a lista de 8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar, é preciso entender que a inovação diz respeito, de certa forma, aos resultados de um trabalho. Trata-se de implementar um novo processo, um novo produto ou serviço, assim como uma nova forma de atendimento que gere um bom feedback.

Dito isso, confira de uma vez por todas as 8 ideias de negócios inovadoras:

Brechó online 

Falar que um brechó é algo inovador pode até parecer algo impossível, mas acredite - há relação entre um e outro. Afinal de contas, estamos vivendo uma época em que a demanda por roupas antigas, com materiais de qualidade e estilo vintage / old school, está extremamente em alta entre os consumidores. E onde é possível conseguir as melhores peças nesse sentido? Nos brechós.

É justamente por isso que o brechó online está, hoje em dia, na lista de ideias de negócios inovadoras para inspiração. Primeiramente, porque se trata de um setor que tem uma grande demanda. Em segundo lugar, porque não necessariamente é algo caro ou difícil de se investir. E, por último, se bem divulgado e trabalhado nas redes, pode render excelentes resultados - a ponto de ser o início de uma boa marca.

Lanchonetes, restaurantes e empresas de alimentação saudável 

Na correria do dia-a-dia, sem tempo para preparar a própria comida, muitas pessoas acabam optando por embutidos, congelados e até mesmo fast foods. No entanto, as consequências acabam vindo mais tarde, com problemas de saúde que poderiam ser resolvidos com uma simples alimentação saudável. E se tem demanda, tem negócio - e, consequentemente, inovação.

Uma das ideias de negócios inovadoras do momento é justamente os restaurantes, lanchonetes e empresas focadas em alimentação saudável. Há uma grande demanda de pessoas que querem tanto marmitas quanto buffets com opções realmente saudáveis. Da mesma forma, existem aqueles que procuram simplesmente um kitzinho para preparar em casa e manter a saúde. É aí que entra o investimento. 

Produtos e serviço para pets 

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas se aproximassem ainda mais de seus animaizinhos. Isolados em suas casas, muitos passaram a ter como única companhia o pet. A partir daí, cresceu a demanda de produtos e serviços para os animais, abrindo toda uma necessidade que muitos nem sabiam que existia.

E é por isso que produtos e serviços para pets entram como uma das ideias de negócios inovadoras para inspiração. Desde o hotel para animaizinhos, até a tosa e banho em casa, passando pelo shampoo e sabonete feito em casa: tudo isso faz sucesso hoje em dia, um tipo de inovação atrelada às origens da agropecuária - mas com um olhar diferenciado. 

Cursos online 

Estamos rodeados de pessoas inteligentes no nosso dia-a-dia, muitas, inclusive, do próprio círculo de amizade. Acontece que, quando paramos para pensar, entendemos que muitas pessoas literalmente pagariam para ter acesso a esse todo esse conhecimento. E é aí que entra uma das ideias de negócios inovadoras para se inspirar: a produção de cursos online.

Quando falamos em cursos online, hoje em dia, não estamos necessariamente falando de formações tradicionais. Existem diversas áreas específicas, a exemplo de “como falar em público”, ou “como fazer um bom design em Canva”, que poderiam ser explorados e oferecidos por meio de cursos virtuais. Plataformas como Hotmart ou Eduzz oferecem espaços para isso - basta você apostar e vender. 

Cervejas e vinhos artesanais 

Produtos únicos. É isso o que o consumidor refinado está buscando cada vez mais, itens que fujam da grande linha de produção. No ramo das bebidas, algo que se encaixa perfeitamente a esse movimento é a venda de cervejas e vinhos artesanais, uma grande oportunidade nos dias de hoje.

A venda de cervejas e vinhos artesanais entra para as ideias de negócios inovadoras para você se inspirar. Primeiramente, pela oferta limitada (o que cria um público específico e disposto a pagar mais). Segundamente, pela tendência de algo mais refinado e que foge do que normalmente é visto em prateleiras de supermercados. 

Artesanatos e decorações

Ainda na linha de ideias de negócios inovadores pautadas pela exclusividade, temos os artesanatos e decorações. Muitas pessoas buscam peças únicas para decorar as suas residências e estabelecimentos, mas não encontram isso em grandes lojas ou marketplaces. É aí que entra justamente a figura do produtor artesanal, que dedica um tempo produzindo uma peça única, que será vendido por um preço compensatório. 

Caixas de assinatura 

Sabe o que os apaixonados por futebol, cultura pop, culinária e música têm em comum: eles sempre estão em busca de um produto que se enquadrem em seus gostos. E é justamente por isso que as caixas de assinatura são uma das ideias de negócios inovadoras mais interessantes da atualidade.

Essas caixas funcionam da seguinte forma: você trabalha com um tema, como música, por exemplo, e todo mês envia para o assinante uma caixa com produtos referentes àquele tema. Essa é uma iniciativa que vem crescendo muito nos últimos anos e atingindo as mais diferentes áreas.

Consultoria em marketing digital 

E para finalizar a lista de 8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar, temos a consultoria em marketing digital. A grande maioria dos empreendedores já entendeu que é preciso trabalhar o marketing nas redes para poder fazer com que o negócio cresça também virtualmente. No entanto, nem todos sabem como fazer isso.

É aí que entra o trabalho de quem tem conhecimento no assunto: montar um grupo de profissionais que possam prestar essa consultoria especializada. Atendendo desde as pequenas empresas até as maiores, é possível alcançar grandes vendas.