Varejo híbrido: vantagens e desvantagens

Varejo híbrido: vantagens e desvantagens

Não é segredo para ninguém que o mundo vem caminhando há anos para a digitalização dos mais variados tipos de mercados. No entanto, por mais que a pandemia tenha acelerado esse processo, também ajudou a dar valor ao formato presencial. E é por isso que você precisa conhecer as vantagens e desvantagens do varejo híbrido

Já faz pelo menos uma década em que empreendedores e especialistas vêm batendo na tecla da importância de colocar os empreendimentos também no ambiente virtual. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas, nos dias de hoje, já se sente confortável e apta para realizar compras pela internet, de maneira rápida e segura.

Acontece que, na mesma medida em que o modelo digital avança como uma solução mais prática para muitos negócios, o presencial se destaca por outra questão em específico: a experiência. Sendo assim, na grande maioria das vezes, sai na frente os negócios que conseguem unir essas duas coisas - e é aí que entra o varejo.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas quais são as principais vantagens e desvantagens do varejo híbrido, modelo de negócio que vem ganhando força nos últimos anos. Além disso, falaremos um pouco mais sobre o que exatamente é esse tipo de negócio e como ele é importante nos dias de hoje.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: O que é necessário para começar um comércio físico em 2022?

O que é o varejo híbrido?

Antes de conhecer as principais vantagens e desvantagens em relação ao varejo híbrido, é importante que você entenda exatamente o que é. Afinal de contas, estamos falando de um modelo de negócio que não apenas está se tornando cada vez mais conhecido como já está inserido em nossa rotina de compras.

Em suma, o varejo híbrido é nada mais nada menos do que os empreendimentos dessa área que possuem, ao mesmo tempo, lojas físicas e virtuais. Sendo assim, não apenas fazem vendas de maneira presencial como, também, são atuantes no formato online, vendendo também pela internet.

Talvez o maior exemplo de varejo híbrido que temos no mercado brasileiro atualmente é a Magazine Luiza, uma verdadeira referência na área. A famosa empresa de Luiza Trajano se destacou muito nos últimos anos justamente por fazer uma grande aposta no e-commerce, ou seja, nas vendas pela internet, mas sem realmente abandonar as suas lojas físicas - que ainda são extremamente importantes.

Por mais que a existência de lojas físicas e virtuais de um mesmo empreendimento da área baste para que ele seja considerado um varejo híbrido, essa não é a única característica a ser destacada. Isso porque o que costuma diferenciar esses negócios é justamente a integração dos canais online e offline, fazendo que eles atuem de forma independente mas que, de certa forma, se integrem em algum ponto de experiência.

Com isso, confira logo algumas das principais vantagens e desvantagens do varejo híbrido:

1.    Possibilidade de atender um maior número de clientes

Há quem diga, nos dias de hoje, que os empreendimentos que não estão inseridos na internet são inexistentes para muitas pessoas. Isso significa que, justamente por não estar presente na web de uma maneira geral, muitas vezes você deixa de ser conhecido por pessoas que poderiam ser consumidores da sua empresa.

Sendo assim, uma das grandes vantagens com relação ao varejo híbrido é justamente a possibilidade de atender um maior número de clientes. Isso porque você não se limita a um único canal e, por fazer uso de dois, pode abranger um número muito maior de pessoas, se tornando um empreendimento completo - ao menos neste sentido.

O fato é que existem muitas pessoas que realmente preferem fazer compras pela internet, sem se deslocar para um local físico, e que não abrem mão disso. Sendo assim, ao possuir uma loja virtual do seu varejo, você pode passar a atender também essa pessoa, que deixa de ser um cliente inalcançável e se torna um potencial consumidor do seu negócio.

No entanto, não há como fechar os olhos para os também muitos consumidores que mantém os hábitos de compra presencial. Ainda mais nesse período pós-pandemia em que o mundo vem caminhando para estar, em que muitas pessoas, justamente por terem passado longos períodos em isolamento social, sentem saudade de fazer suas compras de maneira completamente presencial, indo até a loja de fato.

2.    Uma logística favorável para o seu empreendimento

Independentemente de ter ou não um espaço físico para a venda dos seus produtos, você será obrigado a contar com um local para o armazenamento dos mesmos. Ou seja, ainda que as suas vendas sejam completamente virtuais, pela internet, tais itens também precisam ser armazenados em algum lugar - e é aí que entram os centros de distribuição.

Sendo assim, a partir do momento que você opta por trabalhar com um varejo híbrido, você acaba escolhendo uma logística que é favorável para o seu empreendimento. Isso porque, de qualquer maneira, você terá que contar com um local para armazenar todos os itens e produtos que são vendidos pela sua empresa.

Então, por que não fazer com que um local que, no caso de um varejo exclusivamente digital, era destinado somente para armazenamento, se transforme também em um espaço físico de vendas? Tendo em vista que optar por trabalhar com esses dois canais de vendas pode aumentar o seu público consumidor, como citado anteriormente, isso só tem a trazer vantagens para o seu negócio.

Imagine, então, que você possui um espaço físico onde faz todas as vendas do seu empreendimento, um varejo. A partir do momento que você se insere também no ambiente virtual, passando a vender pela internet, você pode simplesmente adaptar o seu armazenamento e trabalhar no sentido de ter um controle com relação aquilo que vende presencialmente, integrando os dois meios para um único sistema de vendas.

VEJA TAMBÉM: Dicas para reduzir os custos na sua loja

3.    Uma melhor experiência para o seu cliente

Quantas vezes você já abriu mão de ter um produto na hora de comprar pela internet simplesmente pela comodidade? Essa já é uma realidade para a grande maioria das pessoas, às quais realmente se sentem mais à vontade em fazer as suas compras pelos canais digitais, por mais que isso signifique um tempo maior de espera até a entrega.

No entanto, para aqueles que precisam de um determinado produto no mesmo dia ou hora, a solução muitas vezes é ir presencialmente até a loja. Afinal de contas, com isso você escolhe a dedo aquilo que precisa, tira dúvidas com o atendente sobre a utilidade do item e, então, pode levá-lo para a casa e solucionar os seus problemas no mesmo momento.

Tendo em vista essas duas situações, não há como negar que uma das vantagens do varejo híbrido é o fato de proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Isso porque você se coloca à disposição do consumidor para atendê-lo da maneira que ele preferir, dando alternativas - algo que é essencial no mundo dos negócios de uma maneira geral.

Sendo assim, ao não ficar preso em um único formato ou canal de vendas, você garante uma diversidade extremamente útil para o consumidor. Afinal de contas, o cliente quer praticidade e agilidade na hora da compra, e isso pode se dar tanto por meio da aquisição online ou, até mesmo, de forma presencial.

São experiências diferentes, mas que no fim das contas possuem o seu valor e, por isso, não podem ser deixadas de lado. Além disso, como já citado anteriormente, quando integradas, podem contribuir para uma maior rentabilidade do negócio.

Trabalhar com um varejo híbrido praticamente não tem desvantagens

O fato é que trabalhar com um varejo híbrido praticamente não tem desvantagens, nem para o consumidor e nem para o empreendedor. Isso porque, no fim das contas, essa união se resume à possibilidade do maior alcance de público, a um possível aumento das vendas e à praticidade de compras por parte do cliente.

Talvez a única desvantagem em relação a opção do varejo híbrido, para o empreendedor, seja a necessidade de um bom planejamento. Isso porque você terá que dar atenção para dois canais diferentes, fazendo com que ambos funcionem com qualidade e de maneira interligada - o que realmente pode ser trabalhoso.