O que é necessário para começar um comércio físico em 2022?

O que é necessário para começar um comércio físico em 2022?

Apesar de difíceis para a economia, os últimos dois anos foram marcados pelo surgimento de uma grande quantidade de novos empreendedores. E com a retomada das atividades presenciais, a busca por estabelecimentos físicos voltou a ser uma realidade. Mas, afinal de contas, o que é necessário para começar um comércio físico em 2022?

Não é segredo para ninguém que a pandemia do novo coronavírus afetou muito os empreendimentos físicos espalhados pelo país. Pela necessidade de decretos restritivos, muitos tiveram que fechar as suas portas e, com isso, foi-se criando uma cultura ainda maior de compras pela internet.

LEIA AQUI: Tendências para o setor de consumo em 2022

No entanto, já faz alguns meses que o país vem em uma retomada completa das atividades econômicas presenciais. Isso criou um novo movimento: o de pessoas que, já cansadas de ficarem somente em casa, pelos longos períodos de isolamento, agora estão em busca de espaços físicos que atendam às suas necessidades.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é preciso para começar um comércio físico em 2022. Além disso, falaremos também sobre alguns pontos que são extremamente importantes para o bom funcionamento presencial de um empreendimento e outros que devem seguir as tendências.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Para abrir um comércio físico você precisa ter uma ideia viável

Antes mesmo de partir para a parte prática, de licenças e compras, para abrir um comércio físico em 2022 você precisa ter uma ideia viável. Isso porque é preciso que o seu empreendimento realmente possa se desenvolver de forma completamente presencial, como as lojas que você encontra na sua cidade, por exemplo.

Mais do que isso, visando esse movimento de experiências de valor dentro de comércios físicos, é preciso entender como o seu negócio pode se aproveitar da atuação presencial. Afinal de contas, atualmente, principalmente após a pandemia, nem todos os segmentos precisam ou acabam se beneficiando de espaços físicos.

Sendo assim, para empreender em um estabelecimento físico você precisa colocar todas as suas ideias em um papel e se planejar muito bem. É necessário fazer questionamentos como: como será o atendimento? Quantas pessoas irão trabalhar no local? Qual será a dinâmica de vendas ou contratos?

Uma vez que você obtém todas essas respostas, torna-se muito mais fácil entender os caminhos que é preciso seguir para abrir um empreendimento presencial. Isso porque você começa a compreender quais são os pontos que, fisicamente, irão beneficiar o funcionamento do seu negócio.

Sendo assim, confira o que é necessário para começar um comércio físico em 2022:

1.    Um imóvel otimizado e bem localizado

A primeira dica para quem quer começar um comércio físico em 2022 é escolher um imóvel amplo, otimizado e muito bem localizado. Essas são características que estão sendo cada vez mais solicitadas, tanto por empreendedores, quanto por consumidores que buscam maior praticidade em seus consumos de forma presencial.

Um imóvel otimizado é aquele que não necessariamente é gigantesco em termos de metragem quadrada, mas sim que é útil. Ou seja, um espaço em que você consiga colocar todos os seus itens e produtos e ainda trabalhar, de forma que cada ambiente fique muito bem dividido, confortável para o cliente, e que valorize o que está à venda.

Outro ponto que é extremamente importante para o início bem-sucedido de um comércio físico atualmente é a localização. Com a praticidade das compras pela internet, ir até um empreendimento que está muito afastado da área comercial pode acabar sendo um empecilho bastante significativo para a grande maioria dos consumidores.

Type image caption here (optional)ado

Sendo assim, na hora de escolher o imóvel onde você vai começar a empreender, opte por um que esteja próximo dos centros comerciais. Ou, até mesmo, que tenha ruas conhecidas e de fácil acesso, próximo de empreendimentos que complementam o seu serviço e em áreas mais “charmosas” da sua cidade.

2.    Segurança e higiene

Por mais que a pandemia do novo coronavírus já esteja mais controlada no Brasil e no mundo, graças ao avanço da vacinação, a grande maioria das pessoas ainda têm receio em frequentar qualquer ambiente. Afinal de contas, alguns empreendimentos não respeitam as recomendações e acabam afastando parte dos consumidores.

Sendo assim, um dos pontos necessários para começar um comércio físico em 2022 é ainda prezar pela segurança e higiene. Ou seja, continuar seguindo as principais recomendações em termos de prevenção contra o novo coronavírus, ainda que com algumas aberturas e procedimentos mais simples.

Um exemplo prático é a disponibilização de álcool em gel para os clientes em pontos estratégicos, tanto na entrada e no caixa quanto nas mesas - no caso de restaurantes e empreendimentos gastronômicos. Além disso, o uso de máscara por parte dos servidores e a obrigação do uso para os consumidores enquanto não estiverem na mesa, por exemplo, também é um fator importante a ser seguido.

Outra questão que merece destaque, nesse ponto de higiene e segurança, é justamente a forma do atendimento. Evite contatos muito diretos e físicos com o seu cliente, mas mantenha sempre a cordialidade e se mostre à disposição dele. Além disso, mantenha o ambiente muito bem higienizado, principalmente os locais onde os consumidores irão ter acesso direto e mexer, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: O que a loja física aprendeu com a pandemia?

3.   Aposte em boas experiências e facilite os meios de pagamento no comércio físico

E a última dica sobre o que é necessário para começar um comércio físico de sucesso no ano de 2022 é justamente apostar em uma experiência imersiva. Com o retorno completo das atividades presenciais, as pessoas estão buscando cada vez mais ambientes que sejam confortáveis e que proporcionem boas experiências para eles.

Proporcionar uma boa experiência ao consumidor pode ter a ver tanto com o seu atendimento quanto com o ambiente por si só. É fazer com que a jornada de compra e consumo dele seja excelente e marcante, assim como os produtos que estão sendo vendidos, para que o cliente queira realmente voltar a consumir naquele espaço.

Além disso, outro ponto que é importante para começar um comércio em 2022 e precisa ser reforçado é a diversidade na hora dos meios de pagamento. Cada vez menos pessoas estão utilizando dinheiro físico na hora de pagar por um produto ou serviço, algo que foi intensificado por conta da pandemia de Covid-19.

Sendo assim, é extremamente importante que você aceite pagamentos com cartão de débito, crédito, PicPay e, principalmente, PIX. O pagamento via PIX em estabelecimentos comerciais é uma das melhores coisas tanto para o empreendedor quanto para o consumidor, o qual, por exemplo, não precisa pegar uma fila para finalizar a sua compra.