Como as novas tendências ambientais têm impactado os negócios físicos

Como as novas tendências ambientais têm impactado os negócios físicos

Se preocupar com o meio ambiente não é necessariamente algo novo no mundo dos negócios. Desde a década de 1990 vemos empresas, inclusive brasileiras, trabalhando com conceitos mais sustentáveis que norteiam suas atividades como um todo. Mas, afinal de contas, como as novas tendências ambientais têm impactado os negócios físicos?

O fato é que, apesar de não ser uma novidade, a pauta ambiental vem sendo cada vez mais cobrada por empresas sérias. Por se tratar de um assunto relevante e com discussão internacional, espera-se que empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade do planeta invistam em causas e ações que contribuam nesse sentido.

No entanto, é inegável que dar essa atenção às tendências ambientais também é abrir mão de algumas práticas e/ou substituí-las por outras. Para as empresas que trabalham com o comércio físico, a questão vai muito além daquilo que defende e apoia - mas, sim, do produto que vende ou serviço que presta.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como as novas tendências ambientais têm impactado os negócios físicos no Brasil e no mundo. Além disso, falaremos também sobre como um posicionamento ambiental pode fazer com que o seu negócio seja bem sucedido em diferentes esferas, tanto na internet quanto no mundo real.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

De que forma as tendências ambientais impactam os negócios físicos?

Quando falamos de negócios físicos, estamos nos referindo aqueles empreendimentos que vendem um produto ou oferecem um serviço presencialmente. Mas você já parou para pensar como as questões ambientais podem afetar negócios que funcionam dessa forma? Pode-se dizer que isso começa já na matéria prima utilizada.

Uma das principais tendências ambientais nos dias de hoje é a substituição de plástico por materiais biodegradáveis, em função do mal que esses tipos de embalagens podem fazer para a natureza. Isso, obviamente, acaba interferindo e muito em negócios que costumam trabalhar com produtos ou pacotes de plásticos.

Em suma, as tendências ambientais impactam os negócios físicos tanto na escolha do produto que será vendido até na forma como ele é apresentado ao cliente. Para entender um pouco mais sobre o assunto, confira os tópicos a seguir:

Banindo os plásticos ao aderir às tendências ambientais 

Imagine que você possui uma livraria e trabalha, obviamente, com a venda de livros. Sendo assim, na hora que você vende um livro para o seu cliente, entrega em uma bolsa de plástico. Para proteger essa obra, inclusive, há um envolto de plástico também. Sendo assim, dá para perceber o quanto plástico vai em apenas um produto, não é mesmo? 

Tendo em vista que a não utilização de plásticos é uma das principais tendências ambientais, podemos afirmar que o impacto disso nos negócios físicos é gigantesco na forma como os produtos são vendidos. É muito comum você vender um item, independentemente do que ele seja, em uma sacola plástica. 

Nesse caso, a solução que vem sendo encontrada por muitos empreendedores é banir as sacolas plásticas e adotar as bolsinhas de papelão biodegradáveis. Além de ser muito melhor em termos ambientais, também é encarado como algo mais bonito e bem cuidado no caso de alguns produtos.

Quando o negócio físico é uma lanchonete ou restaurante, por exemplo, outro cuidado que se precisa ter é o uso de copos e canudos de plásticos. A substituição destes por copos de vidros ou canudos de inox é uma opção, mas obviamente envolve um gasto maior em termos de investimento por parte do empreendedor. 

A separação do próprio lixo

Basta a gente entrar em uma escola para ver aquelas três lixeiras de cores diferentes. Isso é algo ensinado desde cedo para as crianças, sobre como descartar corretamente o lixo conforme a sua natureza e reciclabilidade. Mas e se te falarmos que isso não necessariamente é cumprido pelas empresas?

Não há como falar sobre tendências ambientais sem citar um elemento básico, que é a separação adequada do próprio lixo. Uma empresa que tem isso implementada no seu funcionamento interno sai na frente de muitas outras, ainda mais quando deixa claro que isso é uma política da empresa. Parece algo simples, mas faz a diferença. 

Aproveitamento de materiais e energia sustentável em pauta nas tendências ambientais 

Imagine que você vai inaugurar um estabelecimento físico. Durante as obras, então, acaba gerando todo aquele lixo que é totalmente descartado na caçamba da Prefeitura. Pois é, isso vai contra as principais tendências ambientais no que diz respeito às construções. 

Nesse sentido, o aproveitamento de materiais, seja na hora da construção ou no dia-a-dia como um todo, entra no debate de assuntos que precisam ser levados para dentro de uma empresa que se importa com o meio ambiente. O mesmo vale para a utilização de energia sustentável: ou seja, aposte em placas solares para o seu negócio físico.

Mas afinal, vale a pena seguir as tendências ambientais em um negócio físico?

Talvez você esteja se perguntando: poxa, seguir as tendências ambientais em um negócio físico envolve tanto investimento e empenho, será que realmente vale a pena? A resposta para esse questionamento é: sim, vale muito a pena.

Primeiramente, porque isso é importante para o meio ambiente e a saúde do mundo como um todo. Segundamente, porque se mostrar como um negócio parceiro das tendências ambientais pode lhe abrir portas de outras parcerias e até mesmo lhe colocar na frente de outras empresas na luta por editais ou coisas do tipo.