Como lucrar bastante na minha loja?

Como lucrar bastante na minha loja?

O sonho de todo empreendedor é fazer com que o seu negócio cresça, seja bem-sucedido e extremamente lucrativo. No entanto, o processo até que tudo isso venha a se consolidar definitivamente não é fácil e, muito menos, rápido - é preciso muita dedicação. Mas, afinal de contas, o que fazer para lucrar bastante na minha loja?

Quando paramos para pensar em como é o mundo dos negócios hoje e em como era a trinta, quarenta ou cinquenta décadas, percebemos um verdadeiro abismo. Muitas das coisas que eram tidas como essenciais antigamente em um empreendimento foram se tornando obsoletas aos poucos e sendo substituídas por outras estratégias.

Em suma, falar sobre os passos para tornar um empreendimento muito bem-sucedido é bastante difícil, uma vez que o aquilo que dá certo hoje não necessariamente continuará dando certo daqui alguns anos. Ainda assim, existem algumas questões e estratégias que seguem atemporais, e outras que precisam ser colocadas em prática atualmente.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas o que é preciso fazer para lucrar bastante na loja. Além disso, falaremos não somente das técnicas e estratégias que são tidas como atemporais para o sucesso de um bom negócio como, também, aquelas que fazem total diferença nos dias de hoje.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

VEJA TAMBÉM: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

Para lucrar na loja, é preciso ter planejamento

O fato é que não existe fórmula mágica e muito menos estratégia definitiva que vai fazer com que o seu empreendimento cresça de um dia para o outro. Para se tornar bem-sucedido, um negócio precisa de tempo e, principalmente, planejamento. Em outras palavras, para lucrar na loja, é preciso contar com um bom plano.

Uma loja que é fundada e desenvolvida sem nenhum tipo de planejamento pode até dar um certo lucro por um tempo, mas definitivamente não será consistente. Isso significa que, com o passar dos meses ou dos anos, o volume de vendas começará a diminuir, você passará a perder clientes para concorrentes e por aí vai.

Em suma, o planejamento é indispensável para que uma loja dê lucros justamente porque define um norte para que seja seguido. O plano não para somente no objetivo mas, principalmente, no detalhamento de ações que precisam ser desenvolvidas para que essa meta seja alcançada de fato.

Sendo assim, se o seu objetivo é fazer com que a sua loja/empreendimento tenha lucros maiores, você precisará entender as estratégias que precisam ser adotadas para que isso aconteça. Na grande maioria das vezes, as ações afetam todo o funcionamento do negócio, da forma como você atende os seus clientes, até a qualidade e preço dos seus produtos e, também, a maneira como você se divulga.

Com isso, confira algumas dicas de como lucrar bastante com a sua loja:

1.    Saiba quem é o seu público-alvo

Uma das dicas que pode ser considerada atemporal para quem quer crescer com o próprio empreendimento é: saiba exatamente quem é o seu público-alvo. Todas as lojas bem-sucedidas que cresceram enquanto negócio, fossem elas da década de 1960 ou dos anos 2000, só conseguiram isso porque elas tinham em mente o perfil exato do consumidor.

O público-alvo é justamente aquele grupo de pessoas que está muito mais propensa a comprar os produtos do seu empreendimento ou a contratar ou seus serviços. Ou seja, se você desenvolver todas as suas estratégias tendo em mente essas pessoas, certamente conseguirá lucrar bastante com a sua loja.

Saber quem é o público-alvo é extremamente importante porque, de certa forma, você acaba diminuindo a margem de erro da sua divulgação e dos próprios produtos. Em outras palavras, é como saber quem é o seu cliente ideal e o que ele quer para, então, desenvolver o seus produtos ou serviços.

Imagine, por exemplo, que você trabalha com o desenvolvimento de carros populares, porém com um design muito bonito. O seu público-alvo, então, não tem como ser crianças e menores de idade, uma vez que esses não poderão dirigir. Sendo assim, você não pode focar as suas estratégias e divulgações nesse grupo de pessoas, mas sim em adultos - os quais estarão aptos e são propícios para a compra dos veículos.

2.    Entenda quais são as dores do seu cliente

Outra dica bastante importante para lucrar bastante com a sua loja é justamente entender quais são as dores do seu cliente. E quando falamos em dores, não estamos nos referindo aos incômodos físicos não, mas sim aos problemas que ela tem e que podem ser solucionados com os seus produtos de uma maneira geral.

Compreender as dores do cliente é essencial para que você saiba exatamente o que oferecer para ele, o que acaba aumentando a eficiência das vendas. Além disso, muitas vezes, é justamente essa noção que vai fazer com que você se diferencie da grande maioria dos concorrentes que trabalham com produtos iguais ou semelhantes.

Um exemplo são as pessoas que de semana em semana precisam fazer compras de supermercado, mas que não tem tempo ou saúde física para isso. Nesse caso, possibilitar às entregas dos produtos da sua loja, neste caso um mercado, direto na casa da cliente é um diferencial, que soluciona as dores da cliente.

Em uma loja de roupas, por exemplo, a solução das dores do cliente pode estar diretamente ligada aos tipos de peças que eles desejam. Imagine que tem uma tendência surgindo que ainda não chegou a grande maioria das lojas, mas pela qual os clientes já pedem. Ao identificar isso com antecedência, você pode largar na frente dos concorrentes e, obviamente, aumentar os seus lucros. 

VEJA TAMBÉM: Dicas para reduzir os custos na sua loja

3.    Esteja presente nas redes sociais

Não há como falar sobre empreendimentos no século XXI e ignorar a importância das redes sociais de uma maneira geral. Afinal de contas, essas plataformas simplesmente mudaram a dinâmica de consumo da grande maioria das pessoas e, também, das empresas - as quais tiveram que se adaptar a um novo modelo de comunicação.

Sendo assim, para lucrar mais com a sua loja é extremamente importante que ela esteja presente nas redes sociais. Isso porque as mídias de uma maneira geral, como Facebook e Instagram, muito provavelmente serão o primeiro contato que as pessoas terão com o seu negócio antes de virem a se tornar clientes de fato.

A presença nas redes sociais, no entanto, não pode ocorrer de qualquer forma. É preciso que você entenda exatamente quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo nas redes para fazer com que as suas publicações sejam mais chamativas para essas pessoas e, de quebra, fazer com que elas se interessem pelo seu empreendimento.

Imagine, por exemplo, que a grande maioria dos seus clientes passa reto por folhetos de promoção no Instagram, mas param para analisar uma foto bem enquadrada. Nesse caso, você precisa tirar boas fotos dos seus produtos e colocar nas redes, juntamente com hashtags e outras estratégias de marketing digital que atraiam o público de uma maneira geral.

4.    Para lucrar com a sua loja você deve aproveitar todos os canais possíveis

E por último, vale ressaltar que para lucrar bastante com a sua loja você deve aproveitar todos os canais de venda possíveis. Isso porque a venda presencial, apesar de poder ser o seu foco principal e até mesmo a mais lucrativa, não necessariamente deve ser o único canal de renda do seu empreendimento.

Com o avanço da internet, e até mesmo a aceleração dos hábitos de consumo online por conta da pandemia, deixar de vender pela internet é igual deixar de ganhar dinheiro. O simples fato de estar presente na web, vendendo por uma plataforma própria ou por meio das próprias redes sociais, te coloca em destaque e à frente de muitos outros negócios.

Além disso, tanto de forma presencial quanto no digital você precisa oferecer um ambiente atrativo e confortável para o consumidor. Isso porque o cliente não quer comprar de um lugar que não lhe agrada visualmente, e isso vale tanto para uma loja física quanto para um ambiente online.

A sua loja física precisa ser atrativa, com uma boa decoração, pensada nas necessidades e nos gostos dos consumidores. O mesmo vale para a plataforma digital, a qual precisa ter um design bem trabalhado e, principalmente, ser rápida e intuitiva.