Formas de adaptar a loja física para superar a pandemia

Formas de adaptar a loja física para superar a pandemia

No momento em que estamos vivendo, as lojas físicas estão sofrendo com os estragos da pandemia. Pois, ela mudou a grande logística do mercado, além do comportamento dos consumidores. Dessa maneira, é preciso adaptar a loja física para superar a pandemia.

Sendo assim, as lojas físicas precisam pensar em atender melhor o seu público, que se encontra ainda mais conectado. Dessa forma, uma grande brecha foi aberta para o e-commerce ou mercado digital e precisa ser explorada pelos lojistas.

VEJA TAMBÉM: Saiba como encontrar um ponto comercial ideal para a sua loja

Entretanto, os pequenos comerciantes ainda estão sofrendo com isso, pois o impacto em seu capital é muito maior. Pensando nisso, aqui você aprenderá sobre algumas formas de adaptar a sua loja física para superar essa pandemia.

Contudo, o grande problema poderia ser a queda de consumo, pois as pessoas também estão ficando sem capital de giro. Porém, essa afirmação não é totalmente verdadeira, pois as compras digitais só cresceram mesmo nesse momento pandêmico.

Adaptar a loja física para superar a pandemia: Qual a importância de se comunicar e estar sempre inovando?

A comunicação é e sempre foi o melhor meio para passar segurança para os consumidores e diante da situação atual é ainda mais importante. Dessa maneira, é interessante que os lojistas estejam sempre atentos as redes sociais, principalmente para entender o seu cliente.

Sendo assim, é importante que o meio de comunicação esteja em constante evolução e inovação, ainda mais com as redes sociais. Assim, é de grande valia manter o contato com os clientes, não necessariamente com uma nova ferramenta, mas sim, usando as que já existem.

Seguindo nessa linha, muitas empresas estão utilizando as três principais redes sociais do momento para vender e gerar relacionamento. Essas três redes sócias, são Facebook, WhatsApp e Instagram, sendo que todos eles tem ferramentas usadas para gerar vendas.

Exemplificando, o Facebook tem duas ferramentas que servem para gerar vendas, uma delas é o MarketPlace. Através dela o lojista consegue colocar seus produtos à venda e os compradores podem achar esses produtos por região, preço e modelo.

Outra ferramenta dessa rede social é o Facebook ADS, que é uma plataforma de patrocínio de anúncios. Esses anúncios acabam gerando vendas para as lojas, pois faz os produtos chegarem até os consumidores certos, que pesquisam sobre os produtos.

Outra rede social que pode ajudar a gerar rendas na internet é o WhatsApp, porém de uma maneira diferente. Essa rede social te ajuda a manter o relacionamento mais próximo com o cliente, podendo ter contato direto com ela ou através dos grupos.

A terceira rede social é o Instagram, que te ajuda a gerar rendas através da sua página, podendo atrair clientes. Sendo que, uma segunda opção, assim como no Facebook, nela você pode patrocinar publicações para alcançar o seu público e assim, gerar vendas.

5 dicas para adaptar a loja física para superar a pandemia

A seguir você aprenderá cinco dicas para manter a sua loja com vendas durante esse período pandêmico. Essas dicas são bem simples e podem ajudar muito no seu comércio, além de te ajudar no administrativo da empresa.

1.     Distribua cartão fidelidade e cupons de desconto

A primeira dica para ajudar na loja física nessa pandemia é distribuir cartões fidelidade e cupons de desconto. Essas duas ferramentas são extremamente importantes para garantir novas vendas e fidelizar novos clientes, além de injetar dinheiro no caixa.

Contudo, essa dica pode ser deixada de lado por muitos comerciantes, pois alguns acham que cupons de desconto são besteiras. Dessa maneira, para quem não concorda com isso, terá a oportunidade de abraçar um meio que poucos acreditam.

Além do mais, enviar cupons de desconto deve ser uma estratégia feita em momentos certos, por exemplo, para clientes que acabaram de comprar um produto.

2.     Coloque itens que não estão vendendo em promoção

Se você precisa gerar caixa rapidamente e não sabe como, uma grande dica é colocar itens que não estão vendendo bem em promoção. Normalmente, esse itens que não estão vendendo bem já estão na loja há algum tempo, dessa maneira são interessantes para uma promoção.

Sendo que, essa dica é uma das que mais traz resultados, além de gerar caixa muito rápido para a sua empresa ou negócio. Assim, você pode conseguir zerar um grande estoque de produtos que estão empacados e sem mercado no estabelecimento.

3.     Negocie pagamentos com fornecedores

Agora, partindo para as dicas do lado empresarial, negociar ou renegociar pagamentos com fornecedores pode ser interessante. Além de controlar o fluxo de caixa, ajuda na contenção de gastos, sendo uma grande maneira de manter o dinheiro no caixa da empresa.

Sendo assim, procure contatar os seus fornecedores com antecedência, para manter o seu relacionamento com eles em excelente estado. Por fim, nesse momento de crise, muitas empresas e fornecedores estão se ajudando para manter todos os negócios abertos.

4.     Esqueça pedidos contínuos com fornecedores

Uma segunda dica empresarial é interromper pedidos contínuos com fornecedores, pois nesse momento é muito importante segurar os gastos da sua empresa. 

Nesse caso, o de interromper pedidos contínuos, a ideia é parar de comprar produtos que não estão rotacionando dentro do seu negócio.

Dessa maneira, você irá interromper gastos desnecessários durante esse momento complicado.

5.     Use da tecnologia

Por último, use e abuse da tecnologia, como já foi dito anteriormente, existem vários comerciantes que estão usando rede social para vender. Seja para vender roupas, algum tipo de comida ou até mesmo um eletrodoméstico, as redes sociais são importantes e essenciais. 

Se você não pode investir em anúncios para o tráfego do seu produto, pois está contendo gastos, terá que trabalhar com o tráfego orgânico. Então, faça boas publicações no Instagram e no Facebook, isso pode gerar mais valor a sua marca e acaba se vendendo sozinha, sem dinheiro investido.

Por fim, o uso da tecnologia também é importante para manter o relacionamento com o cliente. Esse relacionamento pode ser feito através do Instagram, Facebook e WhatsApp, seja com uma conversa, curtida ou comentário, para engajar com seu público. Você sabe o que é copywriting?

NÃO PERCA: Aprenda a vender pela Hotmart

Adaptar a loja física para superar a pandemia: Como integrar sua loja física com uma online?

Ter uma loja física pode e vai te ajudar muito se você quiser integrar uma online juntamente com ela. Contudo, para isso você precisará seguir alguns passos e colocá-los em prática, sendo que eles são importantes para alavancar o seu negócio.

Essa interação de serviços só irá trazer benefícios, você já tem o produto e o serviço, para vender online só precisa de marketing.

Segue logo abaixo três dicas para interagir uma loja online em seu negócio físico:

1.     Se relacione cada vez mais

O primeiro passo para integrar uma loja online em seu negócio físico, é se relacionar com o cliente que você já tem. Esse cliente pode te ajudar a mostrar o seu produto para nossas pessoas e totalmente gratuito, isso através do boca a boca.

Dessa forma, é sempre importante mostrar ao seu cliente que a loja tem um meio online de venda. Para isso, quando seu cliente for até a loja, mostre a ele a parte online do seu negócio e deixe ele desfrutar disso.

2.     Aumente o alcance da sua loja física na pandemia

O segundo passo é aumentar o alcance do cliente, para isso, é de extrema importância investir em anúncios. Assim, esses anúncios podem ser feitos via facebook ou instagram, sendo que quando as pessoas pesquisam sobre o seu produto, a plataforma mostra sua loja a ela.

Contudo, aumentar o alcance, pode ser entregar os produtos em uma local distante do seu ou que não tenha seu produto. Pensa uma sorveteria que entrega na cidade vizinha que não tem um estabelecimento desse ramo, com certeza irá dar certo.

VOCÊ VAI GOSTAR: Passo a passo: como vender online pelo Instagram

3.     Entregue qualidade e confiança

O terceiro e último passo é a entrega do produto, muita gente tem medo de comprar online, pois não confia na qualidade do produto. Sendo assim, ter uma loja física irá te ajudar, o cliente colocará mais confiança no seu produto, pois sabe que tem onde fazer algo para se amparar.

Além disso, na entrega do seu produto, tente sempre manter os prazos, individualizar os produtos e oferecer algo diferenciado. Esse algo diferenciado pode ser um cartão exclusivo com nome do cliente, um mimo com o produto ou um passo a passo para usá-lo.

Por fim, se você ainda tem dúvida sobre como adaptar a sua loja física para o online ou até mesmo integrá-la, deixe seu comentário logo abaixo.