9 erros na hora de escolher um imóvel comercial

9 erros na hora de escolher um imóvel comercial

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração durante a locação de um ponto para ser a sede da sua empresa. Assim, é preciso fugir dos erros na hora de escolher um imóvel comercial, aumentando as chances de fazer uma boa escolha e de vir a lucrar com isso no futuro.

A escolha não deve ser baseada apenas nos seus gostos pessoais, é preciso levar em consideração o seu público-alvo. Dessa forma, tente entender quem serão os seus clientes, ajudando a decidir qual é o melhor imóvel para instalar a sua empresa. Com as nossas dicas certamente vai ficar mais fácil de acertar nessa escolha.

Há alguns erros bem comuns que os empreendedores cometem no momento de escolherem um imóvel para suas empresas. Dessa maneira, todo o faturamento e o desempenho futuro dos negócios pode ser comprometido. A escolha da sede é tão importante quanto a qualidade dos produtos que lá são comercializados e a qualidade dos serviços.

Quais os erros na hora de escolher um imóvel comercial?

Seja por falta de experiência ou por pressa na hora de definir onde será a sede da empresa, alguns empreendedores podem experimentar algumas situações nada agradáveis no momento de escolher um imóvel comercial. É preciso seguir a nossa cartilha e se livrar destes erros comuns.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o seu público-alvo e saber onde eles estão. O imóvel escolhido também deve atender todas as suas necessidades estruturais, em relação ao número de funcionários e na recepção ao público. Por último, é preciso assinar um contrato que seja benéfico, com um prazo de validade determinado.

Existem muitos erros comuns na hora de escolher um imóvel comercial. É preciso fugir deles para que os resultados apresentados pela sua empresa sejam os melhores possíveis. A lucratividade estará diretamente relacionada com a escolha da sede, o local que vai abrigar a sua empresa. Por fim, há muitas maneiras de escolher um bom ponto comercial.

1. Não conhecer o seu público-alvo

É importante saber onde está o seu público-alvo e quem não liga para isso na hora de escolher um ponto-comercial para seus negócios comete um dos principais erros. Isso vale principalmente para quando os seus serviços são oferecidos para um perfil específico da população. Quando seu público mora no bairro X, mas sua empresa fica no Y, pode ser que eles nem a conheçam.

A partir disso, instalar sua empresa no centro da cidade pode ser uma boa jogada, já que nessa região costumam passar pessoas com os mais variados perfis. Uma das formas de descobrir qual é o seu verdadeiro público-alvo é criando uma persona. Assim, fica mais fácil para identificar quais são as características buscadas por eles.

Entre os erros comuns na hora de escolher um imóvel comercial, não levar em consideração o público-alvo é um dos principais. A partir disso, tente identificar onde estão os consumidores dos produtos vendidos pela sua empresa, para que a escolha possa ser mais firme.

2 - Erros na hora de escolher um imóvel comercial: Não conhecer a estrutura do imóvel

É preciso conhecer bem a estrutura do imóvel que é pretendido para a locação. Embora seja possível fazer a verificação das informações pela internet, no caso da Place2b, por meio dos modelos 3D disponibilizados em nosso site, ir até lá e verificar de perto, é a melhor coisa a fazer.

Dessa forma, o empreendedor poderá conferir qual é o estado de conservação do imóvel, para descobrir se será necessária alguma melhoria nos sistemas hidráulicos e elétricos. Em alguns casos a reforma poderá ser acertada com o proprietário, para deixar o espaço perfeito para receber a sua empresa. Quem não faz essa checagem comete um tremendo erro.

Ainda em relação à estrutura do ambiente que receberá a sua firma, é preciso saber quantas pessoas irão trabalhar lá. Também é interessante considerar qual será o número de clientes por minuto em sua loja, para que o espaço não seja muito pequeno e pareça inadequado. Por fim, escolha um espaço comercial que atenda a todas as suas necessidades.

3 - Conheça as restrições e permissões

Dependendo da cidade em que você mora, podem existir algumas restrições e permissões em relação a comércios em determinados bairros. Por isso, vale a pena dar uma conferida na prefeitura e nos órgãos de controle, para garantir que o seu negócio será instalado em uma região onde os seus negócios são permitidos.

Nas cidades maiores, existem regiões que são voltadas para o comércio e outras que são focadas para residências. Eventualmente será preciso conseguir um laudo junto ao Corpo de Bombeiros para que a sua empresa possa funcionar e uma vistoria será necessária antes que o seu comércio seja liberado para receber o público.

A partir disso, é interessante fazer a checagem em relação as restrições e permissões antes de fechar um contrato de locação. Quem não faz isso arrisca perder um bom dinheiro, já que poderá existir uma multa pela quebra de contrato antes do tempo certo. Além disso, a verificação é fundamental para evitar multas relacionadas a atividades inapropriadas.

Em alguns casos, o proprietário do imóvel poderá ajudar com essas respostas, em relação ao que é permitido e o que é proibido na região. De fato, isso não é das coisas mais interessantes, mas quem não faz essa checagem comete um erro grosseiro no momento de alugar um imóvel.

4 - Erros na hora de escolher um imóvel comercial: O prazo do contrato

Entre os erros comuns na hora de escolher um imóvel comercial, não determinar qual será o tempo do vínculo é um dos principais. Assim, no momento em que está analisando um imóvel para locar, é preciso já ter todo um planejamento por trás, para que isso seja feito da forma correta. Ou seja, tenha um plano de instalação da sua empresa e de abertura do negócio.

Quando o contrato não possui um tempo de validade determinado, o proprietário do espaço poderá decidir pela rescisão a qualquer momento. Assim, a única responsabilidade dele será avisar com 30 dias de antecedência. Dessa forma, não ter no contrato o tempo mínimo de validade é um problema sério, já que a sua empresa poderá ficar sem sede.

Existe uma determinação em contratos de cinco anos, que diz que depois deste período o locatário poderá optar por renovar o vínculo pelo mesmo período. Em contratos de locação com tempo menor do que este, não existe essa cláusula. Porém, para garantir o benefício, é preciso avisar com um ano e meio de antecedência.

Em suma, o prazo de validade do contrato é algo que precisa ser definido em uma conversa entre quem está buscando por um imóvel comercial e quem tem para alugar. E quando chegar no período da renovação automática, então novos valores poderão ser acertados, para que as duas partes saiam satisfeitas da negociação e a parceria possa continuar.

5 - Há espaço para estoque?

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, será preciso contar com um espaço especial para receber o estoque. Por isso, no momento de pensar na sede não deve ser levado em consideração apenas os pontos apresentados anteriormente, no item 2 da nossa lista.

Caso a sua firme necessite manter um estoque consistente, para oferecer todos os produtos aos clientes, isso deve ser levado em consideração no momento de escolher o imóvel. Ou seja, não dá para pensar apenas no ambiente onde o público será recebido e onde as prateleiras, irão ficar, por exemplo.

Mas se a sua empresa é voltada para serviços específicos, que não exigem manter um estoque, é mais recomendado então escolher um espaço mais enxuto. Dessa forma, o aluguel será mais baixo, resultando na economia de custos todos os meses.

6 - Erros na hora de escolher um imóvel comercial: Não pensar na acessibilidade do local

É preciso que o imóvel escolhido tenha uma boa acessibilidade. A partir disso, escolha um imóvel comercial que conte com escadas e rampas, para que todos possam chegar em sua loja de uma maneira tranquila.

A acessibilidade deve levar em consideração também a chegada até o espaço. A partir disso, a calçada na parte de fora deve ser levada em conta. Verifique qual é a situação dela e se existem aquelas guias para os deficientes visuais.

Quando o local escolhido tem uma boa acessibilidade, com linhas de ônibus ou de metrô chegando nas redondezas, fica mais fácil para conquistar o público e aumentar o seu leque de clientes. Quem pensa apenas na infraestrutura do prédio, comete um erro comum na hora de escolher um imóvel comercial.

7 - Presença de estacionamento

Se você for alugar um ponto comercial em um hipermercado ou em um shopping não precisará se preocupar com essa questão, já que é garantida a presença de um estacionamento. Por outro lado, lojas individuais podem não ter vagas exclusivas para os seus clientes. Assim, este item é bem importante para as empresas nas quais as atividades dependem disso.

Se a loja escolhida fica no primeiro andar, pertinho da rua e não em uma galeria, haverá estacionamento na frente. Mas se existe a cobrança para estacionar carros, é possível pensar em um convênio com estacionamentos próximos. Dessa forma, os clientes que forem até a sua loja poderão ganhar isenção nesse estacionamento parceiro.

O empreendedor deve pensar em primeiro lugar na comodidade dos clientes. Ninguém gosta de ir até uma loja em que é mal atendido ou é difícil de chegar, com poucas vagas para estacionar ou nenhuma. Dessa maneira, se a sua loja não oferece um serviço exclusivo, poderá perder espaço para a concorrência.

8 - erros na hora de escolher um imóvel comercial: Não feche contrato com a primeira opção

Entre os erros comuns na hora de escolher um imóvel comercial, fechar contrato com a primeira opção conferida aparece entre os principais. Às vezes a opção até pode ser bem interessante, oferecendo tudo o que a sua empresa precisa, mas como não há outros imóveis para comparar, fica difícil ter essa certeza.

A nossa dica é para visitar mais de um imóvel. Tente ir em três, assim a sua escolha vai ser certeira. Também é interessante fazer uma pesquisa preliminar para identificar as noções de mercado. Dessa forma, ficará mais fácil para identificar quais são os custos relacionados com o aluguel na região e de acordo com o tamanho do imóvel, por exemplo.

A Place2b tem um site especializado em imóveis, que vai ajudar a você gastar menos tempo procurando o espaço para ser a sede da sua empresa. Assim, não precisará dar aquela caminhada em busca de espaços com placas de aluguel. Tudo pode ser conferido online e os mais interessantes para seu comércio visitados em seguida.

9 - Não leve em consideração apenas o valor do aluguel

Muitas pessoas cometem esse erro na hora de escolher um ponto comercial. O equívoco é comum em muitos empreendimentos, quando são levados em consideração apenas os custos com o aluguel. É preciso considerar qual é o potencial do seu negócio, os valores gastos com marketing e com o pagamento mensal do aluguel.

Se ele ficar instalado em um shopping ou em um hipermercado, é preciso levar em consideração os outros serviços oferecidos nas redondezas. Por isso, esse cálculo é feito para definir o custo benefício. Ou seja, o empreendedor deve considerar que esses centros de compras já possuem segurança e manutenção.

A partir disso, o empreendedor deve verificar se vale mais a pena alugar uma peça individual, tendo gastos mensais com a segurança ou optar por uma opção mais abrangente.

Fuja destes erros e escolha a melhor opção

A Place2b está ao seu lado para ajudar em suas escolhas, então fuja destes erros comuns na hora de escolher um imóvel comercial. Contamos com um aparato completo para auxiliar neste momento. Assim, se o seu objetivo é garantir o melhor ponto para sua empresa, podemos ajudar.

Trabalhamos com alternativas espalhadas por diversos bairros da cidade, contando com opções em shopping centers, galerias e hipermercados, apenas para citar alguns exemplos. Desta forma, fica mais fácil para estar perto de um grande fluxo de pessoas, já que nestes ambientes haverá muitas pessoas circulando e elas podem se tornar clientes da sua empresa.

Com o intuito de ajudar nas escolhas, a Place2b conta com um sistema que facilita a vida do empreendedor. A fim de reduzir o tempo na procura, oferecemos em nosso site modelos 3D dos ambientes disponíveis para locação. Assim, é possível analisar diversos deles sem sair de casa, visitando presencialmente apenas os mais interessantes para a sua empresa.

Inegavelmente investir em um imóvel comercial é algo caro, instalar uma empresa em um espaço deve ser feito com consciência, para que a sustentabilidade do negócio possa acontecer. Afinal, ninguém quer escolher um espaço e ficar por pouco tempo nele, já que a instalação custa caro.