Pesquisa de mercado: entenda o que seu cliente procura e deseja

Pesquisa de mercado: entenda o que seu cliente procura e deseja

Não é segredo para ninguém que não há como desenvolver um bom empreendimento sem pensar no consumidor. Afinal de contas, qualquer negócio tem como ponto central o relacionamento com o público e a forma como isso impacta no consumo. E é justamente por isso que você precisa de uma pesquisa de mercado, para entender o que o seu cliente quer.

Todo e qualquer empreendimento exige um bom planejamento para dar certo, se tornar um sucesso e passar a ser lucrativo. Basta olhar para as grandes empresas do mercado atualmente, dos mais variados segmentos: todas passaram por um longo período de planos e estratégias até chegarem aonde estão.

Por mais que envolva uma série de questões, todo planejamento também gira em torno da relação com o público consumidor. Isso porque, se você não sabe quais são os gostos e desejos daqueles que teoricamente irão consumir o seu produto ou serviço, não há como propor melhorias e ser mais efetivo na hora da venda.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas como a pesquisa de mercado pode lhe ajudar a entender o que o seu cliente procura e deseja. Além disso, explicaremos o que é esse instrumento tão importante para o planejamento de uma empresa e quais os resultados positivos que ele pode trazer para o seu negócio.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM: Cores na decoração: saiba o que cada cor influencia os consumidores

Antes de tudo, saiba o que é uma pesquisa de mercado

Antes mesmo de saber como esse instrumento permite uma maior compreensão acerca dos desejos do cliente, é importante entender o que é exatamente uma pesquisa de mercado. Afinal de contas, estamos falando de uma “técnica” que não tem um foco único, e que pode ser útil em diversos pontos de desenvolvimento do seu empreendimento.

Em suma, a pesquisa de mercado é nada mais nada menos do que um instrumento utilizado para obter uma maior compreensão sobre o segmento em que você está inserido. Em outras palavras, trata-se de um estudo que lhe ajuda a entender melhor como funciona o mercado base do seu negócio.

Esse instrumento consiste basicamente na coleta de dados e informações extremamente importantes e que, de certa forma, irão lhe auxiliar a tomar decisões mais assertivas sobre a sua empresa. Afinal de contas, quanto mais bem informado você está sobre a situação do mercado de atuação do seu negócio, mais fundamentada serão as ações.

A pesquisa de mercado serve basicamente para que você esteja informado o suficiente para tomar decisões mais corretas para a sua empresa. Ela pode lhe ajudar a melhorar em diversos pontos, a partir de pesquisas com o próprio público consumidor, comparações com concorrentes e até mesmo identificação de movimentos que podem se tornar tendências.

Com isso, saiba como a pesquisa de mercado pode ajudar lhe ajudar a entender o que o seu cliente realmente precisa:

1.    A pesquisa de mercado ajuda a definir melhor o público-alvo

O fato é que um dos primeiros passos para a abertura de uma empresa é a definição do público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que serão atingidas pelo seu empreendimento. Esse público é definido justamente com base em um perfil condizente com o seu negócio, de pessoas que estejam mais propícias a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

No entanto, a definição de um público-alvo sem estudo prático e amplo acaba sendo um pouco precária, uma vez que não há como compreender essa relação de fato apenas de forma imaginativa. Isso, de certa forma, pode acabar fazendo com que o seu empreendimento passe por dificuldades no início para atingir aqueles que estão mais propensos a se relacionar com o seu negócio.

E é justamente para solucionar essa questão e ajudar a definir melhor o público-alvo que surge, também, a pesquisa de mercado. Por ser baseado na coleta de dados e informações referentes ao segmento no qual você está inserido, torna-se muito mais fácil entender quais são as características dos seus consumidores.

Isso porque, a partir do momento que você estuda os empreendimentos semelhantes ao seu, que atuam na mesma área, assim como o segmento no qual está inserido, já é possível ter um norte bem definido. É, então, que você parte para as particularidades do seu próprio negócio e como isso se relaciona com o público geral do setor.

2.    A pesquisa pode lhe ajudar a compreender os gostos do consumidor

A pesquisa de mercado, principalmente quando realizada por uma empresa terceirizada e especializada no assunto, costuma ser muito prática. Isso significa que haverão dados concretos, coletados diretamente com o consumidor, os quais permitem uma noção muito mais real e assertiva acerca da dinâmica do cliente.

Sendo assim, a partir da coleta desses dados e informações diretamente “da fonte”, você pode compreender com maior assertividade quais são os gostos do consumidor. Imagine, por exemplo, que ao observar os demais empreendimentos do seu segmento você percebe que o público majoritário tem por volta de 13 à 22 anos de idade.

Apesar de ser importante, pois já dá uma breve noção em relação às referências desse público, ainda é um recorte muito amplo. Com a pesquisa de mercado, então, você acaba por se aprofundar ainda mais nesse assunto, sabendo não apenas a idade dessas pessoas que consomem aquilo que você vende como, também, quais são os seus gostos.

Para um empreendedor, compreender os gostos do consumidor é essencial para que possa desenvolver projetos, produtos e serviços que sejam mais certeiros. Isso porque, a partir do momento que você sabe o que uma pessoa deseja, é possível trabalhar em cima de algo que seja extremamente atrativo para ela e que, consequentemente, resulte em maiores vendas para o empreendimento.

 

VEJA TAMBÉM: Dicas para fidelizar clientes

3.    Ao entender os gostos do cliente você também pode antecipar tendências

Outro ponto extremamente importante que é proporcionado por uma boa pesquisa de mercado é a antecipação de tendências. Independentemente do segmento no qual você esteja inserido, antecipar movimentos e hábitos de consumo antes que eles se tornem uma rotina é algo incrível e necessário, o qual pode fazer com que o seu negócio dispare na frente dos concorrentes.

A pesquisa de mercado permite que você identifique e antecipe tendências justamente por apresentar uma série de dados concretos e palpáveis. A começar pelo fato que ela lhe dá uma visão mais ampla e geral acerca do mercado no qual o seu negócio está inserido, entendendo melhor as características do mesmo.

Depois, vem a questão prática relacionada ao público-alvo, ou seja, do que eles gostam, quais são os seus hábitos de consumo e no que estão interessados de uma maneira geral. A união dessas duas bases de dados, da noção ampla do mercado mais o estudo detalhado do comportamento dos clientes, permite que você entenda melhor para onde o segmento está caminhando.

Imagine, por exemplo, que com a pesquisa de mercado você entende que determinado segmento costuma se reinventar de tantos em tantos anos. Ao conseguir as informações referentes ao público do seu negócio e desse segmento em questão, você entende que os gostos estão mudando quando comparados ao de anos atrás.

Isso, então, pode indicar um caminho novo o qual pode ser explorado dentro do segmento. Em outras palavras, pode fazer com que você identifique uma nova tendência, um potencial hábito futuro que, se explorado da maneira certa, pode ser bastante lucrativo.

A pesquisa de mercado faz com que você esteja ancorado nas decisões certas

Por último, saiba que o principal objetivo da pesquisa de mercado é lhe proporcionar informações e dados relevantes o suficiente para que você esteja ancorado nas decisões certas. Empreender no escuro, ou seja, com base somente na intuição, é algo extremamente “perigoso” e não costuma dar muito certo.

Por mais que não seja uma matemática exata, empreender tem sim a ver com números e percepções e interpretações destes. Muitos desses dados, inclusive, estão diretamente relacionados ao cliente, como falamos anteriormente, os quais precisam ser o foco dos nossos projetos e objetivos enquanto empreendedores.