Comércio de varejo: o que é e como funciona?

Comércio de varejo: o que é e como funciona?

Quem quer ser comerciante e ganhar dinheiro tem que dominar algumas técnicas, não adianta apenas abrir uma loja e esperar os clientes. O sucesso das vendas é algo mais complexo, e que pode ser atingido de diferentes formas. Para chegar lá é preciso entender o que é e como funciona o comércio de varejo.

De fato, a globalização trouxe muitas oportunidades interessantes de negócio, além de muitas dúvidas. Assim, os empreendedores precisam tentar entender quais são as principais tendências de mercado, para que não fiquem para trás. Dessa forma, podem buscar meios para se destacar da concorrência e ganhar espaço no mercado.

Se você é um empreendedor dono de uma empresa nova ou pensa em abrir um negócio próprio, saiba que é preciso ter alguns cuidados. Por isso, preparamos esse guia cheio de informações para lhe auxiliar, ressaltando todos os pontos importantes relacionados ao varejo.

O que é comércio de varejo?

O varejo é a venda de produtos ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades. Podemos dizer que é a venda direta feita ao consumidor final, sem passar por um intermediário. Assim, é diferente do atacado, onde as compras são feitas em quantidades maiores e muitas vezes depois esses produtos são revendidos.

Então, todas as atividades que envolvem a venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores são conhecidas como varejo. Dessa forma, as vendas podem ser feitas em lojas ou na casa dos consumidores, pela internet ou pelo telefone. Entretanto, alguns preferem não classificar as vendas de porta-a-porta como varejo.

Para que um varejista tenha sucesso é importante incorporar o conceito de venda. A partir disso, o empreendedor começa a focar em sua gestão. Com isso, é o empreendedor que toma algumas decisões importantes, como o tipo de loja, o nível dos serviços oferecidos e quais são as linhas de produtos disponibilizados em seu estabelecimento.

Seguindo todos esses conceitos apresentados por aqui, podemos dizer que existem 3 formas de fazer a comercialização de produtos seguindo o varejo. Veja agora um pouco mais sobre cada um deles:

Varejista de loja física

O varejista de loja física é aquele empreendedor que possui um estabelecimento comercial em um ponto físico, onde são vendidos os seus produtos. Esse conceito pode ser aplicado em lojas de diferentes segmentos, como:

  • Empresas especializadas: aquelas que vendem mercadorias de somente um fabricante ou de apenas um tipo de produto;
  • Lojas de departamentos: aquelas que possuem sessões. Temos muitas dessas no Brasil;
  • Lojas de fábrica: elas vendem produtos com fabricação própria;
  • Supermercados: seu principal negócio é a venda de produtos alimentícios.
  • Hipermercados: além da venda de alimentos, trabalham com outros gêneros.

Comércio de varejo sem loja

Pois é, não é necessário ter uma loja física para atuar no segmento de varejo. Dessa forma, os produtos e serviços são vendidos por empresas que não possuem uma sede física para atendimento aos clientes. Esse modelo engloba os seguintes ramos de atuação, entre outros:

  • Telemarketing: são empresas que oferecem produtos ou serviços por meio do telefone, algumas vezes terceirizados;
  • Venda direta: nesse caso os vendedores autônomos fazem vendas porta-a-porta, demonstrando as utilidades de suas mercadorias;
  • Venda online: os produtos são comercializados pela internet, em sites exclusivos ou plataformas compartilhadas. A entrega é feita pelos Correios ou entregadores individuais.

Organizações de varejo

O último conceito de varejo envolve as lojas que pertencem a um mesmo grupo ou organização. Desse modo, elas possuem mais vantagens competitivas, veja alguns exemplos:

  • Rede corporativa: aqui várias lojas pertencem a uma mesma empresa, vendendo produtos semelhantes;
  • Cooperativa de varejo: nesse modelo de negócios, varejistas individuais se unem para melhorar as condições de compra;
  • Franquia: um contrato determina a relação entre o franqueador e o franqueado. Existem franquias dos mais variados segmentos.

Um pouco sobre a história do comércio de varejo

Nos últimos tempos o varejo cresceu bastante, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. Desse modo, com o avanço da internet esse tipo de venda se tornou muito mais dinâmico.

Nas últimas 3 décadas, desde 1990, o comércio de varejo passou por algumas transformações bem marcantes. A popularização da internet ao longo dos anos 90 fez com que surgissem algumas empresas, que conhecemos até hoje, por outro lado, isso levou algumas a falência, aquelas que não conseguiram fazer uma adaptação para a nova realidade.

Com a chegada da banda larga, as pessoas puderam ficar mais tempo conectadas. Nessa época, mais empresas começaram a se estruturar, conquistando essa fatia do mercado. Antes a conexão era precária, certamente você conhece alguém que só acessava depois da meia noite.

Nos últimos anos o grande destaque ficou por parte da mobilidade, já que por meio dos smartphones as pessoas conseguem realizar praticamente todas as tarefas que faziam antes apenas com o uso do computador. Isso fez com que algumas empresas investissem nesse meio, sendo que algumas estão presentes desde o começo dessa nova forma de varejo, nos anos 90.

Conforme uma pesquisa realizada pelo PayPal e pela Big Data Corp, entre 2018 e 2019 o número de lojas virtuais cresceu 37,59% no Brasil. Assim, atualmente existem cerca de 930 mil sites voltados à pela internet em nosso país.

Se o comércio eletrônico se estruturou, as empresas que possuem sedes fixas e recebem clientes diariamente não podem ficar para trás. Os empreendedores precisam buscar fórmulas para manter clientes fiéis e continuarem lucrando no comércio de varejo.

Como funciona o comércio de varejo?

Conforme você viu acima, o comércio de varejo pode funcionar de diferentes maneiras, sendo que em todas elas o objetivo é o mesmo: conquistar o público-alvo, aumentando o número de clientes em sua empresa.

Além do varejo, existe o modelo de atacado, que é a comercialização de produtos em larga escala. Nesse caso, o público-alvo são pessoas jurídicas e as mercadorias são vendidas com preços mais baixos. Enquanto isso, no varejo o público-alvo são as pessoas físicas, que compram poucas unidades e com preços mais elevados.

Podemos dizer que o varejo funciona por meio de vendas individuais. Para exemplificar, uma pessoa precisa comprar 2 lápis, por isso ela vai até uma livraria e paga R$ 1 por cada. Essa loja tinha comprado de um fornecedor um pacote com 1.000 lápis a R$ 0,50.

Mas, as vendas do atacado são vendidas em pacotes, dessa forma os consumidores não conseguiriam comprar apenas 2 lápis. Por isso acabam pagando mais caro e é assim que funciona o varejo.

Entretanto, alguns hipermercados têm trabalhado com um sistema diferenciado: o cliente que pegar 5 unidades de determinado produto irá pagar menos do que aquele que comprar 4. Isso é algo que vem sendo tratado como atacarejo, já que une as duas fórmulas de vendas.

Os principais desafios do comércio de varejo

Agora você já entendeu melhor como funciona o varejo e isso vai ser importante para o futuro da sua marca, permitindo que possa fazer a sua empresa continuar competitiva em um cenário tão desbravador. Mas, se você imagina que a tecnologia é uma aliada, sim, ela ajuda na realização de vendas, mas deixou os clientes bem mais exigentes.

Até alguns anos atrás a maioria dos clientes saía de suas casas e buscava produtos que atendessem às suas necessidades. Entretanto, com a globalização e a possibilidade de novas fórmulas, hoje usam a internet para pesquisar, chegando na loja já com o item definido, isso quando não fazem a compra online.

É fundamental que o empreendedor tente atrair clientes para a sua loja, seja ela física ou virtual. Dessa forma, poderá manter as suas atividades, já que a concorrência é cada vez mais forte e usa de artifícios cada vez mais elaborados. Para exemplificar, algumas empresas de delivery oferecem refrigerante para quem compra pizzas gigantes ou tábuas, atraindo assim muitos interessados.

O empreendedor que pretende manter o seu negócio em alta não pode ficar sentado. Assim, é preciso analisar e entender o comportamento de seus concorrentes, para analisar o perfil do consumidor. A partir disso, conseguirá avaliar o que será preciso para atrair clientes e manter o negócio ativo.

Levando isso em consideração, o comércio de varejo possui alguns conceitos que devem ser considerados por quem pretende vencer a concorrência. Falaremos agora sobre os principais:

Meios digitais

Hoje em dia boa parte da população possui smartphones, por onde podem acessar a internet tranquilamente. Ou seja, não precisam mais ficar no computador, sentados em uma cadeira navegando pelos sites que gostam. Hoje em dia tudo é mais rápido, os usuários querem dar cada vez menos cliques para chegar em seus objetivos.

Dessa forma, as lojas que pretendem ampliar a sua atuação no mercado devem apostar nos recursos tecnológicos que sirvam para facilitar a vida dos consumidores. Então, apostar em um site de e-commerce ou nas redes sociais, oferecendo conteúdos de qualidade pode ser uma boa saída.

Uma das áreas que mais avançou recentemente foi a tecnologia de armazenamento de dados na nuvem, o que tem permitido acesso a uma série de serviços. Assim, é possível encontrar softwares de gestão, plataformas de e-commerce e até mesmo soluções de inteligência artificial, ideais para bombar o seu negócio.

Como dissemos anteriormente, a tecnologia tem deixado as pessoas cada vez mais exigentes, já que assim elas podem pesquisar sobre determinados produtos. Entretanto, as empresas devem ter o mundo digital ao seu lado.

O marketing no comércio de varejo

O marketing de varejo é uma atividade bem diferente do marketing tradicional. As principais diferenças são relacionadas com as formas de pesquisa junto aos consumidores e como é feita a comunicação com eles.

No comércio de varejo é preciso utilizar o marketing para que a sua empresa seja notada entre tantas concorrentes. As grandes empresas, aquelas que fazem propagandas na televisão, apostam em um estilo que tenta aproximar as marcas dos clientes. Assim, promovem ações para que façam parte da rotina dos clientes.

Então, tenha em mente que um dos pontos principais é a realização de atividades que proporcionem uma conexão com o cliente. Ou seja, é importante buscar alternativas para que o público-alvo se identifique com os produtos que são vendidos no seu estabelecimento. A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais interessantes a ser adotada.

O marketing de conteúdo pode ser realizado por meio das redes sociais ou com a criação de um blog. Dessa forma, a empresa postará conteúdos de qualidade sobre os produtos que comercializa, proporcionando um bom engajamento.

Atendimento de qualidade é essencial

Se tem algo que cada vez é mais importante para atrair clientes é o atendimento. Assim, se a sua empresa tem concorrentes no setor de atuação e os clientes não ficarem satisfeitos com os produtos adquiridos ou serviços, certamente irão partir para outra opção quando necessitarem novamente.

Para que o atendimento seja de qualidade é preciso atender há alguns fatores importantes no comércio de varejo. Dessa forma, é importante que a empresa se preocupe com a satisfação de seus clientes. Além dos produtos comercializados, é importante que os profissionais envolvidos nos atendimentos sejam treinados para oferecer todo o suporte necessário.

A empresa deve ainda contar com canais de atendimento eficientes para solucionar todas as dúvidas e problemas que possam vir a surgir com as vendas realizadas. Às vezes o consumidor enfrenta algum problema depois que recebe as mercadorias em sua residência, é nesse momento que a empresa vendedora deve aparecer com a solução.

Tendências do comércio de varejo para os próximos anos

Não tem jeito, é preciso seguir as tendências para ter sucesso no ramo do varejo, mesmo que você atue apenas com uma loja física. Aliás, talvez seja esse o momento para expandir os seus negócios e começar a fazer vendas pela internet. Confira quais são as maiores tendências para esse e para os próximos anos:

  • Entregas no mesmo dia: muitas vezes as pessoas fazem compras pela internet e recebem os produtos 20 dias depois, enquanto comprando na loja tem acesso a mercadoria no mesmo dia. Então, uma das principais tendências é a entrega no mesmo dia, mas isso varia conforme a cidade do pedido.
  • Compras pelas redes sociais: o Facebook e o Instagram servem para muito mais coisas do que apenas postar fotos. Essas redes sociais são ideais para aumentar o engajamento em relação a sua marca e para conquistar novos clientes.
  • Retirada em lojas físicas: as lojas físicas têm um papel importante, já que podem atuar como centros de distribuição, caso as vendas sejam feitas pela internet. Aliás, é algo que tem sido utilizado pelas gigantes do varejo, onde o cliente faz a compra pela internet e retira o produto na unidade mais próxima.
  • Inteligência artificial: se a sua empresa possui um site, é interessante que exista um chat, onde a pessoa poderá tirar as suas dúvidas e por onde o atendimento poderá ser feito inicialmente pela Inteligência Artificial.

O comércio de varejo é um dos principais setores da economia

O mercado varejista é um dos principais setores que dão sustentabilidade para a economia. E isso não acontece apenas no Brasil, como em boa parte dos países capitalistas. Ele é considerado um dos pilares da economia, seja devido a arrecadação de tributos ou então pela contratação de profissionais.

Em nosso país, o varejo como um todo equivale a praticamente metade do Produto Interno Bruto (PIB). Aliás, chama atenção o fato de o varejo absorver pessoas que não possuem muita qualificação profissional, diferentes de outros setores, como a indústria. Assim, favorece a geração de renda em classes mais baixas, mas estimula a rotatividade de funcionários.

Por fim, o varejo é também um dos primeiros a ser atingido por variações na economia. De fato, isso acontece porque atua vendendo mercadorias para pessoas físicas, que muitas vezes podem fazer mudanças em seus orçamentos, cortando algumas coisas e investindo em outras, em épocas de crise.

Vale a pena investir no varejo?

De acordo com a 5ª edição do ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, divulgado em 2018, existem mais de 120 redes varejistas, com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. Parece um número bem interessante, não é mesmo? Boa parte delas são lojas de segmento, que possuem unidades espalhadas por boa parte dos estados brasileiros.

O ranking mostra ainda que 64,83% das empresas vendem acima da inflação. Dessa forma, o segmento pode ser muito lucrativo. A partir disso, os empreendedores conseguem aumentar o faturamento, já que compram os produtos por determinado valor e conseguem vender por bem mais do que pagaram.

Por tudo o que apresentamos aqui, podemos dizer que o comércio de varejo é sim uma boa sacada. Aliás, poderá ainda ter a internet como sua aliada, contando com uma sede fixa e vendas por e-commerce, fazendo com que a sua marca atinja públicos que vão além dos limites da sua cidade.

A Place2b ajuda você a escolher uma sede para sua empresa

O comércio de varejo é muito interessante, mas se você vai trabalhar com uma loja em sede fixa, é preciso fazer uma boa escolha. O ponto comercial será fundamental para o sucesso dos seus negócios. Aliás, em um cenário tão competitivo, cada detalhe será importante para o sucesso em seus objetivos.

A Place2b é a empresa ideal para te ajudar nessa escolha. Contamos com diversas alternativas de pontos comerciais para alugar, em galerias, hipermercados e shoppings centers. O melhor de tudo é que você pode conferir as opções de maneira online, marcando visitas apenas naqueles que mais gostar.

Aliás, se você vai investir em alguma franquia, contamos também com quiosques, aqueles que podem ficar no meio dos corredores de um shopping center, por exemplo. Eles são interessantes, já que podem receber um grande número de clientes, pois ficam bem posicionados no empreendimento onde estão instalados.

Acesse a nossa home e confira todos os detalhes, sobre as melhores opções para alugar na cidade. Então, utilize os nossos filtros, para selecionar imóveis de acordo com a área e com o valor do aluguel. Use ainda os espaços para buscar por bairros ou por cidades. E não se esqueça, a Place2b está com você nessa escolha.