9 Dicas para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19

9 Dicas para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19

A cada dia surgem novas notícias envolvendo o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19. Aliás, foi no dia 11 de março de 2020 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar a doença dessa maneira. E a partir disso, o Brasil e o mundo começaram a tomar novas medidas preventivas, para evitar a contaminação em massa.

Naquela época a situação ainda era "tranquila" no Brasil, já que o Ministério da Saúde confirmava apenas 52 casos de infecção. Desde então, dois ministros deixaram a pasta e já são mais de 240 mil casos, enquanto isso, o número de óbitos também não para de aumentar, passando de 16 mil. E como dificilmente não seria, São Paulo é o estado que lidera as listas.

Por tudo isso, muitos estados e prefeituras tomaram medidas protetivas, impedindo que comércios fossem abertos.

Ainda assim, não demorou para que essas medidas fossem alteradas, assim como o presidente Jair Bolsonaro ampliou a lista de serviços essenciais, incluindo a construção civil, obras de engenharia e indústrias químicas, entre outras.

Até o momento, o que se observa é que os pequenos negócios são os mais afetados. Acontece o seguinte, as pessoas estão evitando sair nas ruas e principalmente irem a lojas. Dessa forma, com menos gente andando pelas calçadas, fica mais difícil o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19.

Como o setor de varejo deve enfrentar a crise da Covid-19?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que as vendas não serão totalmente encerradas. As pessoas vão continuar consumindo, mesmo que em uma menor escala. Assim, a tendência é de que o ticket médio continue caindo ao longo dos próximos meses, até que a situação se estabilize.

Para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19 os empresários devem tomar algumas medidas. Dessa forma, devem fazer uma análise da situação, para identificarem onde precisam cortar seus gastos e permitir que a empresa possa continuar existindo e sobreviva a esse período delicado.

Com o dólar nas alturas, os empreendedores que compram produtos importados, em alguns casos podem ter que buscar soluções e fazer substituições. De fato, o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19 não é tarefa fácil, mas é possível sim encarar essa situação de frente e buscar opções para superar.

Veja algumas dicas que preparamos para você

1 - O empreendedor deve analisar a situação

Talvez você já tenha sido obrigado a fechar a sua empresa durante a pandemia. Por isso, é importante aprender a trabalhar essa situação, para que os prejuízos sejam menores. Então, é fundamental ter planejamento para os próximos passos, evitando atitudes desesperadas e sem análises. Assim, o planejamento é fundamental para seguir em frente.

Não somente os empreendedores passaram por alguns ajustes, como os consumidores. Muitos deles deixaram seus empregos nas sedes das empresas e passaram a atuar no home office ao longo da pandemia. Além disso, o isolamento social impede que as pessoas saiam na rua, mas eles continuam consumindo. Por mais que seja de uma forma diferente, continuam consumindo.

Esse é um momento de ter empatia, é um período para a readequação de atividades.

Assim, quem tem um negócio deve buscar uma visão mais ampla, para entender o que está acontecendo. A reorganização é fundamental para os empreendedores, já que os clientes continuam lá, mas para chegar até eles será necessário utilizar novos canais.

O empreendedor que faz isso de uma maneira tranquila e consciente tende a encontrar uma solução. Por isso, é importante ler informações em diferentes sites, assistir telejornais e identificar qual é o estado enfrentado pela saúde no Brasil. Assim, a criatividade vai ter um papel mais importante do que nunca para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19.

2 - Como lidar com os funcionários?

Esse é um período que vai passar, pode até ser que demore, mas vai sim. Então, dispensar funcionários agora e depois ter que contratar novos e aplicar treinamentos, pode não ser uma boa ideia. Tudo bem, será possível economizar dinheiro durante os meses de recessão, ainda assim, é importante analisar a questão.

Dessa forma, às vezes vale mais a pena o empreendedor pensar na realocação de seus funcionários. Assim, os colaboradores podem mudar de funções, continuando com seus contratos vigentes para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19.

Aliás, o governo federal editou algumas normas em relação aos trabalhos durante esse período. Assim, é permitido que as empresas deem férias mesmo antes dos funcionários completarem o período aquisitivo, por exemplo ou suspenderem os contratos, reativando logo depois da crise.

3 - É importante que os empreendedores se reinventem 

Esse é um momento ideal para os empreendedores buscarem novos caminhos para os seus negócios. Então, em primeiro lugar muitas empresas passaram a adotar o regime de home office, onde os funcionários ficam em casa, mas prestam os mesmos serviços do que se estivessem na sede da empresa.

Só que buscar maneiras de se reinventar vai muito além disso. Dessa forma é preciso apostar nas redes sociais, que passam a ter um papel ainda mais importante neste momento. O Instagram, por exemplo, pode ser utilizado para a realização de propagandas, enquanto o WhatsApp funciona como um canal para receber pedidos.

Os empreendedores do setor de varejo devem analisar toda a situação, como se estivessem de fora. Assim, provavelmente vai fica mais fácil para desenvolver um planejamento e colocar em execução. Obviamente que a criatividade não aparece do nada, existe todo um procedimento por trás disso.

Estamos em uma época onde os investimentos devem ser baixos e os retornos rápidos. Por isso, é fundamental saber onde o seu público-alvo está. Além disso, é preciso ter cuidado e não colocar tudo para vender pela internet, apenas os produtos que são mais consumidos.

4 - Como vender durante a pandemia?

Se a sua empresa passou a atuar no home office, aquela situação do olho no olho deixou de existir. Então, o WhatsApp surge como um grande aliado, para manter o contato próximo com os clientes. Dessa forma, o meio digital passa a ser fundamental, assim como o telefone.

Os funcionários de sua loja podem ser realocados, para entrarem em contato com os clientes por meio de telefonemas. O empreendedor precisa acreditar que os clientes gostam de seus produtos e por isso precisam manter o contato. E por mais que as televendas pareçam algo antigo, continuam sendo interessantes nos dias atuais.

Hoje em dia as pessoas estão conectadas nas redes sociais, então isso precisa ser utilizado como uma ferramenta pelos empreendedores. O e-mail marketing é outra opção bacana para os empreendedores. Mas, é preciso não ser chato e ficar enviando promoções ou descrições de produtos todos os dias.

5 - WhatsApp Business para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19

O WhatsApp está presente nos celulares de boa parte dos brasileiros. E as pequenas empresas podem se beneficiar de uma ferramenta contida nele: o WhatsApp Business, ideal para a realização de vendas. Dessa forma, o sistema irá facilitar a comunicação com os clientes, sendo uma maneira de automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

É uma boa dica para quem possui uma loja e busca soluções para enfrentar a pandemia do Covid-19. Não precisa ser nenhum especialista em redes sociais ou técnico em informática para configurar o WhatsApp Business e permitir que ele responda automaticamente, diminuindo o tempo gasto nestas interações.

O WhatsApp Business é totalmente gratuito e é possível até mesmo cadastrar um número de telefone fixo em sua conta. Por isso, essa é uma forma de deixar a sua empresa com uma cara mais profissional, servindo até mesmo para ajudar durante a Covid-19.

6 - Vale a pena adiantar os recebíveis para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19?

Se a sua empresa trabalha com vendas por cartões de crédito, uma das opções é adiantar os recebíveis. Mas, isso deve ser feito somente depois de uma análise, para identificar bem como está a situação e quais são as taxas cobradas por isso.

É possível ainda fazer um empréstimo para adquirir capital de giro. Então, faça uma comparação entre as duas taxas e realize as contas. Atualmente as bandeiras estão oferecendo facilidades para os pequenos empreendedores. Então, talvez essa seja a oportunidade que você estava precisando.

É importante ter em mente que não existe uma receita de bolo para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19. Ou seja, o que é bom para um empreendedor não serve para outro. Se você não vai conseguir definir qual será o seu fluxo de caixa mensal, então é fundamental evitar comprometer o orçamento com alguma parcela.

7 - Não trabalho com produtos essenciais. O que fazer?

Essa é uma situação um pouco mais complicada. Quando falamos sobre planejamento, é preciso identificar onde o produto de sua empresa se posiciona na crise. Então, aqueles considerados essenciais são vendidos mais rapidamente, enquanto os outros não. Por isso que é tão importante buscar novas estratégias.

A expectativa é de que nos próximos meses as vendas caiam. Mas, o mercado não vai acabar. Os empreendedores devem entender as necessidades de seus consumidores e é preciso saber que eles não estarão mais nas ruas. A partir do momento que os empresários conhecem o seu público fiel, será possível manter essa conexão.

Durante a crise do Covid-19 praticamente todos os setores irão apresentar quedas nas vendas. Acontece que as pessoas estão com mais medo de perderem os seus empregos e por isso tendem a economizar nos gastos mensais.

8 - Garanta entregas confiáveis

Os serviços delivery cresceram bastante durante a pandemia, já que assim as pessoas não precisam ir até restaurantes por exemplo. O mesmo tem sido adotado por empresas de outros setores, que estão de olho no público e querem manter suas vendas aquecidas.

Se quando o Covid-19 ganhou fama muitas pessoas começaram a ficar preocupadas com produtos que vinham da China, agora isso está ainda pior. Aliás, alguns consumidores chegam a cancelar entregas, quando percebem que os produtos são enviados a partir de São Paulo, o estado com o maior número de infectados.

É fundamental indicar aos consumidores que os colaboradores passam álcool gel nas mãos. Às vezes é bacana enviar uma carta junto, contando que tudo está esterilizado e como o procedimento foi realizado. Dessa forma, se já existia antes uma busca pela higienização, agora isso está muito maior.

9 - Evite apostar em novos produtos e subir o preço 

O empreendedor deve olhar para a sua planilha de vendas e identificar o que sai mais. Dessa forma, é fundamental evitar a compras de produtos inovadores. Então, a maioria das lojas possui alguns carros-chefes, que devem ser mantidos nesse momento. Além disso, o empresário deve calcular o seu estoque.

O empreendedor do varejo precisa tentar identificar qual é o ticket médio dos seus consumidores. Assim, possivelmente aqueles que gastavam R$ 150,00 pode ser que agora passem a gastar R$ 100,00. Dessa forma, alguns empresários pensam que devem aumentar os preços, já que o número de clientes será menor, mas isso vai acabar manchando a sua marca.

Quem aumenta o preço dos produtos durante uma crise acaba dando um tiro no pé. Os consumidores até podem continuar adquirindo esses itens, mas eles vão lembrar disso no futuro. Pelo contrário, esse é um momento de consolidar a sua marca com um estilo mais social e que se importa com as pessoas.

Como o setor de moda se comporta na crise do Covid-19?

Nas lojas de moda, geralmente os clientes não compram uma roupa: compram uma experiência, seja para se sentir bonita ou empoderada. Felizmente, isso não acaba com o Coronavírus. Mas, pode ser necessário buscar uma forma de continuar vendendo nesse período.

A experiência tem relação com o marketing. É muito diferente você colocar a foto de uma roupa com um fundo branco do que um modelo vestindo a roupa, a segunda versão vai transmitir bem mais emoção. Assim, o cliente pode adquirir uma empolgação e vir a comprar esses produtos.

As academias estão montando pacotes para treinamentos em casa, com a venda de e-books ou videoaulas. Então, as pessoas continuam precisando de exercícios, assim as empresas que trabalham com a venda de roupas fitness podem fazer parceiras com esses empreendimentos, para que a rentabilidade seja mantida.

No Instagram, por exemplo, é possível fazer stories, divulgando os seus produtos para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19.

Isso pode ser feito da maneira individual, sem a contratação de um profissional especialista nas mídias sociais. Dessa forma, uma boa opção é entregar as roupas diretamente nas casas ou atender com horário marcado.

E tem mais uma coisa bacana e relação ao setor de moda. Se além da loja que vende essas roupas você possui uma confecção, que tal apostar na produção de máscaras? As de super-heróis tem feito sucesso entre as crianças, assim como as mulheres procuram algumas com espantas estilosas. Pode ser uma boa saída nesse momento.

Como os franqueados devem agir durante o Covid-19?

Algumas franquias grandes estão se posicionando, chegando aos empresários e perguntando o que estão precisando. Assim, algumas franquias estão reduzindo as suas taxas cobradas aos franqueados. Dessa forma, caso você tenha alguma dúvida, é interessante entrar em contato com os franqueadores.

Os empresários que possuem franquias estão enfrentando sérios problemas. Acontece que muitas delas estão localizadas dentro de shoppings centers, e embora muitos deles já tenham voltado a abrir, continuam com público reduzido. E como os franqueados precisam seguir um modelo pré-determinado, pode ficar difícil a situação.

Conforme citamos no começo desse tópico, grandes franquias estão mudando as suas posturas. Mas, isso por enquanto tem sido feito de forma individual, no contato com cada um dos franqueados e não de uma maneira ampla, válida para toda a rede.

Conte com a nossa ajuda, estamos com você para enfrentar a crise da Covid-19

A Place2b está ao lado dos empreendedores durante a crise do Covid-19. Sabemos que esse é um momento difícil e que o mundo inteiro precisa buscar alternativas para o setor de varejo enfrentar a crise da Covid-19. Por isso, os empreendedores do varejo precisam estar atentos e tomar as medidas necessárias contra a crise.

Estamos trabalhando nesse momento, para atender aqueles que pensam em empreender nesse período de dificuldades. Aliás, muitas empresas estão sendo abertas durante esse período, são pessoas que encontraram uma oportunidade de lucrarem em um momento conturbado.

Se você é empresário do setor de varejo e acredita no seu sonho, não desista. A crise do Covid-19 vai passar, então quem sabe esse seja o melhor momento para estruturar a sua marca e consolidar os produtos vendidos ou fabricados.