Como ser um consultor de negócios

Como ser um consultor de negócios

Se tem uma função que muitas empresas precisam, mas que poucas têm noção disso, é a de consultoria. Fazer um negócio prosperar sem contar com o olhar quase que externo, de um profissional capacitado, pode ser uma tarefa muito difícil - o que faz com que essa demanda seja grande. Mas, afinal de contas, como ser um consultor de negócios?

Estamos vivendo um período em que as tecnologias e processos estão se tornando obsoletos com muita rapidez. Algo que é moda em um dia e impulsiona as vendas, no outro pode estar completamente ultrapassado. E, para quem está empreendendo, captar esse feeling de mudança nem sempre é fácil.

Da mesma forma, para aqueles que empreendem, é muito fácil acabar caindo na rotina de produção de empreendedorismo e se perder nos próprios erros. Muitas vezes, problemas vão se acumulando e nos prejudicando sem que a gente perceba, sendo incorporados ao dia-a-dia. No entanto, com a ajuda de um profissional capacitado, é possível não apenas identificar essas dificuldades como, também, propor soluções.

Neste artigo, você irá saber um pouco mais sobre como ser um consultor de negócios de sucesso, em diferentes áreas de atuação. Além disso, falaremos um pouco mais sobre as habilidades que um profissional dessa categoria precisa ter para prosperar, assim como a definição para tal profissão.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de saber como ser um consultor de negócios, entenda que o é essa profissão

Antes mesmo de saber como ser um consultor de negócios, é importante que você realmente entenda o que é essa profissão. Afinal de contas, estamos falando de uma área profissional que, apesar de poder ser preenchida por pessoas que atuam em diferentes segmentos, é extremamente ampla.

Em suma, o consultor de negócios é o profissional que presta consultorias a uma empresa. O seu objetivo, nesse serviço, é justamente compreender quais são as dificuldades de tal empreendimento, identificar os problemas que causam essas dificuldades e, também, propor as melhorias e soluções para a mesma.

Pode-se dizer que o consultor de negócios é o profissional que, com um olhar de fora, consegue entender onde a empresa está errando ou precisa melhorar e, então, apresentar as possíveis soluções para isso. Figuras como essa estão se tornando cada vez mais solicitadas, principalmente pela dinamicidade dos negócios.

Acontece que, o que poucos sabem, é que quase qualquer pessoa que entende muito sobre uma área pode se tornar um consultor. Um exemplo é o profissional que, por anos, trabalhou com logística de transporte - dada a sua experiência, pode ser um bom consultor para empresas que atuam neste mesmo segmento, ganhando um dinheiro extra ou, até mesmo, descobrindo uma nova profissão para si.

Mas, afinal de contas, como ser um consultor de negócios?

O processo para ser um consultor de negócios, apesar de poder ser encarado por muitos, não é tão simples quanto parece. Na verdade, é preciso que você, enquanto profissional, tenha plena ciência de seus conhecimentos e habilidades para, então, entender de que forma ele pode ser útil e para quem.

O primeiro passo para se tornar um bom consultor de negócios é, justamente, mapear os seus conhecimentos e habilidades. Isso pode estar muito ancorado àquilo que você trabalha. Por exemplo: um vendedor entende de técnicas de vendas, e pode ajudar uma empresa com dificuldades nesse quesito; enquanto um profissional da área de comércio exterior sabe como importar produtos, e pode ajudar uma empresa desse ramo - e etc…

Identificados esses dois pontos, você precisa potencializá-los de alguma forma. Fazer cursos, ler sobre o assunto, procurar referências da área - tudo isso ajuda você a se tornar ainda melhor naquilo que já é bom e, então, se preparar para atuar como consultor de negócios.

Por último, é importante destacar que, para ser um consultor de negócios, é importante que você entenda de mercado. Compreender os mercados que você irá atender, como está a situação atual para eles e quais são as previsões de futuro, é essencial para poder prestar um bom serviço com propriedade.

Por fim, decida quem é o seu público e invista em divulgação

Por último, no processo de como ser um consultor de negócios, você precisa decidir quem será o seu público-alvo e investir em divulgação. Você irá atender empresas de qual ramo? Tecnológico? Têxtil? Mercantil? Faça esses questionamentos e, quando tiver a resposta, baseada nas suas habilidades, comece a divulgação.

Caso você pretenda atender de maneira presencial os seus clientes, algo que pode inclusive proporcionar uma visão mais profissional do seu negócio, é importante investir em um imóvel bem localizado. Mesmo assim, estar presente no mundo virtual, atendendo pela internet e divulgando os seus serviços por meio de técnicas de marketing digital, também é imprescindível.