Ideias de comércios para público feminino

Ideias de comércios para público feminino

Não é segredo para ninguém que todos os empreendimentos giram em torno do público-alvo (ou dos públicos-alvos). Ter um perfil de cliente muito bem estabelecido é ideal para que você possa aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Pensando nisso, separamos para você algumas das melhores ideias de comércios para público feminino.

Nos dias de hoje, não é mais tão comum pensarmos nessa divisão entre masculino e feminino na hora de determinar o público-alvo. No entanto, na hora de tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática, é óbvio que se deve pensar nessa segmentação, caso ela de fato exista para o seu tipo de negócio.

Além disso, há quem queira empreender visando justamente um perfil. Seja por questões de planejamento ou até preferência, ter o público feminino como alvo do seu negócio pode ser interessante em termos financeiros, mas, obviamente, é preciso saber desenvolver a própria questão do gênero.

Neste artigo, você irá conhecer de uma vez por todas algumas das melhores ideias de comércios para público feminino. Além disso, falaremos sobre a vantagem de ter esse gênero como público-alvo principal, assim como destacar o fato de que este não precisa ser o único a ser trabalhado.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Por que apostar em comércios para o público feminino?

Antes de entrar no mérito das ideias de comércios para o público feminino, é importante ressaltar um ponto. Afinal de contas, por que apostar nesse gênero? Em suma, tanto na parte da empreendedora quanto do consumidor, ter o gênero feminino como alvo pode ser uma estratégia interessante - por uma série de assuntos.

Um dos fatores que ajuda a corroborar com a ideia de investir em comércios para o público feminino é justamente o fato de que, de algumas décadas para cá, as mulheres passaram a ter mais poder de compra. Diferentemente do século XX, no século XXI é muito mais comum vermos as mulheres trabalhando e, até mesmo, com a própria independência financeira.

Isso significa justamente que o poder de compra do público feminino, de certa forma, também cresceu. Com isso, investir em produtos ou serviços que tenham esse gênero como alvo é uma espécie de garantia que você terá um potencial mercado de consumidores bastante grande - sobretudo em alguns segmentos.

No entanto, é importante ressaltar que montar um comércio que tem o público feminino como alvo não significa que você necessariamente não possa trabalhar, também, com o público masculino. É tudo uma questão de escolhas, uma vez que, em algumas ocasiões, o que irá definir o seu sucesso é justamente a qualidade do produto.

Sendo assim, confira algumas dicas de ideias de comércios para público feminino:

Lingerie e peças íntimas: uma alternativa viável de comércios para público feminino

Não dá para falar sobre ideias de comércios para público feminino sem nem ao menos citar o segmento de lingerie e peças íntimas. Afinal de contas, estamos falando de um mercado que desde 2016 vem tendo um aumento considerável e, apesar de ter sofrido um baque durante a pandemia do novo coronavírus, voltou a ativa.

Além disso, durante muitos anos a venda de lingeries e peças íntimas de uma maneira geral foi encarada por mulheres como um trabalho secundário, para complementar a renda. Muitas, no entanto, perceberam que esse segmento tinha futuro e acabaram abandonando as suas ocupações principais para se dedicar à venda nesse tipo de comércio.

Um dos pontos que costuma ser definitivo para o sucesso de um comércio de lingeries e peças íntimas é, justamente, a fabricação. Contar com uma equipe, com costureiras (os) para idealizar as peças é uma forma de sair na frente de muitos concorrentes. A divulgação nas redes sociais também é essencial para atingir um bom público.

Produtos de beleza 

O ramo de itens estéticos atingiu o mercado masculino já há um bom tempo. No entanto, isso não significa que os produtos desse segmento sejam os mesmos do gênero feminino. E é justamente por isso que uma das ideias de comércios para público feminino é a da venda de produtos de beleza.

Os últimos dois anos de pandemia do novo coronavírus fizeram com que muitas pessoas passassem a dar mais atenção à própria saúde e, também, à beleza. Isso fez com que a venda de cosméticos de uma maneira geral crescesse consideravelmente, colocando esse mercado como um grande potencial para os anos seguintes.

Além disso, um dos pontos interessantes para quem busca empreender no mercado de produtos de beleza para o público feminino é justamente a curadoria. Existem muitos cosméticos sendo vendidos na internet hoje em dia, mas é muito difícil uma loja física que tenha, de fato, as melhores e mais variadas alternativas - então aposte nisso.

Moda feminina em destaque nos comércios para público feminino

Não é segredo para ninguém que o segmento de roupas e acessórios femininos teve um grande crescimento durante os últimos anos. O e-commerce foi o que mais se deu bem nesse quesito, principalmente por conta de plataformas como Shein e Shoppee. No entanto, isso não significa que a moda feminina não seja uma boa oportunidade para negócios físicos.

A moda feminina é, hoje em dia, uma das melhores ideias de comércios para o público feminino. No entanto, estamos falando de um setor extremamente concorrido, o que faz com que o empreendedor precise se diferenciar da grande maioria dos concorrentes se quiser alcançar bons resultados.

Nesse contexto, é interessante observar os empreendedores que focam em um tipo de moda feminina específica - como o street, por exemplo. Ou, até mesmo, aqueles que variam bastante os modelos, mas que trazem sempre uma peça diferenciada para compor a sua coleção e chamar a atenção. 

Além disso, para uma loja física, comprar e importar peças por um preço mais acessível pode ser uma ótima alternativa. Nesse caso, o valor do seu produto acaba sendo muito relacionado a curadoria das peças e acessórios - algo que realmente faz a diferença para o consumidor, o qual não precisa perder muito tempo escolhendo e tem a sua disposição um conjunto de alternativas excelente.