Como aumentar o faturamento do final do ano?

Como aumentar o faturamento do final do ano?

A chegada do final do ano traz muitas datas festivas, como Natal e Ano Novo. Por isso, é uma das melhores datas para o varejo. Mas será que é possível aumentar o faturamento com o final do ano?

Nesse momento, com festas seguidas de férias, podemos observar um aumento no consumo. Um dos motivos para isso também é o décimo terceiro salário que costuma vir no mês de dezembro. 

Apesar do aumento de vendas, é preciso considerar o aumento de concorrências. Dessa forma, é interessante ter um bom planejamento para se destacar e utilizar essa oportunidade para alavancar seu negócio. 

Sendo assim, se você precisa saber como aumentar o faturamento durante o final do ano, continue acompanhando esse artigo.  

Qual a melhor forma para se planejar? 

O final do ano é uma oportunidade. Então, vendedores e comerciantes precisam ficar atentos para tirar o melhor proveito dos lucros durante esse período. Para isso, separamos os principais pontos que precisam ser verificados e, assim aumentar o seu faturamento.  

Tenha um bom estoque 

O final do ano é marcado pelo Natal e o Ano Novo. Já no mês anterior a essas festas, temos a Black Friday. Nessa data em específico, a maioria das lojas entra em promoção no mundo todo, oferecendo descontos bastante atrativos. 

Por esse motivo, é preciso ter uma boa disponibilidade dos produtos que você oferece. É justo dizer que a Black Friday já faz parte das grandes venda de final de ano, e deve entrar no planejamento. 

Exiba seus produtos 

Os produtos que você vende precisam ser vistos. Para isso, o ideal é deixar expostos em mostruários, display, gôndolas, prateleiras e outros. Além disso, é importante se posicionar online, pois muitos consumidores preferem comprar através da internet.  

Uma boa apresentação é responsável por vender muito. Afinal, muitas vezes, o consumidor não precisa daquele produto, mas ele compra por ser atraente. 

Dessa forma, é importante deixar ele na vista de todos, mesmo se a loja for online. Nesse caso, apresente fotos e forneça todas as características do que você está vendendo.  

Faça ações de Marketing 

O marketing é considerado a alma do negócio, sendo de grande importância ter uma equipe designada para isso. Afinal, as ações de marketing servem para potencializar o seu negócio, fazendo com que um número maior de pessoas chegue até a ele. 

Além disso, um bom planejamento ajuda a divulgar os produtos e aplicar estratégias para aumentar o faturamento no final do ano.  

Tenha uma equipe comprometida 

É importante que toda a equipe de funcionários esteja na mesma sintonia, conseguindo atender a demanda que essas datas exigem. Isso porque, nessa época de final de ano, é comum trabalhar até o triplo do que as tarefas exigem.

Nesses casos, muitas empresas podem optar por contratar funcionários suplentes para conseguir dar conta da demanda ou buscar automatizar o atendimento. O importante é preparar a loja para a grande demanda. 

Analise sua concorrência 

É preciso saber quais são os seus concorrentes diretos, inclusive os que trabalham online. O ideal é entender o que eles estão oferecendo. Assim você consegue superar com o seus produtos, dando ao cliente uma experiência de compra de excelência.  

Utilize a internet  

O comércio eletrônico cresceu consideravelmente nos últimos anos. Uma parte responsável por isso foi o isolamento social que passamos.

Isso porque, na maioria das vezes, precisamos recorrer a internet para comprar algo. Agora, ela é uma das principais aliadas para aumentar o faturamento do final do ano.  

Para manter um catálogo digital completo e eficiente, é interessante poder contar com a opção delivery. Nela, o cliente compra o produto e recebe em casa, e também pode contar com um Marketplace de grande porte como Shopee ou Mercado Livre para anunciar o seu produto.  

Além disso, as redes sociais são excelentes aliadas para divulgação e até mesmo venda. Afinal, elas são bastante utilizadas por todos os tipos de públicos, incluindo potenciais clientes. O importante é usar a criatividade a seu favor, fazendo postagens interessantes e atraentes, chamando atenção para o seu produto.  

Realize o pós-venda 

O atendimento no momento da venda precisa ser uma experiência positiva ao cliente. Ele costuma também avaliar o pós-venda, e se satisfeito pode recomendar o seu negócio a conhecidos e efetuar compras nos próximos anos. 

Afinal, um cliente satisfeito acaba se tornando um cliente fiel, o que ajuda no faturamento do final do ano.