Melhores Bairros industriais em SP

Melhores Bairros industriais em SP

Não é segredo para ninguém que o estado de São Paulo é o maior polo econômico e industrial da América Latina. Nele está concentrada uma diversidade gigantesca de empresas dos mais diversos segmentos. Não é à toa que existem, também, bairros industriais em SP capital que se destacam e muito na economia brasileira.

O fato é que a capital paulista é uma das mais desenvolvidas em termos industriais e tecnológicos no país. Afinal de contas, a cidade de São Paulo é sede de diversas empresas multinacionais e, também, indústrias de sucesso, responsáveis por fazer girar uma das maiores economias da América Latina.

No entanto, como todo município, existem áreas exclusivas destinadas para o desenvolvimento e instalação de indústrias. Isso faz com que alguns bairros acabem se destacando justamente por concentrar empresas de médio e grande porte essenciais para a economia local e nacional.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre os melhores bairros industriais em SP capital. Além disso, falaremos também sobre as principais empresas e indústrias que estão localizadas nessas regiões e o porquê desses espaços serem ideais para a instalação desses tipos de empreendimentos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Bairros industriais em SP: onde estão localizados?

Engana-se quem pensa que qualquer bairro em São Paulo pode ser um bairro industrial. Na verdade, todos os municípios contam com um documento chamado Plano Diretor, os quais determinam as áreas da cidade que estão autorizadas para a construção de indústrias e residências ou para preservação ambiental.

Sendo assim, os bairros industriais em SP são aqueles que contam com zonas industriais autorizadas e definidas pelo Governo do Município. Essas zonas industriais constam no Plano Diretor do município, e estão espalhadas por quase 20 bairros da capital - algumas maiores, outras menores.

É a quantidade e o tamanho de zonas industriais que fazem determinados bairros da capital paulista serem conhecidos como bairros de indústrias. No entanto, não significa ainda que um bairro industrial de São Paulo tenha apenas empresas produtoras, visto que também há regiões de moradia e preservação ambiental.

Sendo assim, vale ressaltar que as zonas industriais de São Paulo estão localizadas em diversos bairros, mas não englobam toda a área de determinados bairros. Dessa forma, as indústrias se concentram em espaços específicos para a sua instalação e interagem, de certa forma, com outras regiões da cidade.

LEIA TAMBÉM: Como funciona o depósito caução para aluguel?

Quais são os melhores bairros industriais em SP?

São muitas as características que fazem com que algumas regiões paulistas se destaquem entre os melhores bairros industriais em SP. Muitas vezes, apenas uma indústria de destaque nacional e internacional faz com que o espaço tenha uma excelente economia. Em outros, a quantidade de indústrias é o que determina o destaque. Confira:

1.    Ipiranga

Localizado na zona sul da capital paulista, o Ipiranga é um dos melhores bairros industriais em SP. A região conta com dois espaços distintos destinados à instalação de indústrias, os quais ficam localizados em pontas praticamente opostas da cidade, concentrando os mais diversos empreendimentos.

Além disso, o bairro também está no limite de outros dois bairros que também contam com zonas industriais, as quais praticamente se interligam, formando grandes espaços. Isso contribui para a instalação de indústrias dos mais diversificados segmentos, desde a área gráfica até a fabricação de peças.

Localizada na Rua Bom Pastor, a Plásticos Ipiranga é uma das indústrias de destaque do bairro paulista. A Serralheria DSC, ABSI Service Comércio de Instrumentação e a Austry Indústria de Cosméticos também são outros empreendimentos importantes localizados no bairro em questão.

2.    Itaquera

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Itaquera também é um dos bairros industriais de maior destaque em SP. Na verdade, a região da capital paulista é a que conta com o maior espaço concentrado destinado à instalação de indústrias no município, ditando a atividade econômica local.

Outro diferencial do Itaquera é justamente o fato de que o bairro conta com indústrias e empresas dos mais diversos segmentos econômicos. Sendo assim, lá você irá encontrar desde empresas do ramo de químico até empreendimentos que trabalham com a construção de dutos.

A Bralimpia, por exemplo, é um dos empreendimentos de maior destaque do bairro da capital paulista. A indústria é responsável pela fabricação de produtos para limpeza, os quais vão desde lavadoras até doblôs. A Electron Indústria e Comércio de Condutores também é outra indústria do bairro.

CONFIRA TAMBÉM: Como escolher um ponto comercial perto do público-alvo

3.    Jaçanã / Tremembé

Localizadas na zona sul de São Paulo, as regiões de Jaçanã e Tremembé também estão entre os melhores bairros industriais em SP. Os dois bairros interagem de forma conjunta e contam também com uma das maiores zonas industriais do município, a qual está em diferentes pontos da região.

Por contarem com um espaço considerável destinado a instalação de indústrias, Jaçanã e Tremembé contam com uma diversidade interessante de empreendimentos. Sendo assim, ao mesmo tempo que abrigam metalúrgicas, também contam com madeireiras e empresas do ramo de aço.

Uma das empresas de maior destaque dos bairros em questão é justamente a Renova Inox, que trabalha com a produção de aço inoxidável. Já a Semco Madeiras, que trabalha com a construção de esquadrias e outros materiais em madeira, também é um empreendimento notório na região.

4.    Mooca

Por mais que não seja detentora da maior zona industrial da cidade de São Paulo, a Mooca certamente está entre os melhores bairros industriais em SP. Isso graças a importância de alguns dos empreendimentos que estão localizados nesta região que, desde o século passado, vem crescendo industrialmente.

A Mooca já é conhecida pela história da cidade de São Paulo como uma das principais áreas industriais. Por mais que seja um dos bairros mais novos nesse sentido, ainda é conhecido pela presença de empreendimentos de destaque que reforçam a economia da capital paulista.

A grande empresa brasileira Arno, responsável pela fabricação de produtos eletrodomésticos, principalmente eletroportáteis, está localizada na Mooca. A Riccel, especializada em produtos químicos de limpeza, e a Ventisilva, que trabalha com ventiladores, também se destacam na região.

5.    Lapa

Outra região historicamente conhecida pela industrialização em São Paulo, mas que hoje já não conta mais com tantos empreendimentos, é a Lapa. Ainda assim, ela se consolida como um dos melhores bairros industriais em SP, e ainda está repleta de oportunidades para quem busca investir.

A diversidade de empreendimentos industriais que estão instalados na Lapa também é motivo de destaque para o bairro. Isso porque a região conta com indústrias que atuam tanto no setor de peças industriais como, também, metalúrgicas e outras empresas de produção.

A Kashin Indústria e Comércio é um dos empreendimentos de destaque do bairro, e trabalha com peças de acoplamentos, correntes, engrenagens e muitos outros. Especializada em placas de metal, a Expandra Indústria e Comércio também é outra empresa importante para a indústria local.

6.    Vila Pirituba e Jaraguá

Duas regiões que também interagem entre si e estão entre os melhores bairros industriais em SP são Vila Pirituba e Jaraguá. Apesar de não serem tradicionalmente locais voltados para o ramo industrial em São Paulo, ambas as localidades contam com boas zonas industriais demarcadas.

Com isso, desenvolveram-se indústrias importantes e até líderes internacionais em alguns segmentos. Empreendimentos do ramo metalúrgico estão presentes em ambos os bairros, assim como fabricantes de peças e empresas que trabalham com produção de fornos e outros equipamentos industriais.

A Crizaf do Brasil é um dos empreendimentos que se destaca na região. Ela é conhecida como uma das principais empresas produtoras de esteiras no mundo. Além dela, a Combustol também se destaca, com a produção de peças e equipamentos, ao lado da Mecaplast do Brasil.

7.    Vila Maria / Vila Guilherme

E para finalizar as regiões que contam com os melhores bairros industriais em SP, não há como não citar a Vila Maria e a Vila Guilherme. A região conta com uma parte considerável destinada à instalação de indústrias, conforme o Plano Diretor divulgado pelo governo da capital paulista.

A variedade de empreendimentos presentes em ambos os bairros também prevalece e contribui para o sucesso do mesmo. Em Vila Maria e Vila Guilherme encontramos empresas que fabricam mangueiras e, até mesmo, fabricantes para o mundo agro.

Um dos empreendimentos de maior destaque da região é justamente a Uniminas Agro Industrial, responsável pela fabricação de equipamentos para a agricultura. A Bertoncini Indústrias Químicas também é outra indústria importante para os bairros.

LEIA AINDA: Como escolher um ponto comercial movimentado


O que você achou dessa lista dos melhores bairros industriais de SP? Se estiver disposto a alugar um ponto comercial em um deles, está no lugar certo! Aqui no Place2b você encontra as melhores opções da cidade. Procure agora mesmo e agende uma visita!