Tendências do varejo 2022

Tendências do varejo 2022

Todos os anos, as mais variadas economias passam por mudanças em termos de expectativas e consumo. Afinal de contas, de tempos em tempos uma nova tecnologia é lançada ou um novo gosto domina o público, fazendo com que as coisas mudem. Mas por acaso você sabe quais são as tendências do varejo para 2022?

O setor varejista é sem sombra de dúvidas um dos que mais vem crescendo nos últimos anos no Brasil. Muito impulsionado pelas vendas pela internet, o segmento passou por uma alta nominal de 6,3% na Black Friday, o maior evento de compras do mundo, sediado todos os anos em novembro.

No entanto, enquanto outros setores chegam a ter anos de estabilidade em termos de funcionamento e tendências, o varejo passa pela necessidade de mudança todos os anos. Não apenas em termos de produtos mas, principalmente, de tecnologias utilizadas e do modo como os serviços são oferecidos ao consumidor.

Neste artigo, você irá ficar por dentro de algumas das principais tendências do varejo para 2022, das vitrines aos sites, dos produtos aos sistemas. Além disso, falaremos também da necessidade de dinamismo aos empreendedores desse segmento, os quais estão o tempo todo precisando se renovar para não ficar para trás nas vendas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

LEIA MAIS: Melhores cursos para gestão de equipes em 2022

As 5 principais tendências do varejo para este ano

Não é segredo para ninguém que o setor varejista é um dos que mais passa por mudanças ao longo dos anos. Isso porque ele está muito atrelado aos hábitos do consumidor, algo que, como sabemos, pode passar por grandes alterações em pouco tempo e em função de eventos ou tendências variadas.

A forma como um produto é apresentado e vendido aos consumidores mudou, e muito, de alguns anos para cá. Se formos parar para analisar a atuação das lojas de varejo do Brasil há uma década ou pouco mais do que isso, encontraríamos pouquíssimas que estivessem inseridas na internet, vendendo pela web - algo que é indispensável atualmente.

Além disso, os meios de pagamentos que as lojas desse segmento utilizavam como cobrança até alguns anos atrás certamente mudaram. Afinal de contas, a forma como muitos brasileiros pagam as suas contas e fazem compras, mesmo que de forma presencial, hoje em dia, é outra.

Pensando nessa dinâmica do segmento, separamos para você uma lista com as 5 principais tendências do varejo para 2022. Tratam-se de cinco pontos que você precisa ficar de olho e investir se não quiser ficar para trás dos muitos concorrentes, uma vez que se trata de um setor bastante concorrido. Confira:

1.    Investir na atuação multicanal

Engana-se quem pensa que as principais empresas do setor varejista sobrevivem somente com vendas pela internet. Ou até mesmo, que lucram apenas com vendas em suas lojas físicas. O fato é que a união entre o físico e o digital, para esse segmento em específico, vem provando ser cada vez mais lucrativo e importante.

E é justamente por isso que uma das principais tendências do varejo para o ano de 2022 é o investimento na atuação multicanal. Isso significa não se limitar a apenas uma plataforma para vendas, como um site, por exemplo, estando presente também em outras mídias que possam contribuir para o aumento das vendas.

Um estudo realizado pela Harvard Business Review mostra que 73% dos consumidores utilizam vários canais de uma mesma empresa durante a sua jornada de compra. Além disso, mais de 60% dos clientes brasileiros compram tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas, o que corrobora para a importância de estar presente nos dois ambientes.

O desafio dos empreendedores do varejo, então, é encontrar um bom equilíbrio entre a atuação no online e no offline. Há, ainda, a possibilidade de que ambos os ambientes estejam sincronizados, como no caso da retirada de um produto de forma presencial ou, até mesmo, na presença de QR Codes nos itens presentes em uma loja física.

2.    Boa experiência do consumidor

Nos dias de hoje, a grande maioria dos consumidores está em busca não apenas de um bom produto como, também, de uma boa “recepção”. Não é apenas a qualidade do item comprado que importa, mas sim a velocidade com a qual ele será entregue e, principalmente, a praticidade para que ele seja adquirido.

Sendo assim, saiba que uma das tendências do varejo para o ano de 2022 é justamente o investimento na boa experiência do consumidor. Esse ponto foi provado por uma pesquisa feita pela consultoria Accenture, que mostra que quase 50% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto para ter uma experiência prazerosa.

Uma forma de se adequar a essa tendência e necessidade é, por exemplo, trabalhar com os famosos “cardápios ou catálogos digitais”, os quais poupam o tempo do consumidor. Além disso, a possibilidade do cliente poder pagar as suas compras sozinho, mesmo que de forma presencial, ou a existência de planos de benefícios, também entra nesse ponto.

VEJA TAMBÉM: Tendências para o setor de consumo em 2022

3.    Dados integrados

Falar sobre a importância de dados sobre a jornada de compra dos clientes e as suas características é chover no molhado nos dias de hoje. Afinal de contas, são justamente essas informações que vão fazer com que você possa adequar melhor um site ou uma estrutura física para oferecer ao consumidor aquilo que ele realmente quer.

E não é atoa que uma das principais tendências do varejo para 2022 é a gestão de dados integrados. Isso significa fazer com que não apenas as informações de consumo dos clientes, como também todos os dados de estoque, número de vendas diárias e entregas estejam unidas e relacionadas em uma plataforma.

Contar com um software que possa automatizar todos esses processos e concentrar de maneira intuitiva todas essas informações é imprescindível. Afinal de contas, essa união pode fazer com que você economize muito tempo analisando dados e, também, possa tomar atitudes com maior assertividade.

4.    Live Commerce

Os meses de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus mostrou o sucesso definitivo das lives - tanto as musicais, quanto de jogos e por aí vai. No entanto, se tem um setor que se aproveitou muito bem dos vídeos ao vivo, esse setor foi o do varejo, que promete fazer um bom proveito dessa ferramenta pelos próximos anos.

A live commerce é sem sombra de dúvidas uma das maiores tendências do varejo para o ano de 2022. Tratam-se daquelas lives em redes sociais em que você vai anunciando e vendendo os seus produtos, reservando-os para os clientes que se manifestam no chat. Serve não apenas para aumentar e muito as vendas como, também, para criar uma base de consumidores ativos na mídia social da empresa.

5.    PIX

E por último, mas não menos importante, não há como negar que uma das principais tendências do varejo para 2022 é o uso de PIX como um dos meios de pagamento. Os empreendimentos que não trabalharem com essa ferramenta, tão bem aceita e utilizada pelos brasileiros, correm o risco de deixar de vender bastante.

Fique atento, porque as tendências do varejo mudam a todo o momento

O fato é que essas cinco tendências do varejo prometem ditar o funcionamento do segmento ao longo de 2022. No entanto, é inegável que o dinamismo do setor faz com que ele esteja sujeito a mudanças a todo o momento. Sendo assim, saiba que, o que é uma tendência hoje, pode deixar de ser em um piscar de olhos - sendo substituída por outra.