Como vender mais na Black Friday em 2022?

Como vender mais na Black Friday em 2022?

O mês de novembro é um dos mais aguardados para consumidores e empresários de todo o país. É justamente o período do ano em que se concentram algumas das melhores promoções do mercado, as quais podem ser aproveitadas não apenas no varejo. Mas como vender mais na Black Friday?

Apesar de estar marcada para acontecer no dia 26 de novembro, a Black Friday acaba movimentando promoções ao longo de todo o mês. Sendo assim, desde o primeiro dia já é possível visualizar lojas e empresas de diversos segmentos divulgando descontos bastante interessantes para os consumidores.

No entanto, enquanto empresário, não basta apenas baixar um ou dois preços de produtos e achar que irá fazer sucesso durante o período. É preciso criar toda uma tabela de preços e uma onda de promoções que vão progredindo e mudando ao longo de novembro, culminando nos maiores descontos no fim do mês.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como vender mais na Black Friday. Além disso, falaremos de algumas estratégias que podem ser adotadas ao longo de novembro e que certamente irão render bons resultados tanto para o empresário quanto para o cliente.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de abrir uma franquia

Faça uma boa divulgação para vender mais na Black Friday

Por mais que a Black Friday seja um período conhecido pelas vendas e descontos ele é, também, uma época de publicidade. Isso porque é justamente ao longo do mês de novembro que as marcas e empresas investem pesado na divulgação de promoções exclusivas, para que o assunto chegue até o consumidor.

Sendo assim, para vender mais na Black Friday você precisa idealizar uma boa divulgação do seu próprio negócio.

Dito isso, aproveite principalmente as principais redes sociais e canais de comunicação do seu empreendimento para divulgar as promoções. Faça bom uso do reels, vídeos para YouTube e fotos para o Instagram.

Divulgue essas publicações nos stories, no Facebook e até mesmo na rede de comunicação dos seus clientes

Não se apegue somente ao dia 26 para vender mais na Black Friday

Em 2022, a Black Friday está programada para acontecer no dia 26 de novembro. No entanto, isso não significa que você precise esperar até os últimos dias do mês para começar as promoções.

Sendo assim, não se apegue somente ao dia 26 se você pretende vender mais na Black Friday. A data é conhecida justamente por concentrar algumas das melhores promoções em diversos setores, mas inúmeras lojas e empreendimentos começam a disponibilizar e divulgar os descontos ainda no início do mês.

Dessa forma, elabore uma estratégia para que desde o início do mês já haja promoções à disposição do consumidor. Comece com os descontos e vá aumentando progressivamente com o passar das semanas, fazendo sempre a divulgação desta promoção de maneira criativa.

No dia 26 você pode até concentrar uma ou duas das grandes promoções do mês, que realmente chamam maior atenção.

No entanto, é importante começar essa divulgação e estratégia de preços ainda no início de novembro para que o consumidor tenha tempo de pensar e organizar as próprias finanças para comprar os produtos que deseja.

VEJA TAMBÉM: Situações em que o lojista tem a razão

Seja criativo em suas divulgações

O fato é que, ao longo do mês de novembro, e sobretudo próximo ao dia 26, as suas redes sociais estarão entupidas de promoções. Lojas de todos os segmentos possíveis estarão divulgando flyers e banners com faixas gigantes de promoção em destaque para chamar a atenção dos usuários.

Sendo assim, para vender mais na Black Friday em 2022 você precisa ser bastante criativo nas suas divulgações. Enquanto a grande maioria dos lojistas e empresários estarão focando em banners nas redes sociais, foque na produção de vídeos e até mesmo ensaios fotográficos, o que é excelente para o ramo alimentício, por exemplo.

Isso não significa que você não possa colocar alguns banners em diferentes plataformas para anunciar as promoções. Deixe essa parte para o próprio site da imobiliária ou até mesmo em links patrocinados no Google Ads, por exemplo. Para as redes sociais, espaço de maior interação, o ideal é focar em fotos e vídeos atrativos e de qualidade.

Nada de “maquiar” as ofertas pensando em vender mais

Ainda que a Black Friday seja um período conhecido pelos inúmeros descontos, muitos clientes possuem um olhar de cautela em relação a data. Isso porque, em muitas lojas, a época é famosa pelo chamado “a metade do dobro do preço”, ou seja, promoções que na verdade não são promoções.

Acontece que o público de uma maneira geral já está ciente dessas situações e está cada vez mais alerta a práticas como essa. Sendo assim, para vender mais na Black Friday você não pode “maquiar as ofertas”. É preciso oferecer promoções que não sejam negativas para a sua empresa, mas que sejam atrativas de fato para o cliente.

De nada adianta você subir o preço do produto faltando um mês para o início de novembro somente para, no dia 26, colocar ele no mesmo valor de agosto, por exemplo. A grande maioria dos consumidores já está ligado nessa prática e, uma vez que um empreendimento faz isso, ele acaba ficando mal-visto por parte dos consumidores.

Sendo assim, é preciso elaborar uma boa estratégia de preços, a qual não precisa ser extremamente absurda, mas que necessita ser verdadeira e atrativa para os clientes. Ofereça descontos em parcelamentos e no próprio valor do produto, de forma consciente, para fazer sucesso nesse período de vendas.

Dê uma atenção maior para os produtos mais procurados

Toda empresa sabe que sempre tem aquele item que é muito procurado pelos clientes, mas que, seja por questões de preço ou acessibilidade, acaba demorando para ser vendido. E é justamente essa a peça que merece uma atenção a mais durante o período de Black Friday, já que é um produto bastante visado pelos consumidores.

Para vender mais na Black Friday, você precisa identificar quais são os produtos mais desejados pelos clientes e, a partir daí, montar uma estratégia de preço e divulgação. Ao fazer promoções interessantes e atrativas para esses produtos, você acaba despertando a atenção de um público que já estava interessado antes mesmo do desconto.

Essa é uma forma de unir o útil ao agradável, fazendo com que a Black Friday se una ao produto mais visado. É a mesma coisa que empresas de smartphones, por exemplo, fazem durante o período: disponibilizar um bom desconto para o produto mais procurado pelos seus clientes.