Estratégias de vendas para lojas físicas

Estratégias de vendas para lojas físicas

Engana-se quem pensa que o comércio presencial está caindo de rentabilidade ou condenado ao fracasso. Na verdade, a retomada da vida comum pós pandemia reacendeu uma nova chama nesse formato de empreendedorismo. Ainda assim, você precisa saber como adotar boas estratégias de vendas para lojas físicas.

O fato é que vender presencialmente é uma tarefa tão difícil quanto vender pela internet, senão mais. Isso porque quando você trabalha com um estabelecimento presencial, é necessário pensar em coisas que irão impactar o consumidor fisicamente, seja pela visão, tato, olfato ou o que for.

Sendo assim, saiba que as estratégias de vendas para lojas físicas tendem a ser diferentes das adotadas para lojas virtuais. No entanto, isso não quer dizer que a questão é 8 ou 80: existem técnicas que podem ser aplicadas em ambos os cenários e, inclusive, contribuem para o crescimento de ambos.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

As estratégias de vendas para lojas físicas depende do segmento e público-alvo

Existem dois fatores específicos que são indispensáveis para a definição de estratégias de vendas para lojas físicas: segmento e público-alvo. É extremamente importante que você saiba decor e salteado as características do seu negócio, do setor onde ele está inserido e dos seus clientes antes de iniciar as estratégias.

Isso porque o desenvolvimento de estratégias para lojas físicas não é uma matemática exata, que se replicada em todos os segmentos será igual para todos os empreendedores. Na verdade, existem variáveis no meio do caminho que influenciam demais essa decisão - e que no caso são os clientes e o próprio setor.

Um exemplo: a divulgação de uma propaganda pelo rádio pode ser excepcional para lojas de roupas que atendem um público mais velho. No entanto, se o seus clientes são em maioria jovens ou adolescentes, certamente os resultados não serão os mesmos. Sendo assim, é preciso conhecer o cliente e o segmento antes de iniciar qualquer ação.

Dito isso, confira algumas estratégias de vendas para lojas físicas que realmente podem ajudar o seu negócio a crescer:

1.    Atendimento diferenciado e personalizado

Eu tenho certeza que você já deixou de ir em um determinado estabelecimento porque não gostou do atendimento, ainda que o produto vendido naquele lugar seja bom. Pois é, quando o assunto são vendas em lojas físicas, a qualidade do atendimento é um fator simplesmente indispensável para o sucesso e consolidação do negócio.

Sendo assim, uma das estratégias que você precisa levar em consideração para aumentar as vendas da sua loja física é a oferta de um atendimento diferenciado e personalizado. Isso significa que todos os funcionários, do caixa ao atendente, precisam realmente se importar com o consumidor, demonstrar querer ouvi-lo e fazer do dia melhor. Nesse cenário, construir uma relação de amizade com o cliente é algo crucial.

2.    Faça do seu estabelecimento um lugar atrativo

Como já citado anteriormente, a diferença das vendas em lojas físicas para as vendas em lojas virtuais é a sensação presencial do cliente, que mexe com os mais diversos sentidos. Pela web, pouco importa se o estoque onde da empresa onde você está comprando é em um galpão, isso não irá influenciar. Mas, presencialmente, você escolhe tudo a dedo.

Dito isso, saiba que uma boa estratégia de vendas para lojas físicas é fazer com que o seu estabelecimento comercial seja um lugar atrativo. Faça com que o seu negócio seja confortável para o cliente, tenha personalidade e agrade o gosto do consumidor, sendo um espaço não apenas com bons produtos, mas bom também para permanecer.

Para isso, obviamente, você precisa levar em consideração os gostos do seu público-alvo. A partir disso, invista em um design legal para sua loja, atrativo e instagramável.

3.    O marketing digital é essencial em vendas para lojas físicas

E por último, saiba que nos dias de hoje o físico e o virtual não andam separados. Na verdade, quando você une esses dois ambientes, principalmente no setor do varejo, consegue obter resultados excelentes.

Sendo assim, saiba que o marketing digital é uma excelente estratégia de vendas para lojas físicas. Isso porque a grande maioria das pessoas nos dias de hoje estão nas redes sociais e na internet como um todo, então colocar o seu negócio nesse ambiente pode acabar atraindo os consumidores para o espaço físico.

Se a sua loja tiver um espaço bacana, por exemplo, uma foto do ambiente no Instagram pode ser suficiente para atrair novos consumidores. Trabalhar com o digital e o físico, atualmente, é essencial para o sucesso de todo e qualquer negócio.