Como atrair visitantes para sua loja física

Como atrair visitantes para sua loja física

Existem diversos fatores que definem o sucesso ou o fracasso de uma loja para atrair visitantes para sua loja física. Tomando as precauções certas é possível conquistar clientes e vencer a concorrência. Quem não sabe com o que está lidando pode jogar dinheiro fora, investindo em campanhas furadas e itens de marketing inadequados.

Um dos pontos mais importantes para atrair visitantes é possuir um ambiente fixo agradável, aconchegante e acolhedor. Não pode ser muito pequeno e nem muito grande, além de estar bem localizado, com fácil acesso para o seu público-alvo. Quem possui um ponto bom, aumenta e muito as chances de ser bem-sucedido.

É preciso que o empreendedor tenha conhecimento sobre a sua própria empresa, para identificar o que os seus clientes estão buscando. É fundamental transformar visitantes em compradores. Uma boa pesquisa é importante para ajudar neste procedimento. A seguir passaremos outras dicas para conseguir mais visitantes em sua loja.

Entenda a sua empresa para atrair visitantes para sua loja física

O primeiro passo para conquistar visitantes e fazer com que se tornem clientes é entender a sua própria empresa. Tenha em mente que ela precisa ter algo especial, que a diferencie das demais concorrentes do setor. Ela é única? O que ela tem de vantajoso em relação as outras? Tente ficar no lugar dos clientes para responder essas questões.

Seja sincero nas respostas e tente atuar de maneira crítica. É a melhor maneira de identificar os problemas que existem. Então, elabore uma lista com os diferenciais que a sua empresa possui e tente focar neles, para que se tornem ainda mais interessantes aos clientes. O mesmo vale para os pontos fracos, que precisam ser sanados.

A localização da sua loja também pode não ser muito interessante, as vezes não está no lugar adequado para o seu público-alvo ou então possui difícil acesso. Outra questão quanto ao ponto é o tamanho da peça, se for muito grande, poderá pagar um aluguel caro e se for pequena, faltará espaço.

É fundamental conhecer o seu público-alvo

Não adianta apenas atrair pessoas para a sua loja, é preciso atrair pessoas que estejam de acordo com o perfil do estabelecimento e com os produtos vendidos, o que chamamos de público-alvo. É preciso entender quais são as preferências deles, para que você consiga trabalhar de uma maneira atrativa, fazendo com que visitem o local e possam fechar negócios.

Quando o empreendedor conhece o seu consumidor, a chance de cativá-lo é muito maior. Se aproximar do público-alvo é interessante para identificar as coisas que atacam negativamente, evitando cometer estes erros. Uma maneira de adquirir esse tipo de conhecimento é fazendo buscas e estudos sobre os perfis dos consumidores, assim poderá direcionar suas promoções e campanhas, por exemplo.

O conceito de persona não pode ser deixado de lado, os empreendedores que pretendem aumentarem os seus lucros precisam ter uma loja baseada nos gostos da persona base. Criar uma persona é a melhor maneira de destacar as características mais comuns dos seus clientes, é um modo de entender como eles agem e porque fazem assim.

Muitas vezes a loja possui bons produtos e um ambiente agradável, mas os donos não conhecem o seu público e acabam não investindo neles. É uma forma de economizar dinheiro gasto de maneira errada com publicidade e aumentar os lucros atraindo mais visitantes.

Passe a sua mensagem de maneira certa para atrair visitantes para sua loja física

Existem diversos fatores que servem para ajudar com o marketing. Existem palavras certas para serem utilizadas, aumentando a chance de acerto em um negócio. A mensagem deve refletir os pontos fortes da empresa. É fundamental que os clientes consigam entender sem enrolação, algo que é prejudicial e pode levar a perda do cliente.

A empresa precisa falar a língua do seu público, é importante que eles consigam ouvir de uma maneira natural e simples. Caso você possua mais do que um perfil de clientes, em categorias distintas, então deverá trabalhar na elaboração de mensagens diferentes. É interessante não generalizar e sim segmentar o conteúdo.

Além de ter uma boa comunicação com o público-alvo, é interessante que o local do estabelecimento comercial seja adequado. O espaço físico deve possui um bom tamanho e estar bem localizado, além disso, paredes pintadas, piso de qualidade e iluminação são outros fatores importantes na atração de clientes.

Tenha conteúdo de valor para atrair visitantes para sua loja física

O objetivo de todas as lojas devem ser as vendas, mas é interessante desenvolver conteúdos que não tenham isso como objetivo em primeiro plano, mas sim a atração de novos visitantes, para ajudar a desenvolver uma marca no mercado. Conteúdos que possam comprometer a qualidade podem ser prejudiciais e levar ao fechamento da empresa no futuro.

Tente desenvolver materiais que agreguem qualidade e informações úteis ao público-alvo, desenvolvidos diretamente para o perfil de clientes que possui como objetivo de atingir. Quem faz materiais mais didáticos passa a receber uma atenção especial, a loja começa a ser conhecida como uma fonte de informação e opção interessante para fazer negócios.

Lojas que são consideradas referências conseguem realizar negócios mais facilmente. Utilizar o marketing a seu favor, ajudando a educar os clientes e construir um negócio são práticas importantes que irão auxiliar com as vendas. Isso deve ser feito além do espaço físico da loja, apostando em blogs e redes sociais.

Bom atendimento gera novos clientes

Algumas empresas conseguem atrair diversos visitantes, mas como não tratam bem, acabam perdendo. Ninguém entra em um estabelecimento comercial pensando que vai ser mal atendido ou então ser recebido por uma pessoa desanimada. É interessante que os atendentes sejam treinados, para que saibam a maneira certa de agirem e de se postarem quanto aos clientes.

Por outro lado, os clientes também não gostam muito daqueles atendentes que ficam oferecendo o cartão de crédito da marca, até porque muitas vezes são insistentes. O patrão deve tomar cuidado, para que todos os funcionários para que os colaboradores conheçam as técnicas adequadas para fazer os atendimentos, isso também vale para quem trabalha na internet.

Podemos dizer que a maioria dos empreendedores evitam pagar treinamentos para seus funcionários, mas isso é uma boa opção para um bom atendimento. Quem fica parado no tempo pode acabar dando espaço para a concorrência. Esses treinamentos podem ser aplicados para funcionários antigos ou para novos colaboradores recém-contratados.

As pessoas precisam ter uma razão para irem até sua loja

Vendedor bom não apenas vende os seus produtos, mas sim ensina os clientes e comprá-los. É preciso mostrar a eles como estes itens podem melhorar a vida do consumidor. As pessoas estão em busca de soluções para o seu dia a dia e não de mais problemas, então é preciso dar isso a eles. Gostam de novidades, não deixe sua loja parada no tempo.

É importante mostrar por quais razões os clientes deverão fazer negócios com a sua empresa. Torne os conteúdos produzidos mais atraentes para eles. As pessoas só irão visitar a sua loja se nela existir algo que as outras não possuem. É interessante conhecer os seus concorrentes, para adotar as práticas boas e que estão dando certo, evitando alguns erros comuns em seu segmento de atuação.

Seus clientes precisam se sentirem em casa

Quando os clientes se sentem à vontade no ambiente, as pessoas conseguem se conectar de maneira mais harmônica com a empresa. O empreendedor precisa ter em mente que a loja não pode ser desenvolvida baseada em seus gostos, mas sim nos gostos dos clientes que por lá passarão. Pesquisas de mercado podem ser importantes para ajudar a identificar o que eles necessitam.

Tente desenvolver uma marca que esteja presente no mundo online e no offline, com os mesmos valores nos dois modelos. Os clientes gostam de ser valorizados, então é preciso mostrar para eles que são importantes nesta engrenagem. Convide-os para sugerir, ensinar e aprender, deixe que o público-alvo possa contribuir com o crescimento do negócio.

Eles poderão sugerir a mudança de local da loja, procurando por um ambiente, melhor localizado, mais amplo e moderno. Muitas vezes é isso que está faltando para que uma empresa consiga engrenar de vez e multiplicar os seus lucros.

Qual a importância da estrutura física da loja?

O espaço físico é algo que ajuda a formar a imagem do produto e da marca. Especialistas dizem que a localização é somente um dos pilares na busca pelo local ideal. O lugar físico serve para definir componentes importantes para a compra, assim como o toque, os sons, os cheiros do ambiente e outros fatores fazem parte dessa experiência.

Embora o comércio eletrônico, conhecido por e-commerce, continue crescendo a cada mês, as pessoas ainda gostam de irem até lojas físicas e realizarem suas compras. Uma loja localizada em um endereço ruim, feia e desorganizada pode prejudicar o sucesso financeiro da empresa. Ninguém gosta de estar em um local desagradável, isso também desvaloriza os produtos comercializados.

Como a localização é um dos pilares para o sucesso comercial da empresa, aumentando a sua visibilidade e atração de clientes, é importante escolher com sabedoria. Os empresários, principalmente do setor varejista, tem se preocupado cada vez mais com o ambiente onde a sua loja está instalada, investindo na parte visual, que também atrai mais visitantes.

O espaço físico é capaz de moldar o comportamento dos visitantes. São conceitos do marketing que exploram o subconsciente das pessoas. A tendência é que elas gastem mais dinheiro em ambientes luxuosos do que em lojas mais simples. Apostar em pequenas alterações podem trazer bons resultados e com zero reais de investimento.

Rápidas alterações podem fazer efeito

Você pode alugar um novo espaço para a sua loja ou então iniciar as atividades profissionais da empresa em determinado lugar, que poderá passar por alguns ajustes, passando a ser ainda mais agradável aos olhos do público-alvo. Quem possui criatividade ou investe em profissionais capacitados para o assunto pode gastar pouco e conseguir ótimos resultados.

É importante pensar no espaço físico no momento de planejar o futuro da empresa, é interessante que o empreendedor imagine as ações que serão realizadas por lá, buscando comportamentos condizentes com o seu negócio. A inovação e a sustentabilidade andam de mãos dadas e devem ajudar neste momento. Só é preciso conferir com o proprietário do local o que é permitido fazer.

Quando o empreendedor escolhe o lugar certo, as adaptações tendem a ser menores, embora ainda sejam interessantes para deixar o local do jeitinho que você sonhou. Existem salas adequadas para cada segmento de empresa, não é difícil acertar na escolha.

Alvará de funcionamento

Dependendo da zona da cidade, poderá funcionar apenas determinado tipo de empresa. Não adianta o empreendedor ficar preocupado com o aluguel do local e não ficar atento para este detalhe. Existem quarteirões específicos para comércios, residências, área mista e industrial. Saiba antes de alugar se irá conseguir o alvará para que sua loja passe a funcionar.

Tenha paciência na busca pelo imóvel

Nem sempre você vai encontrar o local ideal para a sua loja em uma primeira busca. O preço e a localização são fatores que nunca podem ser esquecidos neste procedimento. Alguns varejistas ficaram por anos negociando pontos que achavam interessantes para as suas atividades comerciais. Saiba bem o que você precisa, isso vai te ajudar na busca pelo local.

O melhor lugar será aquele que concentrará o maior número de pessoas com potencial para visitarem a sua loja e se tornarem consumidores. Antes de fechar um contrato de locação é importante fazer essa avaliação, identificando se é elevado ou não o número pessoas que tenham o mesmo perfil do seu público-alvo naquela região.

Como escolher o local adequado para a minha loja?

Estar em uma área privilegiada, com alto fluxo de pedestres pode fazer com que o seu negócio vire um sucesso. Por outro lado, alguns ainda preferem manter suas atividades em casa, gerando custos baixos e conseguindo um lucro interessante a cada mês. A escolha do local ideal para a sua loja depende do segmento em que ela atua e dos tipos de clientes que possui.

É fundamental que o empreendedor determine o que realmente precisa, não comprometendo o orçamento da firma. Dependendo do negócio que você desenvolve, manter um escritório em casa pode ser uma alternativa viável, isso vale para as áreas de web design, design gráfico ou criação de conteúdo. As empresas que não fabricam bens e que não vendem diretamente algo físico, podem trabalhar assim.

É interessante que a busca por um local seja feita de acordo com o tipo do seu negócio. Indústrias precisam de áreas mais amplas e apropriadas para esse tipo de atividade comercial. Escritórios convencionais podem ser instalados em edifícios comerciais, assim como empresas de pequeno porte de contabilidade, direito e engenharia.

Se você possui uma loja de varejo, o tráfego de pedestres será um fator determinante na escolha do local. As grandes empresas do setor já possuem clientes regulares, então é interessante alugar um espaço nas proximidades delas, para aproveitar essas pessoas que já estão passando por ali e quem sabe fisgar alguns. Um bairro conhecido pelas lojas de alto padrão em tecidos, é o melhor local para uma loja neste segmento.

Acessibilidade do local

É importante que o empreendedor saiba como os seus clientes costumam andar, seja de carro, ônibus, metrô ou a pé. Caso seja automóvel, precisará existir um estacionamento nas proximidades, para aqueles que vão a pé, a faixa de pedestres é algo importante. O fluxo de clientes será menor se a acessibilidade for possível por apenas uma rua.

Outro fator que pode fazer diferença entre o sucesso e o fracasso de sua loja é se os clientes compram o produto quando estão indo para o trabalho ou voltando para casa. A direção sentido bairro é vantajosa para farmácias e padarias, por exemplo. A posição do sol, se refletirá na vitrine ao fim da tarde, pode ser prejudicial aos seus produtos, tome esse cuidado.

Faça um cadastro no Google Maps

A sua loja pode possuir uma excelente localização, ainda assim, nem todas as pessoas saberão exatamente onde ela fica. Em tempos de internet, nada melhor do que possuir um cadastro no Google Maps. Assim, os novos visitantes poderão encontrá-la facilmente, apenas digitando o nome do estabelecimento comercial.

É uma simples ação que pode gerar resultados satisfatórios em pouco tempo, ajudando a sua empresa a ficar bem classificada no ranking do Google. Além de informar a localização, é interessante cadastrar o número de telefone da empresa, para facilitar o contato com os clientes. Você não vai demorar mais do que alguns minutos para realizar esse procedimento.

A decoração da loja para atrair visitantes para sua loja física

Como você já sabe, é importante possuir um bom ponto para atrair mais visitantes e além disso, transformá-los em clientes. Mas, não é apenas isso que essas pessoas buscam em uma loja. Claro, o perfil de todos não é igual, e se fossem ficaria muito mais fácil para atraí-los.

Acontece que a decoração da loja é um item importante a ser considerado, junto com a localização. Escolher uma sala com design moderno é interessante, dependendo do segmento da sua loja, o piso do estabelecimento também pode influenciar na escolha, mas ele você não terá como trocar.

Assim como a decoração física, deixando o espaço mais bonito, dependendo do segmento que você atue, também é recomendado apostar em decorações temáticas, como na Páscoa e no Natal, no mês das mães e dos pais também, são fatores que saem baratos e costumam atrair mais visitantes para o local.

Outros fatores para serem considerados na escolha do local

É importante que o empreendedor faça uma análise coerente, para identificar se é interessante ou não abrir uma loja perto da concorrência, para oferecer a clientela uma nova alternativa nesta área já consolidada. Outra alternativa é levar a loja para uma região carente daquele serviço, tentando fisgar o público desta maneira.

Antes de acertar a contratação de um imóvel é interessante que você consiga avaliar o preço das opções disponíveis na região. Pontos comerciais em shoppings geralmente possuem um custo mais alto, mas o número de clientes internos é bem mais elevado. A locação por um curto período de tempo pode ser uma alternativa viável, assim o empreendedor consegue avaliar se valeu a pena ou não.

A rua que dá acesso a loja também deve ser considera, os clientes querem fácil acesso ou então irão comprar com a concorrência. Eles querem receber informações simplificadas sobre como chegar até em sua loja. A praticidade é um dos itens mais importantes da atualidade e isso também vale para o local onde está inserido o seu comércio.

Coloque tudo isso em prática

Agora que você já sabe a importância de conhecer a sua empresa antes de procurar um local, tendo em vista qual é o seu público-alvo, ficará mais fácil definir a nova sede da loja. É preciso fincar a sua bandeira no local que eles estão, aparecendo com a solução para os problemas apresentados.

A escolha do local deve ser feita com paciência, para não se arrepender depois, levando em consideração a localização do espaço, principalmente a acessibilidade. Não é difícil de encontrar o local ideal para a sua loja, aquele que atrairá mais visitantes e aumentará os lucros de sua empresa.

E não se esqueça de investir na decoração e nos meios online, para aumentar a sua influência.

A Place2b te ajuda a atrair visitantes para sua loja física

Somos uma plataforma que conecta o seu negócio com locais disponíveis em todo o Brasil, com o objetivo de fazer com que o seu empreendimento tenha o maior fluxo de pessoas possível, além de garantir a segurança. Lojas e quiosques são especialidades da Place2b, são alternativas interessantes para você escolher em quatro cidades brasileiras.

Todas as técnicas citadas ao longo do artigo são colocadas em prática pelos profissionais da Place2b. Em nosso site você pode agendar uma visita, para conhecer pessoalmente estes locais e definir qual é o melhor para fazer o seu negócio fluir, os contratos podem ser acertados de maneira online, com facilidade para o envio do documento.E se você tem um espaço comercial para alugar, então podemos te ajudar a encontrar empreendedores que estão buscando por algo neste estilo. Acesse aqui e preencha as informações necessárias, depois disso, interessados poderão navegar sobre a oferta e fecharem um negócio. Não perca essa oportunidade.