Como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes

Como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes

Depois de dois difíceis anos em função do auge da pandemia do novo coronavírus, o mercado comercial vai retomando a todo o vapor. No entanto, a demanda pela visita às lojas físicas mudou de lá para cá e, hoje em dia, tem muito a ver com a experiência de comprar. Sendo assim, você precisa saber como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes. 

Não é segredo para ninguém que a pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas aprendessem a comprar pela internet. Para muitos, se tornou um hábito mais simples fazer as compras de casa e esperar chegar pelos correios. No entanto, o que explica a procura por lojas físicas ainda ser extremamente relevante?

Em partes, pode-se dizer que o tempo de isolamento em casa fez com que as pessoas também buscassem nas suas compras em lojas físicas algo a mais: a experiência e interação social. Mas, para o empreendedor, construir esse espaço atrativo e confortável para o cliente é um grande desafio, o qual envolve muitas mudanças.

Neste artigo, você irá aprender de uma vez  por todas a como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes. Além disso, falaremos da importância de contar com um espaço físico que seja atrativo e transmita conforto para os consumidores, e como isso pode ser definitivo para o sucesso do seu empreendimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

A importância de ter um comércio com um ambiente confortável para os clientes

Imagine a seguinte situação: você é um consumidor que já está acostumado e familiarizado com as compras pela internet. Em termos de praticidade, é muito mais simples abrir o app de um e-commerce qualquer e fazer a compra. Sendo assim, o que faria com que você fosse presencialmente em uma loja fazer as suas compras? Nós respondemos: a experiência.

A experiência do consumidor em lojas físicas, quando bem trabalhada, se sobressai muito em comparação com a das compras pela internet. E uma das formas de garantir essa boa experiência é justamente apostando em um comércio com um ambiente confortável para os clientes, algo aconchegante e, ao mesmo tempo, marcante. 

Muitas pessoas escolhem comprar em uma loja / comércio físico justamente pela vibe e conforto que o local transmite. Isso se dá não apenas através da decoração, que é um fator essencial para a construção de um espaço confortável, como também da limpeza e do próprio atendimento por parte dos colaboradores.

É a união de vários fatores que faz com que, ainda nos dias de hoje, em um mundo tão digitalizado, as lojas físicas continuam sendo um sucesso. Isso, obviamente, também depende da qualidade do produto e da forma como ele é apresentado ao cliente - o que também tem tudo a ver com construção de conforto.

Sendo assim, confira algumas dicas de como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes:

Uso da iluminação e controle do ar condicionado

Uma das principais dicas de como deixar o seu comércio com um ambiente confortável para os clientes tem a ver, justamente, com os sentidos. Estamos falando do uso da iluminação no espaço físico e, também, o controle do ar condicionado - dois fatores que parecem básicos, mas que fazem total diferença para o consumidor.

A iluminação é essencial para a construção de um ambiente aconchegante. Obviamente, ela tem que combinar com o restante do espaço, tanto em termos de cores quanto de posicionamento. Em alguns casos, o uso de lâmpadas um pouco mais amareladas pode dar uma sensação legal para o consumidor, mas é importante que as prateleiras e alguns pontos de exposição dos produtos contem com luzes brancas que os destaquem visualmente.

Já o controle do ar condicionado é uma dica simplesmente básica. Todo ambiente fechado, por mais que tenha espaços abertos, é importante contar com um ar condicionado, para que o clima fique realmente agradável para o cliente. Lembre-se, no entanto, de não deixar o espaço interno um gelo - isso pode acabar incomodando quem chega.

Decoração e pintura 

Outra dica de como deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes é apostar na decoração e pintura. Muitos empreendedores quando pensam em abrir as próprias lojas físicas pensam muito no produto em si, mas esquecem que o ambiente onde ele está sendo vendido também é essencial para o seu sucesso.

É importante que a decoração e pintura do comércio combinem com o segmento no qual você atua e com a personalidade do seu negócio. Dê preferência para cores não muito vibrantes, que acabam incomodando visualmente o consumidor, a não ser que isso tenha 100% a ver com os seus produtos.

Da mesma forma, escolha móveis, quadros e bancadas que construam uma harmonia com o restante da loja e a própria pintura. Um comércio do ramo de moda minimalista, por exemplo, pode ser trabalhado com cores mais pautadas pelo cinza ou branco, uso de tons amadeirados nos móveis e por aí vai. É importante encontrar esse equilíbrio no seu espaço, se quiser que ele seja confortável para o cliente.

Tenha uma bebida à disposição do seu cliente

Essa é uma das dicas de como deixar o seu comércio com um ambiente confortável para os clientes que depende muito do empreendimento em si. Estamos falando de colocar à disposição do consumidor uma bebida gratuita, como café, água ou, até mesmo, em alguns casos, uma bebida alcoólica.

Essa simples ação acaba por ajudar a criar certo laço de amizade e, até mesmo, de confraternização entre o comércio e o cliente. Em uma época em que as pessoas buscam experiências e boas relações ao fazerem compras em lojas físicas, gestos como esse se mostram como uma grande oportunidade para fidelizar consumidores.

No entanto, é importante ressaltar: a oferta de bebidas gratuitas para os clientes não dá certo em todo tipo de comércio. Geralmente, essa é uma atitude muito interessante para os empreendimentos que contam com um público um pouco mais reduzido, mas ainda assim muito pessoal e de alto poder aquisitivo em função dos próprios produtos. 

Quer deixar seu comércio com um ambiente confortável para os clientes? Entenda quem é o seu público-alvo

E para finalizar, saiba que para deixar o seu comércio com um ambiente confortável para os clientes é preciso, acima de tudo, entender quem é o seu público-alvo. São as características do seu consumidor que farão com que determinada decoração, iluminação ou até mesmo formato de atendimento transmita ou não conforto.