Como montar uma assistência técnica de informática?

Como montar uma assistência técnica de informática?

O mercado de softwares, computadores e smartphones é certamente um dos mais movimentados em termos de manutenção. Afinal de contas, boa parte da população possui um notebook ou celular, mas a grande maioria não sabe como arrumá-los. Mas como montar uma assistência técnica de informática?

Por mais que o mercado de informática seja bastante interessante e ativo nos dias de hoje, isso não significa que é possível entrar nele de qualquer forma. Isso porque é essencial realizar todo um planejamento para compreender melhor as formas de atuar dentro desse segmento, levando em consideração uma série de variáveis.

Além disso, trabalhar com informática significa possuir não apenas uma mão de obra especializada como, também, ter acesso a uma série de equipamentos. Para isso é preciso de investimento e, também, bons contatos e fornecedores - pontos extremamente importantes para o sucesso de qualquer empreendimento.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é preciso para montar uma assistência técnica de informática. Além disso, falaremos também sobre os aspectos desse mercado e daremos algumas dicas que podem fazer com que, no ramo, o seu empreendimento seja um diferencial.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Você precisa se planejar para montar uma assistência técnica de informática

Imagine que você quer ir de São Paulo até Buenos Aires, na Argentina, mas quando começa a sua jornada descobre que tem apenas R$ 10 para gastar. É mais ou menos essa a situação de uma pessoa que pretende iniciar um negócio no ramo da tecnologia sem nem ao menos traçar um plano.

O fato é que você precisa se planejar para montar uma assistência técnica de informática. Caso contrário, as chances de se obter sucesso no segmento são mínimas, quase que inexistentes, visto que as ações passam a ser pautadas pelo instinto e aleatoriedade, e não em metas e avaliações.

O segmento de informática envolve muito entendimento sobre o mercado de hardwares, peças e softwares de uma maneira geral. Sendo assim, uma empresa do ramo precisa contar com pessoas que não apenas entendam do assunto como, também, saibam as melhores formas de abordá-lo.

Além disso, é preciso avaliar toda uma questão de demanda, visto que não são todos os lugares do país que contam com uma boa demanda para manutenção de computadores, por exemplo, mas sim de smartphones - e vice-versa. Tudo isso depende, principalmente, de planejamento, o qual será o norte do seu negócio.

Confira algumas dicas de como montar uma assistência técnica de informática:

1.    Estude o mercado

Para montar uma assistência técnica de informática é extremamente importante que você estude o mercado da sua cidade, primeiramente. Isso porque, ao mesmo tempo que um empreendimento do gênero pode ser uma novidade em alguns lugares, ele também pode ser só mais um em meio a tantos outros.

Nesse segundo caso, é preciso entender o modo de funcionamento dos concorrentes e avaliar tudo que eles oferecem. Após isso, comece a traçar planos e estratégias que possam ser implementadas no seu negócio para se diferenciar dos demais, no sentido de se tornar uma referência de fato.

É a partir do estudo de mercado que você poderá entender um pouco mais sobre quem serão os seus clientes e o que eles buscam com o negócio. Além disso, começa a ter uma compreensão maior das necessidades do empreendimento, assim como da concorrência e dos fornecedores que serão necessários para fazer a empresa funcionar.

VEJA TAMBÉM: Marketing digital para empreendedores

2.    Saiba qual será o seu investimento

Quando falamos em montar uma assistência técnica de informática, estamos falando de um mercado que demanda um investimento considerável. Isso porque é preciso que o empreendimento conta, primeiramente, com profissionais qualificados, que tenham conhecimento sobre o assunto - e isso se reflete em uma remuneração maior.

Além disso, o mercado de informática de uma maneira geral só funciona se o empreendedor tiver as peças certas à disposição. Sendo assim, é preciso investir em máquinas e aparelhos que serão necessários para os processos de formatação, instalação e serviços de uma maneira geral.

No investimento para a montagem de uma assistência técnica de informática, você precisa levar em consideração alguns itens. Questões como aluguel, despesas básicas, estoques de insumo, custo com colaboradores e custos operacionais fixos são básicos e precisam estar na ponta do lápis. Há ainda os gastos com equipamentos, móveis e ferramentas.

3.    Saiba se comunicar com o seu público

Uma das grandes dificuldades de boa parte das empresas de informática, nos dias de hoje, é justamente a comunicação com o público. Afinal de contas, muitos enxergam esse segmento como algo um pouco mais frio, até mesmo por causa do estereótipo do profissional de tecnologia.

No entanto, para montar uma assistência técnica de informática você precisa saber se comunicar com o seu público. Vivemos em uma época em que muitas pessoas descobrem serviços e empreendimentos de interesse através da internet, principalmente de redes sociais como Instagram e Facebook.

Sendo assim, é preciso que a sua assistência técnica esteja nesses ambientes, chamando a atenção do público e se relacionando com ele. Isso significa não apenas fazer publicações de serviços ou algo do tipo, mas sim posts que sejam úteis como, por exemplo, dicas para deixar o computador mais rápido e etc…

4.    Regularização e localização do negócio

O fato é que, para montar uma assistência técnica de informática, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, você precisa estar de acordo com as questões legais do município. Isso significa contar com uma série de documentos e registros como, por exemplo, o de abertura da empresa, enquadramento de tributação e por aí vai.

Além disso, uma assistência em informática praticamente não funciona sem um espaço físico. Isso porque é preciso um local não apenas para atender os clientes como também, e principalmente, para fazer a manutenção dos computadores e equipamentos, armazenamento de peças e por aí vai.

Para ter um espaço físico, primeiramente, é preciso contar com os alvarás de funcionamento por parte da Prefeitura, Vigilância Sanitária e também do Corpo de Bombeiros. Além disso, a localização do empreendimento também é de suma importância, visto que o ideal é que ele fique próximo de estabelecimentos comerciais e em um local acessível ao público de uma maneira geral.

5.    Entenda o seu negócio

Outro ponto importante na hora de montar uma assistência técnica de informática é definir se você irá ou não atuar somente com a parte de serviços. Ou seja, se irá apenas prestar os trabalhos de manutenção de computadores ou, também, se trabalhará com toda a questão de vendas e computadores.

Muitos empreendimentos do ramo de informática não trabalham somente com a prestação de serviços de reparação e manutenção. Isso porque também vendem peças separadamente, softwares originais, como o próprio Windows e Pacote Office, e também computadores e acessórios. Saiba como será a sua atuação nesse ramo.

LEIA AQUI: Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja

É preciso dedicação para montar uma assistência técnica de informática

Em suma, pode-se dizer que para montar uma assistência técnica de informática é preciso muita dedicação - e facilidade com tecnologia. Isso porque você terá que correr atrás de profissionais que saibam trabalhar com esse segmento, sobretudo de montagem e reparação, e também de fornecedores que tenham as peças necessárias.

Muitas vezes, os empreendedores desse segmento preferem comprar as peças por conta própria, justamente pela praticidade de demanda. No entanto, é importante ter um bom estoque, capaz de atender à necessidade de todos os consumidores quase que de prontidão, de maneira rápida.

Além disso, trabalhar nesse segmento significa saber lidar com pessoas também. Isso porque, muitas vezes, o cliente não sabe exatamente qual é o problema do seu computador, notebook ou celular. Então é preciso identificar e explicar, de maneira didática, para ele.