Como é ter um comércio em São Paulo?

Como é ter um comércio em São Paulo?

A cidade de São Paulo é não apenas a maior de toda a América Latina, em termos de população, como também um dos principais polos econômicos do mundo. No Brasil, muitos enxergam o município como sinônimo comercial, especialmente em alguns segmentos. Mas, afinal de contas, como é ter um comércio em São Paulo?

A capital paulista é conhecida em todo o país pelo seu potencial econômico e comercial de uma maneira geral. Lá você encontra empresas muito bem-sucedidas dos mais variados segmentos, desde empreendimentos do ramo de roupas até lojas voltadas para informática, tecnologia e por aí vai.

Essa visão da grande maioria dos brasileiros sobre SP se consolida no turismo comercial encarado pelo município. Todos os anos, milhões de pessoas viajam para São Paulo com o único objetivo de fazer compras, seja para si mesmas ou, até mesmo, para abastecer suas lojas em outras regiões do Brasil.

Neste artigo, você irá saber de uma vez por todas como é ter um comércio em São Paulo, a maior cidade da América Latina. Além disso, falaremos das vantagens e desvantagens de possuir um empreendimento nesse município, assim como os pontos que contribuem para que muitas empresas da região sejam bem-sucedidas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

VEJA TAMBÉM: Como se diferenciar da concorrência em 2022

Antes de saber como é ter um comércio em São Paulo, entenda a economia municipal

Antes mesmo de saber exatamente como é ter um comércio em São Paulo, é importante que você entenda um pouco mais sobre a economia do município. Afinal de contas, estamos falando de uma das cidades mais completas do país em termos econômicos, a qual é forte nos mais diversos segmentos e áreas de atuação.

Um estudo realizado no ano de 2018 mostrava que, na época, a cidade de São Paulo contava com 1.803.508 empresas ao todo. Isso mostra o quão forte é o município no âmbito empresarial. Mais do que isso, somente em 2021, foram registrados mais de 88 mil novos empreendimentos na capital paulista.

Apesar de também ser marcada por muitos problemas sociais, São Paulo conta com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país. O fato de ser um município tão grande faz com que ele se destaque em diversos tipos de economias diferentes, sendo referência no setor de indústrias ao mesmo tempo que cresce no segmento de varejo, por exemplo.

Em suma, o setor de serviços é o que conta com o maior desenvolvimento em SP, seguido do segmento industrial. O comércio também tem um papel crucial para a economia do município, uma vez que este conta com muitas lojas, de roupas e artigos variados, shoppings centers e por aí vai.

Sendo assim, confira um pouco mais sobre como é ter um comércio em São Paulo:

1.  Ter um comércio em São Paulo é contar com um grande público para atender

Suponhamos que você possui uma empresa de tecnologia que é focada no desenvolvimento de softwares. No entanto, acaba abrindo a sua sede em um município no interior de Pernambuco, onde boa parte da produção econômica é rural. Nesse caso, as suas vendas ou atendimentos presenciais muito provavelmente não serão satisfatórias.

Em suma, não há como isso acontecer na capital paulista - pelo menos se você contar com um bom planejamento. Isso porque, como já citado anteriormente, São Paulo é a maior cidade do Brasil, com a maior população de toda a América Latina, o que faz com que, em teoria, você tenha um grande público para atender.

Sendo assim, ter um comércio em São Paulo é, pelo menos, ter a certeza de que terá um bom público pronto para ser conquistado pelo seu empreendimento. Isso independentemente do segmento, uma vez que SP é uma cidade muito diversificada, a qual é marcada pelos mais variados tipos de empresas.

Esse é um ponto bem positivo em relação a ter um comércio em São Paulo, e é válido para todo empreendedor. O que vai fazer a diferença, no entanto, são as formas como você vai tocar esse empreendimento. É preciso se planejar, para conseguir atingir o público ideal do seu negócio que, certamente, está presente no município.

2.    Regiões conhecidas por tipos de comércios diferentes

O fato de São Paulo ser uma cidade tão grande também fez com que o comércio se desenvolvesse de uma maneira um tanto quanto diferente no município. Por contar com uma grande variedade de economias, a capital paulista acabou concentrando empreendimentos de diferentes setores em regiões específicas.

Em outras palavras, existem ruas ou bairros na cidade de São Paulo que são conhecidas por um tipo de comércio específico como, por exemplo, a Praça da República e a Praça da Liberdade, as quais concentram diversos negócios de artesanato. Ou até mesmo a Rua da Consolação, a qual é conhecida por concentrar comércios de luminárias e itens para casa.

Isso significa que ter um comércio em São Paulo é poder se instalar em regiões que podem intensificar ainda mais o seu empreendimento. Isso porque, aqueles que moram na cidade geralmente já vão nessas áreas marcadas por determinadas economias e, se esse for o seu caso, você pode tirar proveito disso.

Se você é um empreendedor que trabalha com vinis, cds e artigos musicais, por exemplo, ao invés de ir para um bairro conhecido pelo comércio geral pode se instalar na Rua 7 de Abril. Dessa forma, o seu comércio estará em uma região conhecida justamente por esse tipo de produto, em que as pessoas visitam o local em busca desses determinados itens.

VEJA TAMBÉM: Cores na decoração: saiba o que cada cor influencia os consumidores

3.    Alta competitividade

Ao mesmo tempo que contar com um grande público a disposição para desenvolver o seu negócio, estar instalado em uma cidade como São Paulo também garante uma alta competitividade. Isso significa que, para crescer enquanto comércio, é preciso saber se destacar dos concorrentes - os quais, certamente, serão muitos.

Sendo assim, saiba que ter um comércio em São Paulo é estar lidando o tempo todo com uma alta competitividade. A todo momento estão surgindo empreendimentos iguais ou, ao menos semelhantes ao seu, do mesmo segmento, e que passarão a ser seus concorrentes diretos. Mas, afinal de contas, o que isso significa?

Ao mesmo tempo que a alta competitividade pode ser encarada como algo ruim para o empreendedor, também pode ser vista como algo bom. Ruim porque, obviamente, o comércio passa a ter que lutar com “uma pessoa a mais” para conseguir se destacar, tendo mais um player que pode interferir no número de vendas e etc…

No entanto, para o mercado como um todo, a competitividade também é importante - assim como para o próprio empreendimento. Estar rodeado de outras empresas do seu segmento, na mesma cidade, faz com que você nunca esteja exatamente em um ponto confortável e que tenha que estar o tempo todo se reinventando, inovando e buscando as melhores soluções.

Isso faz com que o mercado todo passe por um movimento quase que em bloco, em que as empresas seguem esse intuito de mudança e adaptação. Para o cliente isso é positivo, uma vez que pode resultar em produtos de mais qualidade e até preços mais interessantes.

Ter um comércio em São Paulo é um grande desafio

Em suma, ter um comércio em São Paulo é algo realmente desafiador, por uma série de motivos positivos - e alguns nem tanto. Você terá um público gigantesco à sua disposição, o qual pode ser impactado por seus produtos e serviços e, consequentemente, contribuir para o crescimento da sua empresa.

Mas, ao mesmo tempo, terá que planejar muito bem o funcionamento do seu negócio. Isso para que ele não fique inerte, atenda às necessidades do consumidor ideal e possa se diferenciar dos concorrentes.