Como usar mídias sociais para um negócio local

Como usar mídias sociais para um negócio local

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são, hoje em dia, ferramentas de trabalho indispensáveis para empresas dos mais diversos segmentos. A dúvida de muitos, no entanto, é como utilizar esses espaços para divulgar da maneira correta o próprio empreendimento. Mas por acaso você sabe como usar mídias sociais para um negócio locail?

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas fazem uso das redes sociais para se divulgar. Nos últimos anos, essas ferramentas têm se mostrado tão importantes quanto, senão mais, para os pequenos negócios, justamente para atingir pessoas que, fisicamente, eles não costumavam atingir.

No entanto, não adianta criar uma conta no Facebook, Instagram e TikTok para o seu negócio local, sair postando qualquer coisa e achar que os resultados serão positivos. É preciso ter uma série de planejamentos para fazer com que o conteúdo publicado nas redes não apenas seja adequado para o seu público como, também, para a própria plataforma.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto. 

Antes de usar as mídias sociais para um negócio local, conheça o seu público

Antes mesmo de começar a usar as mídias sociais para um negócio local, é importante que você conheça muito bem quem é o seu público. Isso porque a forma como as pessoas se relacionam com as redes sociais de uma maneira geral depende de uma série de características, e muitas vezes estas estão implícitas no perfil do seu consumidor. 

Saiba qual a faixa etária da grande maioria dos seus consumidores, o que eles gostam de consumir nas redes sociais, quais mídias eles usam e por aí vai. A partir do momento que você entende qual é o gosto e o hábito dos seus consumidores, consegue entender padrões de conteúdo que podem atrair tanto um quanto outro.

A importância de conhecer o público, nesse caso, é justamente para garantir a assertividade do conteúdo que você publica nas redes. Ou seja, aumentar as chances de que um vídeo ou um post em uma mídia social ou outra realmente impacte o seu consumidor, estimulando ele a comprar da sua marca e se tornar um cliente fiel, por exemplo. 

Sendo assim, confira algumas dicas de como usar mídias sociais para um negócio local:

Primeiramente, defina qual é o seu objetivo 

Tendo em vista que você já sabe perfeitamente qual as características do seu público-alvo, o próximo passo na hora de usar as mídias sociais para um negócio local é definir objetivos. Isso porque aumentar as vendas não necessariamente é o único objetivo possível com quem divulga a própria marca nas redes - afinal de contas, o mercado não é tão simples.

Você precisa entender o que pretende alcançar com o conteúdo publicado nas redes sociais. Pode ser, de fato, aumentar as vendas do seu negócio. Ou, às vezes, pode ser criar uma base de seguidores nas redes sociais para ter um maior alcance de divulgação. Em outros casos, pode ser a fidelização do cliente, o que garante uma “estabilização” positiva em termos de vendas. 

É a partir desses dois tópicos, a característica do público-alvo e o seu objetivo enquanto empreendedor, que você poderá usar as mídias sociais da melhor maneira possível. Lembre-se também que as metas podem ser pontuais ou até mesmo “menores”, como a consolidação de um sorteio para uma data específica, por exemplo.

Ao usar as mídias sociais para um negócio local você deve compreender a plataforma

Na hora de usar as mídias sociais para um negócio local você também deve compreender a plataforma, suas características, qualidades e defeitos. Afinal de contas, temos inúmeras alternativas de redes sociais hoje em dia, mas nem todo conteúdo que é adequado para uma é adequado para a outra.

No Instagram, por exemplo, a plataforma costuma beneficiar quem está realizando produções em reels, ou seja, vídeos. Sendo assim, se o seu objetivo é aumentar o alcance da sua página, essa pode ser uma boa alternativa. Da mesma forma, um post com textão, por exemplo, não cairia muito bem.

O Twitter, por sua vez, é um espaço em que não necessariamente vídeos irão bombar e lhe dar bons resultados. Uma thread bem feita ou até mesmo um post sobre um assunto que está bombando no momento, ligando obviamente ao seu negócio, pode ser uma alternativa muito melhor aceita. 

Conheça as qualidades da sua empresa e intensifique-as 

A última dica sobre como usar mídias sociais para um negócio local é conhecer as qualidades da sua empresa e intensificá-la nas redes. Afinal de contas, isso fará com que aquilo que há de melhor do seu empreendimento vá parar nas plataformas, o que, obviamente, aumenta as chances de chamar mais atenção e atingir um maior público.

Sendo assim, se a decoração do seu negócio local é um ponto positivo, foque em fotos e vídeos que as divulgue. Se for o cardápio ou a qualidade dos produtos, faça conteúdos que coloque esses itens em destaque. É preciso tirar o melhor do seu negócio para atrair pessoas por meio das redes sociais.