10 melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio

10 melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio

São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das principais de todo o mundo. Lá vivem pessoas de todo o país e com os mais variados perfis. Existem comércios vendendo tudo o que você precisar. Aqui falaremos sobre os 10 melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio.

Dependendo do seu segmento de atuação, será mais interessante ter a sede da sua empresa em determinado bairro. Porém, é possível que ela seja instalada em qualquer parte da cidade, desde que tenha gostado de algum ponto comercial, que vá ajudar no desenvolvimento de seus negócios.

Aqui falaremos sobre os melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio, mas em nosso blog há várias outras dicas semelhantes, que certamente irão te ajudar nessa escolha de ambiente. Não tenha pressa durante esse processo, já que um erro na escolha custará muito caro.

Como escolher o imóvel ideal para sua empresa?

Existem diversos fatores que devem ser considerados no momento de abrir uma empresa. Como existe uma burocracia por trás e custa caro ter a própria firma, é preciso fazer uma escolha certeira, para não jogar todo o investimento no lixo. Por isso, fazer a escolha correta do ponto comercial é muito importante.

É preciso pesquisar o seu segmento de atuação, para conhecer os principais concorrentes e o público-alvo. Se você vai abrir um restaurante de pratos sofisticados, precisa escolher um bairro nobre. Enquanto as pastelarias, por exemplo, podem ser abertas em regiões mais populares, tudo para aumentar o seu lucro.

A escolha do bairro é super importante para o sucesso do negócio. Além de definir a região, é preciso também escolher bem a rua que será a sede de sua empresa, pois concorrentes podem não ser bons para o seu empreendimento. Se você tem uma loja de eletrodomésticos, não vai querer disputar com uma das gigantes do varejo, não é?

Ainda assim, ter lojas âncoras nas proximidades é bem legal, já que garantem um bom fluxo de pessoas. Por isso é importante pesquisar o bairro e quais lojas existem por lá, para saber se o seu negócio vai vingar e se é interessante abrir um ponto comercial nas redondezas.

Confira abaixo os 10 melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio:

1. Itaim Bibi

O Itaim Bibi é um bairro nobre que abriga empresas de tecnologia conhecidas no mundo todo, como é o caso do Google e do Facebook, só para citar dois exemplos. A região é conhecida por ter restaurantes badalados, principalmente voltados para a culinária japonesa e hamburguerias, que atraem muitos clientes durante a a noite. Além, é claro, da vida noturna agitada que existe neste bairro.

É um dos melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio. Sabe aquele papo do fluxo de pessoas? No Itaim Bibi não há este problema, já que em diferentes partes do dia existem muitas pessoas passando por lá. Certamente elas poderão virar clientes da sua loja!

O ponto negativo do Itaim Bibi é não possuir ligação direta com metrôs, assim a área pode ser explorada por quem vai a pé ou de bicicleta. Uma das opções bacanas com pontos comerciais para alugar é o Extra Hiper, um mercado gigante que está esperando pelo seu negócio, aumentando ainda mais o mix de serviços oferecidos lá.

2. Vila Olímpia

São Paulo não para de se expandir, chegando praticamente a grudar em cidades vizinhas e formar uma megalópole. O bairro Vila Olímpia é considerado novo e ideal para quem está buscando investir no segmento do comércio. Quem vai até lá não demora para perceber como é grande o fluxo de pessoas que passam pela região.

Um problema é o valor que costumam pedir pelos aluguéis, um pouco acima da média em comparação com outras regiões da cidade. Ainda assim, vale a pena devido à grande circulação de pessoas. É considerado um dos bairros mais glamourosos da capital paulista, atraindo principalmente pessoas com elevado poder aquisitivo.

Outro fator que precisamos destacar em relação a Vila Olímpia é a grande presença de helipontos, talvez em maior número na região do que pontos de ônibus. Com estas informações, já dá para ter uma base e saber se é interessante ou não para o seu segmento de atuação. Se a sua empresa é dedicada a atender o público com menor poder aquisitivo, pode não ser a melhor escolha de ponto comercial.

3. Brooklin

O Brooklin - "xará" do bairro Brooklyn de Nova York - é, com certeza, um dos melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio. A região oferece uma excelente oportunidade para as empresas que lá estão instaladas, já que dá uma visão comercial diferente para essas instalações. No local há diversas opções de prédios comerciais, que recebem instituições nacionais e internacionais. Podemos dizer que é um bairro clássico para o comércio.

É uma região que une charme e elegância, estando próximo do Transamérica Expo Center, um dos espaços mais importantes do Brasil quando o assunto é centro de convenções. É uma oportunidade para que a sua empresa esteja inserida em um mundo corporativo, fazendo isso de maneira profunda.

4. Consolação

O bairro da Consolação é considerado um dos mais tradicionais da capital paulista e também muito versátil para quem deseja instalar um comércio. Fundado em 1779, o local começou a crescer nas duas primeiras décadas ao redor da igreja principal e depois foi se expandindo.

A grande vantagem da região é fácil de chegar e de sair, já que existem muitas linhas de ônibus passando por lá. Além disso, também conta com linhas de metrô, como a Linha Verde e a Amarela. Outro ponto positivo é a proximidade com a Avenida Paulista e a rua Augusta, alguns dos pontos que mais concentram moradores e que têm a vida noturna agitada.

O bairro da Consolação é ideal para quem atua no ramo da gastronomia, já que nessa região existe uma grande concentração de restaurantes e lanchonetes. Se está buscando por uma população bem diversificada, a Consolação pode ser um melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio.

5. Jardins

O Jardins é o bairro que recebe os principais restaurantes de São Paulo. Como é próximo da rua Oscar Freire e possui lojas de grife, faz com que se torne uma região cada vez mais valorizada e frequentada por pessoas das classes mais altas. Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, pode ser a melhor opção da cidade.

A região faz parte da subprefeitura de Pinheiros, contando com 28 ruas de quatro bairros: Jardim Paulista, Jardim América, Jardim Europa e Jardim Paulistano, formando o nome do bairro. A qualidade dos serviços oferecidos por lá é considerada excelente.

Há diversas vias que facilitam a chegada até o Jardins e, em relação ao transporte público, os ônibus passam por boa parte das avenidas que compõem a região. Se a sua loja tem qualidade para competir com os serviços que por lá são oferecidos, pode ser um dos melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio.

6. Bela Vista

O bairro da Bela Vista é uma área tradicional de São Paulo. Por lá existem muitas cantinas que vendem comida tradicional italiana, o grande destaque da região. O local ainda tem opções para hospedagem e vários outros segmentos.

O interessante é que ele tem uma boa cobertura pelo metrô, assim os clientes de sua loja terão boa acessibilidade. Chama atenção o contraste social que existe por lá, pois é próximo da famosa Avenida Paulista e também perto do Bixiga, local com muitas famílias de classe média.

A região chama atenção pela cultura e lazer. Existem excelentes opções de entretenimento para quem frequenta a região, desde museus - como o MASP - até teatros e restaurantes. Assim, se o segmento da sua loja é voltado para a cultura, a Bela Vista pode ser um dos melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio.

7. Paraíso

O Paraíso é, talvez, o bairro mais tranquilo desta lista. Ele tem uma relação bem próxima com o bairro Liberdade, aquele que tem origem japonesa e mantém os seus traços até os dias de hoje. Por isso, apresenta uma grande força comercial, em vários segmentos. A região é muito acessível, contando com ciclovias, táxis e muitas linhas de ônibus, além do metrô.

O local une tranquilidade com agitação, já que abriga muitos restaurantes e bares. Vale a pena pesquisar pontos comerciais disponíveis para locação no Paraíso, pois esta pode ser a melhor alternativa para o seu negócio!

8. Vila Andrade

O distrito da Vila Andrade é um dos que mais tem crescido nos últimos anos, passando a receber principalmente empresas do ramo gastronômico. É uma região que abriga o bairro nobre Panamby e a comunidade de Paraisópolis. Chama atenção o número de salões de beleza, que na última década cresceu 293,8%.

O bairro também é uma excelente opção para quem pretende abrir um restaurante, já que o crescimento de 166% mostra que esta é uma área bem interessante para o fast food. O aumento também acontece em relação as lojas de conveniência, com crescimento de 103%. O fortalecimento da Vila Andrade é visível no setor imobiliário e deve continuar assim nos próximos 20 anos.

Os estabalecimentos que aproveitaram e se fortaleceram nesse período foram as lojas de materiais de construção, que aumentaram sua presença em 60% nos últimos anos. Porém, as empresas de comércio perderam espaço na última década, então este pode ser um segmento bem interessante para investir no bairro.

9. Pinheiros

Bairro situado na zona oeste de São Paulo, é tratado por muitos historiadores como um dos mais antigos da capital paulista. Apesar da tradição, é um dos bairros mais sofisticados, com foco na vida cultural e gastronômica. Lá é possível encontrar facilmente galerias de artes e lojas antigas que preservam a história.

Embora Pinheiros seja um bairro nobre, o acesso é fácil, com ônibus e linhas de metrô passando pela região. A região é sede de diversas empresas, como a Editora Abril e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp. São diversas ruas dedicadas ao comércio e seus diferentes segmentos.

Pinheiros conta com shopping centers, como o Iguatemi, um dos primeiros do Brasil, e o Shopping Eldorado, um dos maiores da capital paulista.

10. Vila Madalena

Assim como Pinheiros, Vila Madalena é um bairro localizado na Zona Oeste de São Paulo, sendo um dos mais badalados da capital. O que chama a atenção é o grande número de hotéis instalados por lá, sendo uma das áreas preferidas dos empresários, principalmente de empresas voltadas para o setor administrativo.

É um bairro que possui linha de metrô, assim é fácil para que clientes cheguem até lá, aumentando as possibilidades de obter lucro. É uma das melhores opções para quem está pensando em abrir um bar ou um chopperia, já que é muito conhecido por ser um reduto boêmio, fama que adquiriu durante a década de 1970, quando estudantes com pouco dinheiro foram morar lá.

Escolha o melhor para o seu segmento

Agora que você já sabe quais são os melhores bairros de São Paulo para abrir um negócio, é só escolher aquele que se encaixa melhor com os objetivos de sua empresa. Lembre-se de ter em mente o público alvo, pois não é o suficiente escolher a localização baseada no seu gosto pessoal ou porque lá existe um ótimo ponto comercial.

Se a sua empresa não estiver perto dos clientes, ela provavelmente perderá espaço para a concorrência. Tome muito cuidado ao fazer essa escolha, já que os contratos costumam ser longos.

O que considerar na escolha de um ponto comercial?

Diversos fatores devem ser considerados na escolha de um ponto comercial, como você já deve saber. É interessante conhecer a infraestrutura do imóvel, para saber se será preciso alguma reforma ou se já está pronto para ser utilizado.

O local deve ter o tamanho ideal para o que você precisa. Pense que, ao alugar um imóvel muito pequeno, você pode acabar com um espaço insuficiente para o estoque de produtos, por exemplo. Tome cuidado com os pequenos detalhes.

Os contratos de locação costumam ser extensos, para garantir mais segurança às duas partes envolvidas, o locador e o locatário. Assim, é importante uma pesquisa sobre o bairro e os concorrentes, para que o seu negócio vá para frente no ponto comercial escolhido.

Alugue com a Place2b

Nós somos uma empresa que faz a conexão entre pessoas que estão buscando um imóvel para alugar e aquelas que possuem um local disponível para locação. Contamos com uma plataforma inovadora, buscando oferecer o melhor serviço possível a todos os envolvidos, sempre com preços justos e imóveis de qualidade.

O nosso objetivo é alugar os melhores pontos comerciais da cidade, sejam lojas individuais, em hipermercados, shoppings centers ou galerias. Se você está procurando por uma alternativa para levar a sua empresa ou para abrir o próprio negócio, podemos te ajudar nessa missão.

A Place2b trabalha de uma forma diferenciada. Todos os imóveis disponíveis para locação possuem um modelo 3D em nosso site, para que os interessados possam conferir todos os detalhes com mais praticidade. Além disso, as visitas serão marcadas somente nos locais mais interessantes para a sua empresa.

Outro objetivo é dar mais celeridade para o processo, eliminando todas as questões burocráticas, que geralmente aborrecem quem está buscando por um ponto comercial. Os documentos podem ser todos enviados pela internet, assim fica mais fácil para redigir o contrato.

Confira os imóveis disponíveis em nosso site e aproveite! Utilize nossos filtros com marcações de tamanho e de valor, assim vai ficar mais fácil para fazer a seleção daqueles que você gostou.