Como fazer precificação de produtos e margem de lucro

Como fazer precificação de produtos e margem de lucro

Fazer precificação de produtos é um dos maiores desafios que um empreendedor enfrenta. Principalmente quando é um produto que ele mesmo produziu. A precificação de produtos tem impacto direto na margem de lucro. Muita gente, para não quebrar a cabeça, simplesmente estipula os preços baseados na concorrência.

No entanto, isso não é o ideal, pois você ignorará muitos processos complexos que levam até o preço correto. Você só consegue chegar no preço de venda correto ao analisar diversos detalhes, como:

  • Os custos do negócio;
  • Padrões de mercado;
  • Margem de lucro desejada;
  • Percepção de valor dos clientes;
  • Entre vários outros fatores.

Depois de analisar todos esses fatores, você finalmente conseguirá praticar um preço coerente com o mercado. Assim garantido a satisfação dos clientes e ao mesmo tempo confirmando o faturamento devido. Desse modo, que seja o suficiente para você obter lucro.

O que é precificação?

A precificação é definida como o ato de determinar o preço de algo. No entanto, seu sentido é muito mais complexo quando utilizado no mundo dos negócios. Pois, as empresas precisam atribuir preços para os seus produtos, e essa é uma atividade puramente estratégica, para o negócio dar certo.

Porque como você sabe, as empresas necessitam obter lucro sobre os produtos vendidos. Para só assim conseguir cobrir os gastos e manter o seu negócio funcionando. Exatamente por isso o valor a ser cobrado pelo produto precisa bancar os custos do empreendimento, além de gerar lucro para os donos.

O difícil é fazer tudo isso e ainda lidar com os preços da concorrência, que se oferecerem valores menores podem acabar roubando os seus consumidores. Para que tudo isso dê certo existe um linha tênue entre o lucro e a satisfação do cliente, que precisa ser encontrada através de estratégias, métodos e cálculos.

Qual a importância da precificação para empresas?

Em suma, a precificação é importante porque ela é um dos pilares que dão sustentação ao marketing em qualquer negócio. Afinal, uma empresa que cobra altos preços por produtos que os concorrentes oferecem por um valor bem mais baixo, não é muito bem falada.

Empresas que simplesmente estipulam um valor por intuição ou comparando com os concorrentes, podem ter sérios problemas financeiros. E assim acabar ficando em uma situação financeiramente insustentável.

É óbvio que a precificação de produtos tem um grande impacto na margem de lucro, por isso exige cuidado por parte das empresas.

Então, é extremamente importante o momento em que você vai definir o preço dos seus produtos. É preciso que tenha máxima atenção e una isso a conceitos matemáticos, como cálculos de margem de lucro.

É importante também para definir os preços, acompanhar as vendas iniciais, pois isso vai lhe dar uma noção se o preço está bom.

Precificação de produtos e ponto de equilíbrio

Você sabe o que é ponto de equilíbrio financeiro? Esse é o momento em que todos os seus custos são igual a sua receita. Basicamente esse é um momento muito marcante para o seu negócio, pois ele demonstra que o seu empreendimento está se tornando sustentável. E em pouco tempo irá começar a lucrar.

Isso só vai ocorrer se os preços dos seus produtos tiverem sido bem formulados. No entanto, alcançar o ponto de equilíbrio é somente o primeiro passo para que o seu empreendimento seja bem-sucedido.

A parte que realmente vai importar para você e os seus sócios será a geração de lucros. Então não vai bastar ter uma razoável rentabilidade. É necessário correr atrás da lucratividade. Que é o valor que sobra depois de pagar todos os custos e despesas.

Logo, o ideal é que sempre as empresas acabem operando acima do ponto de equilíbrio. Assim, as mesmas vão poder ter uma boa margem de lucro. Que vai permitir mais investimentos e assim um crescimento maior do seu negócio.

E é claro que essa jornada em busca de estar acima do ponto de equilíbrio começa na hora de fazer a precificação dos produtos e verificar a margem de lucro.

Diferença entre preço e valor

Você sabe qual a diferença entre preço e valor? Para fazer a precificação dos produtos isso é fundamental.

Pode-se simplificar como preço de um produto a quantia de dinheiro que terá que ser paga para adquiri-lo. Nesse caso, você vai se limitar somente à questão monetária, e não aos demais fatores.

Enquanto o valor acaba representando os benefícios e diferenciais que um produto específico entrega ao cliente. É possível exemplificar com um ar-condicionado, que é somente um item em uma loja, no entanto, quando instalado, gera muito conforto térmico e bem-estar ao cliente que o comprou.

No caso de pessoas que têm como prioridade sentir conforto térmico para trabalhar ou estudar, não vão se importar de pagar o preço que for para obter o ar-condicionado. Afinal, para esse indivíduo os benefícios oferecidos pelo produto sobrepõem o valor do mesmo.

Logo, para definir um preço você também deve considerar o valor agregado do produto. Mesmo que inicialmente não seja algo fantástico, é possível agregar valor colocando diferenciais no seu produto.

Como fazer precificação de produtos

Para começar a definir o preço que vai cobrar pelo produto você deve fazer uma pesquisa detalhada de todos os custos e despesas que são envolvidos nas atividades do seu empreendimento.

Na sequência você vai precisar definir qual é a sua margem de lucro. Sendo essa uma questão bastante importante, afinal, não basta que o valor pague os seus custos e despesas, é necessário que ele gere lucro. No entanto, também não pode fazer o produto ficar muito caro, pois o cliente não iria comprar.

Será necessário que você faça uma análise de mercado para poder considerar o fator mercadológico. Afinal, os preços que os seus concorrentes cobram pelo mesmo produto que você vende, fará com que você venda para mais ou menos clientes.

Cuidados a se tomar para o aluguel não afetar o faturamento

Na hora de analisar a precificação de produtos e a sua margem de lucro, o aluguel também terá que ser considerado.

Um dos pontos que precisam ser levados em consideração na hora de colocar o preço em um produto é o quanto você está pagando de aluguel. Essa é uma das coisas que mais impactam no preço dos itens vendidos. Isso porque o ponto comercial que você está trabalhando tem um custo e ele acaba sendo repassado ao consumidor.

Não à toa, quando compramos produtos no centro da cidade eles costumam ser mais caros que nos demais lugares. Como pontos comerciais em lugares muito movimentados são caros, os empreendedores acabam repassando o valor do aluguel em parte para o produto.

O ideal é que o aluguel não ultrapasse 15% do que você obtém de receitas. Quando o aluguel acaba passando dessa porcentagem a sua margem de lucro é comprometida. Mas, não se preocupe, achar o imóvel ideal não é um problema, desde que você conheça o Place2b.

O Place2b é uma empresa especializada em alugar imóveis comerciais e com certeza tem aquele ponto comercial perfeito para o seu negócio. Então não perca mais tempo e navegue por nossa plataforma, ache o local ideal sem sair de casa!