Guia completo: como escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Guia completo: como escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher o ponto comercial perfeito. E quem segue à risca todas essas questões têm mais chance de fazer uma boa escolha e se dar bem. A conquista de clientes não depende apenas da qualidade dos materiais que são vendidos na sua loja, mas também da localização.

Se você já tem uma empresa, seja ela de grande ou de pequeno porte, e está à procura de uma nova sede, nós temos a solução. Inegavelmente é preciso escolher um espaço que atenda todas as suas necessidades, como preço de acordo com o nível do imóvel e espaço específico para o seu negócio.

O empreendedor sempre quer o melhor para o seu negócio, por isso é tão importante encontrar o ponto comercial perfeito. Ele pode ficar na região central da cidade, dentro de um shopping ou de um hipermercado, ou mesmo em regiões mais afastadas. Siga este guia completo e faça a melhor escolha possível.

Existe ponto comercial perfeito?

O ponto comercial perfeito é aquele que vai ajudar atrair o maior número possível de clientes para a sua loja. Por isso, ele tem que estar posicionado em um local que seja de fácil acesso. Precisa ainda ser do tamanho do seu negócio, nem muito maior e nem muito menor, assim o aluguel ficará em uma faixa possível de pagar.

É preciso que a concorrência seja avaliada. Quando existe um concorrente muito próximo do seu espaço, é preciso ter estratégia e manter a qualidade no atendimento, assim como um preço mais interessante do que o do rival. É uma parte que precisa ser muito bem pensada para a escolha do ponto comercial ideal.

A escolha do ponto comercial é um dos fatores que vai ajudar a atrair clientes para o seu estabelecimento, mas não é a única. Invista na divulgação do seu negócio, apostando principalmente nas redes sociais como Facebook e Instagram, e claro, tenha produtos de qualidade.

Quando o local é bem escolhido, seguindo esse guia completo sobre como escolher o ponto comercial perfeito, não tem erro: é só esperar que os lucros vão começar a aparecer.

Como escolher o ponto comercial perfeito?

Você deve saber que o sucesso de uma empresa depende muito do local onde ela está instalada, principalmente se é uma loja. Caso a sua empresa seja produtora de algum material, que não tenha contato direto com pessoas físicas, então o espaço pode ser diferente das lojas que tem contato direto com o público e que suas sedes precisam ser decididas desta maneira.

O ponto comercial perfeito deve ser bem posicionado na cidade, de preferência perto do seu público-alvo. Desta forma, fica mais fácil para as pessoas irem até lá e desta forma seus produtos podem ser vendidos e o faturamento será bom. Ainda assim, em alguns casos não é tão interessante optar por uma sala comercial na região central da cidade.

Antes de fechar o contrato de aluguel é interessante ir até o local e conferir a qualidade do imóvel. Em alguns casos a estrutura pode apresentar condições precárias e ser preciso uma reforma. Por isso é bom conhecer todas as condições antes de fazer a assinatura do vínculo, evitando problemas posteriores.

1. Escolha um imóvel que atenda suas necessidades

Ao escolher o ponto comercial perfeito você deve levar em conta todas as necessidades da sua empresa, desde um espaço disponível para colocar o estoque até uma estrutura agradável para receber os clientes. As acomodações para os funcionários também precisam ser adequadas. Por exemplo, se não existem turnos, é interessante que exista uma cozinha para que tomem café ou almocem.

É importante achar um espaço que oferece comodidade para todos que irão até lá, seja para fazer compras ou para trabalhar. As salas comerciais que possuem cozinha e banheiro geralmente possuem aluguéis mais caros. Ainda assim, são interessantes sob este ponto de vista. Desta forma, seus funcionários irão trabalhar mais confortáveis e render mais.

Quem pensa que é interessante economizar no aluguel escolhendo um espaço menor do que o necessário pode acabar optando por uma opção errada. Não adianta buscar por uma nova sede para a sua empresa e acabar escolhendo um ambiente inadequado para as atividades que por lá são realizadas.

A partir disso, faça uma lista com as suas exigências em relação ao imóvel para receber a sua empresa. Quando pintar uma alternativa que se encaixe nessas questões ficará mais fácil para decidir, já que terá uma base pronta.

2. Analise bem a localização do imóvel ao escolher o ponto comercial perfeito

Sabendo o que você precisa escolher o ponto comercial perfeito para a sua empresa, parta para a escolha da região. Se for possível, tente fazer uma pesquisa para descobrir de onde seus clientes vem, se de alguma região específica ou não. Outro fator a ser considerado é saber quais são as empresas instaladas nas redondezas, para saber se existe algum concorrente que possa tirar suas possibilidades de faturar.

Tem mais um fator bem importante para citarmos em relação a escolha da região. Preste atenção nas lojas âncoras, esse é um termo para se referir às gigantes do varejo ou mesmo supermercados. Se tiver uma dessas e a atuação do seu negócio não for a mesma, então é uma boa opção de espaço. Essas lojas conseguem atrair pessoas com facilidade e elas podem acabar entrando no seu comércio.

Não importa se você vai alugar um espaço no centro da cidade ou em algum bairro, é interessante que a sua loja esteja próxima de outras que fazem parte do mesmo nicho. É importante que não sejam do mesmo segmento, mas sim do mesmo nicho. Por exemplo, ter uma loja de brinquedos em frente a uma que venda roupas infantis.

Como dissemos anteriormente, concorrentes não são interessantes neste caso. Os concorrentes podem pegar parte de clientes que iriam para a sua loja, mas que viram uma promoção na loja vizinha e foram até lá. Isso fica ainda mais complicado quando se trata de gigantes, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Lojas Americanas, que trabalham com diversos produtos. Mas se a sua loja não é rival, então é uma boa. A localização da sua loja é um fator muito importante a ser considerado.

3. Defina quem é o seu público-alvo ao escolher o ponto comercial perfeito

Um dos maiores erros das empresas ao escolher o ponto comercial perfeito é não conhecer o público-alvo que atendem. É importante até mesmo definir uma persona, que servirá para ajudar na tomada de decisões dentro da empresa. Assim, se os serviços de sua empresa são oferecidos para determinados tipos de pessoas, é interessante saber onde elas moram e como gostam de ser atendidas.

Alugar um imóvel no centro da cidade é mais caro, até porque lá passam pessoas com as mais variadas características, desde econômica até gostos pessoais e hábitos. A zona central é ideal para empresas desse tipo, que não possuem um público-alvo específico, aquelas que atendem pessoas de qualquer idade, dos dois gêneros e dispostas a gastar muito ou pouco.

Para identificar o seu público-alvo, caso a sua empresa ainda não exista, é preciso buscar informações na internet, para tentar identificar quais as pessoas que comprariam seus produtos ou pagariam pelo serviço. Se a empresa já existe, esse tipo de análise pode ser feito de uma maneira bem mais simples.

É importante saber o perfil das pessoas que você atende, para que possa conquistar ainda mais clientes com ideias e hábitos semelhantes. Ou mesmo para ampliar o seu negócio para outras faixas, fazendo com que o lucro se torne maior e o negócio fique ainda mais interessante.

4. Avalie o preço que está sendo cobrado

Quem está buscando pelo ponto comercial perfeito deve ficar atento ao preço que está sendo pedido. Nada de chegar a aceitar o primeiro que a corretora ofereceu. Ele pode parecer maravilhoso, mas provavelmente existem outros tão bom quanto. O melhor a fazer é descobrir o valor médio por metro quadrado na região, assim vai ficar mais fácil de saber se o preço cobrado é justo.

O preço pode ser influenciado pela duração do contrato que será feito. Os donos de imóveis tendem a cobrar mais caro por contratos menores. Assim, se a locação for de 2 anos, o preço pago por mês deve ser maior do em um contrato de 10 anos. É possível ainda que seja combinado um reajuste anual, para que você pague um valor de acordo com a realidade.

O problema de fazer contratos longos é que não é possível saber como estará a economia brasileira no futuro. Dependendo do segmento de atuação da sua loja, é algo que pode se desenvolver bastante nos anos seguintes ou então cair. E se for firmar um contrato extenso, é bom tomar cuidado com a possibilidade de multa por quebra do vínculo.

Faça uma pesquisa nos preços, tente descobrir quanto é o aluguel de imóveis semelhantes do que via alugar. É bem importante e interessante fazer essa comparação de preços, o que vai ajudar na sua economia de custos. Dependendo de quem é o dono, dá para negociar um valor justo para as duas partes.

5. Entenda quanto custa alugar um imóvel

Esse tópico pode parecer semelhante ao anterior, mas não é. Quando o objetivo é alugar o ponto comercial perfeito, é preciso que o empreendedor faça cálculos para não comprometer as finanças da empresa, alugando uma peça que seja muito cara e difícil de pagar. A partir disso, defina um limite de valor que pretende pagar por mês e não saia da margem.

Nesse cálculo é preciso incluir todas as despesas que a empresa gera, os valores pagos com a conta de energia elétrica, conta de água e internet, por exemplo, e verificar quanto sobra de lucro por mês. Com este cálculo irá evitar de gastar mais do que arrecada. Ainda assim, abrir uma nova sede pode atrair mais clientes e aumentar os lucros do negócio.

A localização é um fator que está diretamente relacionado com o preço dos aluguéis. Pontos comerciais que ficam na região central das cidades possuem um custo por metro quadrado acima da média. O mesmo vale para salas localizadas em hipermercados e shoppings centers, claro que nestes locais o fluxo de pessoas será bem maior e pode valer a pena.

Definido qual será a região onde sua loja será instalada, ficará mais fácil para escolher o ponto comercial perfeito. Essa escolha deverá levar em consideração os valores que pagará por mês para poder ocupar o espaço. Dependendo do segmento, as vezes é melhor instalar a loja em um bairro, que ainda não conte com aquele serviço, assim fica mais fácil conquistar clientes.

6. Pense na acessibilidade ao escolher o ponto comercial perfeito

Acessibilidade, essa é uma questão que ganhou força nos últimos anos, com a realização de diversas campanhas na televisão. Tudo é muito bonito, mas é preciso que cada um faça a sua parte e escolher um ponto comercial acessível é bem interessante.

É preciso que existam rampas, para que cadeirantes possam subir com tranquilidade ou mesmo a presença de um elevador, dependendo do espaço onde fica a loja. É interessante ainda que exista calçada na parte de fora, para que os pedestres possam caminhar com tranquilidade.

7. Não esqueça de pensar no estacionamento ao escolher o ponto comercial perfeito

Os supermercados, por exemplo, são lojas grandes e necessitam de estacionamento, já que boa parte dos clientes vão até lá de carro, até para que consigam levar as compras embora. Se não existir estacionamento, dá para fazer um convênio com algum estacionamento das redondezas, assim os clientes que forem na sua loja podem deixar o carro lá.

Se você mora em alguma cidade pequena, esse problema praticamente não acontece, já que é fácil e seguro estacionar o carro na beira da rua, porém, quando o assunto é cidade grande, pode ser um diferencial entre sua loja e os concorrentes. Os clientes querem praticidade e comodidade, por isso é importante fazer a escolha certa.

8. Atenção para o contrato!

Depois que você já decidiu o que precisa ter no ponto comercial perfeito para o seu negócio, é chegado o momento de pensar no contrato. Sob hipótese alguma ocupe o espaço antes de ter feito a assinatura, é preciso que o papel tenha sido registrado em cartório. É a melhor maneira de evitar confusão, assim é só seguir o que está escrito no contrato.

E esse contrato deve ter um prazo determinado, que precisa ser cumprido até o fim para evitar o pagamento de uma multa, a não ser que as duas partes estejam interessadas no rompimento do vínculo. Quando o contrato não tem um prazo final, se o dono do espaço decidir acabar com o contrato, precisará apenas avisar com 30 dias de antecedência, o que não é nada agradável.

E tem uma questão bem bacana em relação a regra do contrato. Depois de cinco anos é possível que ele seja renovado pelo mesmo período, basta que o locatário esteja interessado em permanecer no espaço. Mas, não é tão simples, é preciso que a decisão seja informada um ano e meio antes do final do contrato.

O prazo do contrato é algo que pode ser combinado entre a empresa que irá locar e o proprietário, assim como o valor a ser pago todos os meses. Quando a renovação automática é acionada, devem discutir os valores, que provavelmente serão alterados, já que passaram alguns anos do contrato inicial.

Fique tranquilo mesmo se o imóvel for vendido

Se você tem um contrato assinado com o proprietário do ponto comercial, pode ficar tranquilo, até mesmo se ele resolver vender o local o documento continuará em vigor. Isso só não acontecerá caso a questão não esteja prevista no contrato, por isso é importante ler bem o documento e fazer tudo direitinho para não ter problemas depois.

Essa é uma cláusula importante e vai garantir a sustentabilidade do seu negócio, impedindo que concorrentes tentem comprar o espaço, só para acabar com o seu sossego. E tem mais uma coisa: se o imóvel for vendido, aquele que alugou, ou seja, o locatário, terá preferência pela compra, desde que pague um valor igual ao que está sendo oferecido pelo espaço.

O contrato deverá ter sido registrado em cartório, somente assim ele terá validade legal. É um procedimento comum e adotado por grandes empresas, mas que pode causar dificuldades na compreensão de empreendedores de primeira viagem, que recém estão pensando em abrir a própria empresa. Não custa caro para registrar em cartório, dando segurança para quem faz a locação.

9. Tenha uma parceira ao seu lado ao escolher o ponto comercial perfeito

Pode não ser a tarefa mais fácil do mundo a procura pelo ponto comercial perfeito, ainda mais quando o imóvel será utilizado como sede de empresa. Eles devem estar de acordo com uma série de exigências, para que todas as atividades podem ser desenvolvidas da melhor maneira possível, gerando lucro para o empreendedor.

A partir disso, é interessante ter ao seu lado uma empresa que consiga oferecer variadas opções de imóveis, como é o caso da Place2b. Contando com um enorme portfólio de oportunidades, vai ficar mais fácil para acertar na escolha, já que as alternativas são de qualidade, com variedade na metragem e nos custos com o aluguel.

10. O seu tempo é valioso

Se você estava procurando um imóvel por conta própria ou pensou em fazer isso, certamente perderia bastante tempo. Já pensou sair de porta em porta, visitando aqueles locais com placa de "Aluga-se"?

Na Place2b é possível conferir modelos 3D do ambiente, assim não precisará visitar todos, apenas os que gostar mais. Ter uma consultoria sempre é interessante, já que essas pessoas sabem mais do que você sobre o assunto e a escolha será feita com maior tranquilidade e consciência.

Agora que você aprendeu os principais dados a serem analisados no momento de fechar a contratação de um ponto comercial, é só seguir esses passos e não errar na decisão. A Place2b trabalha com opções em diversas cidades, com preços e tamanhos variáveis.

Se você está buscando pelo local perfeito para instalar o seu negócio, nós temos as melhores alternativas. Basta acessar o nosso site e conhecer o modelo 3D, com todas as opções de locais disponíveis. Marque uma visita e conheça a futura sede da sua empresa.