Como montar um minimercado?

Como montar um minimercado?

Por mais que o delivery de alimentos tenha crescido significativamente nos últimos anos, a grande maioria das pessoas continua preferindo fazer suas compras presencialmente. No entanto, é preciso que o estabelecimento seja atrativo, tanto em questões de preço como de ambiente. Mas, afinal de contas, como montar um minimercado?

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão optando pela proximidade e praticidade ao invés de grandes estruturas. Na correria do dia-a-dia, muitas vezes basta apenas um ou outro produto ou alimento para se comprar, o que não exige uma ida até um grande supermercado, com longas filas e nem nada do tipo.

É justamente por isso que os famosos mercados de bairros ainda se mantêm muito bem em diversos lugares do país. A opção de um lugar próximo e acessível para muitos moradores, com preços atrativos e uma estrutura extremamente competente já é mais do que suficiente para atrair consumidores.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre como montar um minimercado de sucesso nos dias de hoje. Além disso, falaremos também sobre as principais características que estabelecimentos do gênero precisam ter, não apenas para “sobreviver”, como também para crescer consideravelmente.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

É preciso planejamento para montar um minimercado

Engana-se quem pensa que para montar um minimercado precisa apenas de um bom espaço para instalação. Na verdade, assim como quase todos os tipos de empreendimentos, é necessário contar com um bom planejamento - não apenas financeiro como, também, para as ações em si.

A ideia dos minimercados, ou mercadinhos como são normalmente conhecidos, é de ser um espaço pequeno, mas que tenha uma boa variedade de produtos e alimentos. Além disso, costuma ficar em lugares acessíveis da cidade, geralmente próximos de bairros mais movimentados, mas não tão próximos do centro.

Apenas essas características apontadas agora já são um indício do quão necessário é se planejar para montar um minimercado. Afinal de contas, em estabelecimentos como esse você terá que lidar com consumidores, exposição de produtos e também com toda a logística de fornecimento dos itens e alimentos.

Sendo assim, é extremamente importante ter um plano de negócio antes de iniciar o empreendimento. Neste documento, você listará todas as principais características do seu negócio, o diferencial do mesmo, a característica dos consumidores e tudo aquilo que faça com que faça com o que o seu minimercado possa funcionar.

Confira algumas dicas de como montar esse tipo de empreendimento:

1.    Esteja sempre em busca de capacitação

Para montar um minimercado é importante que você esteja sempre em busca de capacitação. Afinal de contas, estamos falando de um segmento que, apesar de ser bastante popular, é um dos mais concorridos, visto que você terá como concorrência outras redes de supermercado, por exemplo.

Sendo assim, é importante estar sempre se atualizando com o objetivo de encontrar e desenvolver um diferencial para o seu empreendimento. Apesar dele ser justamente menor do que as redes de supermercado, ainda há como fazer com que seja tão lucrativo quanto, guardada as devidas proporções.

A partir do momento que você está se capacitando pode entender mais da parte de administração, economia e até mesmo desenvolvimento de projetos. Isso torna mais fácil todo o processo de fazer com que o seu empreendimento, no caso o minimercado, seja muito bem-sucedido.

VEJA MAIS: Como montar uma confeitaria?

2.    É preciso saber administrar o dinheiro

Em um minimercado não adianta apenas saber vender os produtos, é preciso principalmente administrar os seus preços. Afinal de contas, se você comprar mais do que vender, estará gastando mais do que recebendo e, então, estará sempre refém de um alerta vermelho no empreendimento.

Ao montar um minimercado, é importante saber administrar todo o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa. Sendo assim, é necessário dosar a quantidade de produtos, visto que você irá atender um público um pouco menor, e também aplicar os preços mais corretos, justos e atrativos para os itens que vão à prateleira.

Administrar o dinheiro de um minimercado também envolve saber exatamente onde será aplicado cada valor. Isso porque, como todo bom estabelecimento comercial, é importante que ele seja atrativo para o consumidor, então serão necessárias reformas periódicas, compra de novos equipamentos, iluminação e por aí vai.

3.    Não fique na idade da pedra, invista em tecnologia

Não é porque o seu empreendimento é um minimercado que você terá que cultivar um sistema de funcionamento da idade da pedra. É extremamente importante que você invista em tecnologia para o seu empreendimento, para facilitar tanto a sua vida, enquanto administrador, quanto do consumidor.

No caso do empreendedor, alguns softwares podem ajudar e muito a fazer um controle mais preciso e correto das finanças, diminuindo a margem de erro em cálculos. Além disso, também é possível utilizar alguns programas para o controle de estoque, verificando a quantidade disponível de cada produto que irá para a prateleira.

Já para o consumidor, o investimento em tecnologia pode ser no próprio atendimento. Trabalhar com delivery, via aplicativo específico ou até mesmo WhatsApp pode fazer com que você aumente a periodicidade de consumo por parte dos clientes, os quais poderão se sentir mais motivados em comprar com o seu negócio.

4.    Tenha bons fornecedores e invista em divulgação

Uma porcentagem considerável do sucesso de um empreendimento do ramo de mercados é, sem sombra de dúvidas, o fornecimento. Isso porque contar com um bom fornecedor fará com que você tenha, de forma rápida e segura, bons produtos disponíveis na prateleira para o seu consumidor.

Sendo assim, saiba que é extremamente importante ter bons fornecedores ao montar um minimercado. Isso pode facilitar e muito a operação do empreendimento, no sentido de não correr o risco de ficar dias ou semanas na espera de determinadas mercadorias, cultivando prateleiras vazias.

Além disso, outro ponto importante em relação a montagem de um minimercado é justamente a divulgação. As pessoas precisam estar cientes da existência do seu empreendimento, principalmente os moradores do bairro, então trace uma estratégia de comunicação, seja pelas redes sociais ou por cartazes e carros de som.

VEJA MAIS: Marketing digital para empreendedores

Montar um minimercado exige dedicação de todos os lados

O fato é que montar um minimercado não é uma tarefa fácil, justamente por se tratar de um tipo de empreendimento que praticamente não fecha em nenhum dia da semana. Além disso, os empreendedores precisam lidar com uma série de produtos e mercadorias, os quais chegam a todo o momento e precisam estar muito bem armazenados.

Sendo assim, saiba que para empreender nesse segmento é necessário ter uma grande dedicação de todos os lados. É extremamente importante que não apenas a pessoa responsável pela parte administrativa esteja se dedicando ao trabalho como, também, aquelas que estão no caixa ou enchendo as prateleiras.

Em suma, pode-se dizer que a logística é o fator principal para o sucesso de um bom mercado, independentemente do tamanho. Isso porque você precisa saber exatamente onde guardar os produtos, onde expor (de forma que o consumidor ache facilmente) e também como divulgar para os clientes.

É preciso ser eficaz não apenas na parte de administração como também de atendimento e divulgação. Trata-se de um dos segmentos que mais exigem sintonia entre as diferentes tarefas e áreas de atuação, as quais precisam ser praticamente perfeitas para garantir o sucesso do negócio.