Mulheres empreendedoras que inovaram no mundo dos negócios

Mulheres empreendedoras que inovaram no mundo dos negócios

Por mais que o ambiente empreendedor ainda seja predominantemente masculino, não há como negar que houve mulheres que fizeram história em seus segmentos. Estamos presenciando, nos últimos anos, cada vez mais figuras femininas nesses espaços. Sendo assim, você precisa conhecer mulheres empreendedoras que inovaram em suas áreas.

O Brasil é um país que já conta com muitas mulheres no ambiente de negócios, mas poucas em cargos de liderança. Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que, no país, 51% dos funcionários são mulheres. No entanto, somente 38% ocupam cargos de liderança, o que mostra uma disparidade significativa.

No entanto, seja por necessidade ou por outras motivações, cada vez mais mulheres estão empreendendo no país. Essa é uma tendência que também presenciamos em outros lugares do mundo, e que é importante não apenas para o crescimento econômico como, também, para questões socioculturais.

Neste artigo, você irá conhecer algumas das mulheres empreendedoras que simplesmente inovaram no mundo dos negócios. Falaremos não apenas de figuras brasileiras como, também, estrangeiras que tiveram sucesso na jornada do empreendimento e, hoje em dia, são verdadeiras referências em suas áreas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Qual a importância de termos cada vez mais mulheres empreendedoras?

Não é segredo para ninguém que o Brasil foi e ainda é um país considerado extremamente machista. Isso se reflete não apenas nas relações pessoais ou nos índices de desemprego como, também, na própria ocupação de cargos importantes e lideranças em empresas - como vimos em números citados anteriormente.

Sendo assim, qual é a importância de termos cada vez mais mulheres empreendedoras? O fato é que contar com figuras femininas em cargos importantes de empresas e, também, criando os seus próprios negócios, é importante não apenas para a economia como, também, para uma questão social e cultural.

A começar pelo fato de que contar com mulheres em posições importantes dentro de uma empresa é lucrativo também para o negócio. Pesquisas apontam que cerca de três entre quatro empresas que promovem a diversidade de gênero em cargos de direção afirmam ter obtido um aumento nos lucros, variando de 5% a 20%.

No entanto, mais do que isso, quanto mais mulheres empreendendo no Brasil, melhor a condição social e econômica das mulheres e das famílias de uma maneira geral. Além disso, maior também é a representatividade, ou seja, o entendimento cultural de que pode, é possível e é real essa ocupação em cargos importantes.

Sendo assim, confira um pouco mais sobre as mulheres empreendedoras que inovaram:

1.    Luiza Trajano

Não há como falar sobre mulheres empreendedoras que inovaram em seus segmentos no Brasil sem nem ao menos citar Luiza Trajano. Ela é simplesmente a fundadora de uma das maiores empresas varejistas do Brasil, e sem sombra de dúvidas a mais conhecida entre os empreendimentos do segmento, a Magazine Luiza.

Atualmente presidente do conselho administrativo da empresa, Luiza Tajano foi responsável por algumas das principais mudanças da rede nos últimos anos, as quais fizeram com que ela se tornasse a verdadeira referência que é hoje em dia. A jornada, no entanto, vem desde muito antes do atual sucesso.

A empreendedora entrou para a empresa com apenas 18 anos de idade e em 1991, assumiu a presidência da mesma, implantando diversas revoluções. Uma das principais inovações trazidas por Luiza ao Brasil foi a implementação do e-commerce no país, ainda na década de 90, que hoje em dia é o forte da gigante do varejo.

2.    Oprah Winfrey

Mesmo que você nunca tenha assistido TV nos Estados Unidos, é bastante provável que saiba quem é Oprah Winfrey. Trata-se de uma das maiores figuras do audiovisual norte-americana, a qual rompeu barreiras a ponto de se tornar uma das apresentadoras mais conhecidas de todo o mundo.

Atriz, apresentadora e empresária, Oprah simplesmente revolucionou a forma de se fazer televisão na década de 1980. Ela entrou como apresentadora de um programa matinal de baixa audiência em 1984 e, em pouco tempo, fez com que ele se tornasse um dos mais vistos da região e, seguidamente, do país.

Na televisão, Oprah mostrava a importância das mulheres e realmente se abria para a mesma, trazendo histórias incríveis em temas sociais, espirituais e muito mais. No entanto, o seu trabalho não parou por aí, chegando a realização de filmes e também produção de livros, o que faz dela uma das mulheres empreendedoras que inovaram no seu meio.

3.    Camila Farani

Se você já assistiu Shark Tank Brasil, programa em que pessoas apresentam ideias em busca de investimentos por parte dos jurados, certamente já viu Camila Farani. Ela é uma das mulheres empreendedoras de maior sucesso do país, a qual, de certa forma, mudou o conceito de empreendedorismo para muitos.

Camila foi uma das responsáveis no país por mostrar que empreender não necessariamente é criar um negócio do zero. Também tem a ver com investir na ideia certa quando tiver a oportunidade e, até mesmo, saber trabalhar conceitos e inovações dentro da empresa onde você trabalha, abrindo portas no ramo.

Filha de mãe empresária, Camila começou a trabalhar com 16 anos, aos 23 abriu a sua própria empresa e com 26 já tinha quatro negócios. Sua atuação chamou a atenção da rede de alimentação fitness no Brasil, Rede Verde, a qual a convidou para ser a sua nova diretora, responsável pela idealização de um projeto inovador no ramo.

VEJA TAMBÉM: Quais os benefícios em ter uma loja digital?

4.    Lucy Peng

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a influência da China na economia do restante do mundo e como o país virou uma referência em tecnologia. Acontece que poucos sabem que um dos maiores grupos do ramo de comércio eletrônico e serviços digitais tem como uma de suas fundadoras uma mulher.

Estamos falando de Lucy Peng, co-fundadora do grupo Alibaba, responsável por diversas empresas de sucesso no ramo de tecnologia como, por exemplo, o Ali Express. A empresa conta com um faturamento de mais ou menos 40 bilhões de dólares por ano, sendo uma das marcas mais valiosas de todo o mundo.

Ela iniciou o grupo Alibaba com em 1999 e, inicialmente, trabalhava na área de recursos humanos da empresa. Com o tempo, auxiliou no processo de criação de outras subsidiárias da empresa, como o Alipay, transformando a Alibaba na fintech mais valiosa do mundo naquele momento. O negócio se expandiu e, hoje em dia, o grupo é responsável por diversas outras empresas de sucesso, o que faz de Lucy uma das mulheres empreendedoras de maior sucesso no mundo.

Mulheres empreendedoras estão em qualquer lugar

O fato é que, no fim das contas, mulheres empreendedoras estão em qualquer lugar. Da moça que faz docinhos no bairro até aquela que possui uma lojinha de roupa: todas estão empreendendo. No entanto, quanto mais ocupam cargos de destaque, mais o mundo percebe que essa é uma realidade que precisa ser aproveitada.