Dicas para vender mais no PDV

Dicas para vender mais no PDV

Por mais que o mercado de vendas online esteja crescendo cada vez mais, os pontos físicos ainda possuem uma grande importância. Afinal de contas, esses espaços são mais acessíveis para algumas pessoas e podem ser muito bem utilizados. Mas, afinal de contas, o que fazer para vender mais no PDV?

Se a sua empresa não possui ainda um ponto de venda, ou esse não é o foco do seu segmento ou, muito provavelmente, ela ainda não foi totalmente montada. Isso porque é nesse espaço onde o negócio de fato costuma acontecer, concentrando a grande maioria das ações de venda, estoque e muito mais.

No entanto, engana-se quem pensa que basta ter uma loja física e pronto: está feito o sucesso do meu empreendimento. Na verdade, é preciso apelar para uma série de estratégias, baseadas no seu segmento de mercado e também no público-alvo, para tornar o ambiente o mais intuitivo e instigante possível para o consumidor.

Neste artigo, você irá conhecer algumas das melhores dicas para quem busca vender mais no PDV. Além disso, falaremos da importância que é contar com um espaço físico para venda e anúncio de todos os seus produtos e serviços, e de como o ambiente faz a diferença na hora da compra.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de saber como vender mais no PDV, entenda o termo

Antes mesmo de conhecer algumas dicas de como vender mais no PDV, é importante que você esteja habituado a este termo. Afinal de contas, estamos falando de algo que você muito provavelmente já conhece e até tem uma certa noção de sua importância, mas que talvez não tenha relacionado à sigla.

O PDV é nada mais nada menos do que a sigla utilizada para descrever o famoso “ponto de venda”, essencial para muitos segmentos de negócios. Trata-se de um espaço físico onde estão expostos todos os seus produtos e serviços disponíveis para a venda, a qual pode ser concluída no próprio local.

São muitos os segmentos que têm como principal diferencial a fonte de renda das ações realizadas dentro de um PDV. Um exemplo são os comércios de uma maneira geral, aqueles do centro da cidade, que podem até ter uma loja ou espaço virtual, mas crescem e sobrevivem com base nas vendas presenciais.

Em suma, os pontos de venda estão sendo cada vez mais questionáveis por aqueles que enxergam uma maior praticidade na internet, ao mesmo tempo que seguem ganhando uma grande importância. Há, inclusive, quem prefira ir diretamente em uma loja fazer compras, somente pela experiência de estar no local.

Você sabe como vender mais no PDV?

Para vender mais no PDV é preciso traçar uma boa estratégia, a qual esteja alinhada com os principais objetivos da sua empresa. Criar um espaço físico somente para expor os seus produtos, de qualquer forma, não é nada eficiente em termos de vendas - mas isso pode ser revertido. Confira algumas dicas sobre o assunto.

VOCÊ VAI GOSTAR: Ideias de responsabilidade social para a sua empresa

1.    Aproveite os pontos quentes da sua loja

Quem nunca estava se dirigindo para o caixa de uma loja, já para finalizar as compras, e acabou levando algo a mais que estava próximo do local por puro interesse, não é mesmo? Pois é, você pode não ter percebido, mas na verdade isso é nada mais nada menos do que uma estratégia adotada em muitos empreendimentos.

Para vender mais no PDV você deve aproveitar ao máximo os chamados pontos quentes de sua loja, que são aqueles locais em que há uma maior concentração de pessoas praticamente o tempo todo. Os espaços próximos aos caixas de pagamento são um exemplo, já que todos precisam passar por ele para sair da loja com algo.

As lojas de eletrodomésticos, por exemplo, são algumas das que mais sabe aproveitar esses pontos quentes em um espaço físico. Não é à toa que a grande maioria dos empreendimentos desse ramo coloca as suas melhores promoções logo na entrada, um local em que todos terão que passar.

É importante saber, de acordo com o seu segmento, como criar esses espaços que irão despertar interesse no consumidor e que poderão resultar em uma compra. Dessa forma, você irá conseguir vender muito mais no seu PDV, colocando as melhores promoções nos espaços mais visualizados.

2.    Divida os seus produtos por categorias

A pior coisa que um consumidor pode enfrentar em uma loja física é, sem sombra de dúvidas, caminhar o espaço inteiro sem achar o produto que deseja. A situação se torna ainda mais desagradável quando, depois de toda a caminhada, você pergunta pelo item no caixa e ele indica para você.

Quando isso acontece, a culpa é muito mais de quem organizou o espaço do que do cliente em si. Sendo assim, saiba que para vender mais no PDV você deve aprender a dividir os seus produtos por categorias, fazendo com que o local seja extremamente claro e intuitivo para os seus consumidores.

Caso o seu empreendimento seja do ramo de tecnologia, por exemplo, você pode aproveitar para ter um espaço dedicado a smartphones; outro para periféricos de computador; outro para televisões e por aí vai. Há ainda quem prefira fazer essa divisão por marcas, o que também é uma forma de captar a atenção do consumidor.

É importante que exista essa divisão por categorias justamente para que o consumidor não se sinta perdido em sua loja. Dessa forma, quando ele vai com um produto em mente, já visando a sua compra, saberá muito bem onde encontrá-lo - e pelo caminho poderá ser capturado por novas promoções e etc...

3.    Faça do seu espaço uma experiência

E por último, saiba que para poder vender mais no PDV você precisa aproveitar ao máximo o seu segmento, para fazer do seu espaço uma experiência. Hoje em dia, muitas pessoas preferem fazer compras presencialmente justamente por conta da experiência que o ambiente físico proporciona, e não necessariamente por causa dos preços.

Sendo assim, é preciso que você entenda o que o seu segmento tem de melhor e construa personalidade para o seu espaço físico. Caso o seu empreendimento seja voltado para a venda de produtos naturais, por exemplo, criar um espaço extremamente arborizado, com muitas decorações com plantas, pode ser extremamente atrativo para o cliente.

Isso faz com que ele não apenas queira ir a sua loja não apenas pelos produtos, mas também pelo ótimo ambiente idealizado. Essa ideia é muito aproveitada em pubs e cafés, assim como em livrarias, as quais fazem com o que o espaço seja totalmente confortável para o consumidor.

VEJA TAMBÉM: Como alugar ponto comercial sem fiador

Vender mais no PDV é um passo para o sucesso

Saiba que vender mais no PDV é um passo a mais para se dar a caminho do sucesso do seu empreendimento. Isso porque, quando você concretiza um bom ponto de vendas, consegue construir uma boa imagem da sua marca para as pessoas de forma visual e através do próprio boca-boca.

Com um ponto de venda muito bem consolidado, você pode partir para idealizar uma loja virtual também - que não deixa de ser um ponto de venda, mas online. Unindo esses dois fatores da melhor forma possível, o sucesso é quase que certo.