Diferenças entre franquia e negócio próprio

Diferenças entre franquia e negócio próprio

Engana-se quem pensa que para empreender é preciso abrir uma empresa do zero, criar um novo produto e não contar com nenhum subsídio. Na verdade, hoje em dia, já é possível se associar a outras marcas famosas e, a partir daí, desenvolver sua atividade. E é por isso que você precisa conhecer as diferenças entre franquia e negócio próprio.

Abrir uma empresa do zero é um movimento difícil e trabalhoso, que conta com vantagens e, também, desvantagens. Trabalhar com uma franquia, por outro lado, costuma ser uma ação um pouco mais fácil, mas que ainda assim tem os seus pontos positivos e negativos para o empreendedor.

A dúvida que muitas pessoas têm, no entanto, é justamente o que difere um modelo de negócio do outro. Afinal de contas, quais são as características da franquia e quais são as características do negócio próprio? Um é mais vantajoso do que o outro?

Neste artigo, você irá aprender de uma vez por todas as principais diferenças entre franquia e negócio próprio. Além disso, daremos exemplos práticos e famosos para que você entenda quais empresas se encaixam em um ou em outro e, principalmente, quais as suas respectivas vantagens.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Exemplos de franquia e negócio próprio que você definitivamente conhece

Ainda que você não saiba exatamente quais são as diferenças entre uma franquia e negócio próprio, definitivamente conhece empresas famosas que se encaixam em um ou em outro. Isso porque muitas das grandes marcas que você compra em sua cidade são nada mais nada menos do que empresas de franqueados.

O Boticário, Cacau Show, McDonald’s, Bob’s, Jet Oil, Fisk e Chilli Beans são algumas das principais franquias do Brasil, segundo dados divulgados ainda em 2018. Isso não quer dizer que essas marcas não tem uma figura administrativa no topo, mas sim que há um modelo padrão para que todas possam seguir.

Quanto aos negócios próprios, podemos dizer que é a padaria da sua rua, a loja de peças do seu bairro ou até mesmo a ótica da sua cidade. Claro que essas empresas podem se tornar franquias, como uma marca modelo que passa a ser adotada por outros empreendedores, mas enquanto é única, segue sendo um negócio próprio.

Sendo assim, confira as principais diferenças entre franquia e negócio próprio:

1.    Um recebe produtos já prontos, o outro desenvolve e testa

Uma das principais diferenças entre franquia e negócio próprio é que um recebe produtos já prontos, enquanto o outro desenvolve e testa. Pode parecer confuso, mas o fato é que o franqueado leva o nome de uma marca adiante e, por isso, vende os produtos que já foram desenvolvidos e testados por essa marca.

Um exemplo é O Boticário: você pode se tornar um empreendedor franqueado da empresa, mas não irá criar um novo creme para a marca, e sim vender os que ela já tem. Já o negócio próprio precisa desenvolver um produto novo e testá-lo no mercado, para ver se funciona ou não.

Nesse quesito, é importante destacar que você não precisa de uma invenção inovadora para ter um negócio próprio. Na verdade, é possível reunir produtos já existentes e vender, ou prestar serviços já existentes, mas tudo isso em nome da sua própria marca.

2. Um exige um investimento mínimo, o outro depende do empreendedor

Outra grande diferença entre franquia e negócio próprio é o fato de que um exige um investimento mínimo, enquanto o outro depende do empreendedor. Isso porque para você abrir uma loja do McDonald’s, por exemplo, é preciso investir um valor já pré-determinado para ter acesso a todos os produtos e estrutura da marca.

Já quem decide abrir um negócio próprio não conta com a exigência de um investimento mínimo, já que irá desenvolver o empreendimento por conta própria. Sendo assim, ao invés de pagar para ter acesso a um produto já pronto, em um molde determinado, irá construir o espaço físico do seu jeito, investindo o quanto quiser em uma área e outra.

3.    Um leva o nome de uma marca já consolidada, o outro precisa construir isso

E para finalizar, uma das principais diferenças entre franquia e negócio na prática é que um leva o nome de uma marca já consolidada, enquanto o outro precisa construir isso. Afinal, se você se torna um franqueado da Cacau Show, você empreende em uma marca que é sinônimo de qualidade na área, conhecida nacionalmente e que atrai muitas pessoas.

Por outro lado, quem decide abrir um negócio próprio, não começa com o nome de uma marca já conhecida em todo o país: é preciso construir isso. É necessário começar do zero, expandir a sua atuação até o momento que a sua empresa possa, sim, ser referência.

Mas afinal, é melhor uma franquia ou negócio próprio?

A dúvida que não quer calar é: melhor investir em uma franquia ou negócio próprio? A resposta para essa pergunta não poderia ser outra a não ser: depende. Isso porque ambos têm suas vantagens, facilidades e condições especiais, dependendo muito do que o empreendedor deseja.

Independentemente disso, é necessário escolher um bom imóvel para desenvolver o negócio. Além disso, apostar em estratégias, como de Marketing Digital, por exemplo, também ajuda no sucesso - tanto da franquia quanto do negócio próprio.