Exemplos de lojas no setor varejista pra você se inspirar

Exemplos de lojas no setor varejista pra você se inspirar

O varejo é certamente um dos segmentos mais bem sucedidos do Brasil, e os números estão aí para provar. De acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o país fechou 2021 com 2,4 milhões de estabelecimentos ativos. E se você quer entrar no meio, precisa conhecer lojas no setor varejista para se inspirar.

Empreender definitivamente não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas fazer isso sem inspiração é ainda mais difícil. Conhecer a história de empreendedores e lojas bem-sucedidas é essencial para que você tenha boas ideias de como desenvolver o seu próprio negócio e, até mesmo, evitar cometer erros já cometidos por outras empresas do ramo.

No setor varejista, são muitas as empresas do Brasil e do mundo que inspiram empreendedores. Algumas das maiores personalidades empreendedoras do país vieram, justamente, desse segmento, e suas histórias e de seus negócios tem muito a ensinar para novos empresários.

Neste artigo, você irá conhecer alguns exemplos de lojas no setor varejista para se inspirar e desenvolver o seu próprio empreendimento. Além disso, falaremos um pouco dos diferenciais de cada empreendimento e de suas histórias, as quais podem ser não apenas uma inspiração como, também, uma motivação para empreendedores.

Conhecer as melhores lojas no setor varejista vai lhe ajudar a empreender melhor

A palavra inovação vem sendo utilizada já há alguns anos em palestras, cursos e formações para mudanças de mercado. No entanto, inovar não necessariamente significa inventar algo do zero, nunca antes visto no mundo. Em muitos casos, trata-se apenas de melhorar uma experiência, produto ou serviço já existente.

E para poder fazer isso no segmento do varejo, é importante que você conheça alguns bons exemplos de lojas no setor varejista. Com isso, poderá buscar inspirações no modo de funcionamento dessas empresas e, até mesmo, com olhar crítico, entender quais são os pontos que merecem ser melhorados - e implementar no seu negócio.

Em suma, conhecer as melhores lojas no setor varejista vai lhe ajudar a empreender melhor, com menos erros e mais acertos. Afinal de contas, você pode se inspirar em tudo que há de bom no negócio, implementar no seu próprio empreendimento e, a partir da sua experiência, ir melhorando as operações aos poucos.

Dito isso, confira alguns exemplos das melhores lojas no setor varejista:

1.    Magazine Luiza

Falar das melhores lojas no setor varejista do Brasil sem nem ao menos citar a Magazine Luiza é praticamente um pecado. A empresa é de longe a principal referência do segmento no país e, ano após ano, vem expandindo as suas operações e melhorando o seu funcionamento presencial e, também, online.

Fundada em 1957 pelo casal José Donato e Luiza Trajano, a Magazine Luiza já era um expoente do varejo na década de 1990. Daí para frente, a empresa foi crescendo cada vez mais, abrindo lojas e mais lojas em diferentes cidades do Brasil, sendo uma das mais presentes do setor.

Nos estabelecimentos físicos, o diferencial da Magazine Luiza sempre foi a qualidade de preços, diversidade de produtos e facilidade na hora dos pagamentos. Mas foi em 2017, quando a empresa decidiu adentrar no ramo de tecnologia e focar no e-commerce, que o mundo do Magalu mudou completamente.

Desde então, a empresa vem dominando o mercado e-commerce do Brasil. O seu diferencial é a facilidade nas compras online, descontos exclusivos para clientes e união do virtual com o físico. Tudo isso faz com que a Magalu seja uma referência no mercado.

2.    Casas Bahia

A Casas Bahia é outra grande inspiração de lojas no setor varejista nacional. Fundada em 1952, ela está presente em todas as regiões do Brasil e, por muito tempo, foi tida como sinônimo de compras para a classe média brasileira.

A empresa se destaca em meio às outras principalmente pelos preços acessíveis, facilidade de pagamento e pela grande variedade de produtos. Além disso, apesar de vender pela internet, o forte dela é o comércio presencial - ainda muito procurado pelas pessoas.

3.    Renner

E para finalizar a lista de inspirações de lojas no setor varejista, não há como não falar da Renner. Fundada oficialmente em 1965, quando adquiriu os moldes atuais, as Lojas Renner são referência em moda com preços acessíveis no país.

Presente em diversas regiões do Brasil, ela se destaca pela qualidade de atendimento, acessibilidade de pagamento e preços e pela atuação conjunta com a internet. Isso porque é muito fácil comprar com a empresa, tanto no e-commerce quanto no presencial.

Conheça lojas no setor varejista para fazer da sua a melhor

O fato é que conhecer lojas no setor varejista pode lhe ajudar a fazer da sua ainda melhor. Não há problema algum em incorporar atividades que estão dando certo em outras empresas no seu próprio negócio. No entanto, é importante adaptar para as suas demandas, de acordo com o seu público consumidor.