Renda extra prestando consultoria para comércios

Renda extra prestando consultoria para comércios

A complicada situação da economia brasileira e mundial fez com que muitos brasileiros fossem em busca de um dinheirinho a mais no fim do mês. Para aqueles que têm experiências com negócios, ou até mesmo que empreendem, há uma oportunidade quase garantida de renda extra: a prestação de consultoria para comércios.

O fato é que, nos dias de hoje, muitas empresas precisam do empurrão de um terceiro para conseguirem pegar no tranco. Muitas vezes algo não vai bem em um comércio, mas quem está dentro do negócio não consegue identificar o motivo. E é justamente aí que entra a figura do consultor comercial.

O problema de muitos empreendedores no ramo comercial é justamente estar imerso na rotina a ponto de não conseguir abrir os olhos para problemas que já foram incorporados no dia-a-dia. Quando se contrata um serviço de consultoria para comércios, no entanto, não apenas as dificuldades são encontradas como, também, as soluções são apontadas.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é a consultoria para comércios e como garantir uma renda extra a partir dela. Além disso, falaremos também sobre como empreendedores e pessoas que têm experiência com negócios ou pessoas podem se dar bem nesse segmento e garantir um dinheiro a mais todos os meses.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de saber como ganhar uma renda extra, entenda o que é consultoria para comércios

Antes mesmo de saber como ganhar uma renda extra a partir da prestação desse serviço, é importante que você realmente entenda o que é uma consultoria para comércios. Afinal de contas, se trata de uma área bastante solicitada nos últimos anos e que, se cumprida da maneira correta por um profissional, pode resultar em um excelente negócio.

A consultoria para comércios é nada mais nada menos do que um serviço em que um profissional, ou uma empresa, identifica os problemas e necessidades de um cliente nessa área comercial. Ele faz isso a partir de procedimentos que resultam em diagnósticos e, consequentemente, soluções e recomendações.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de roupas no formato skate, surf e shop, mas que não está vendendo bem. Sendo assim, você contrata um consultor comercial. Ele, por sua vez, identifica que um dos motivos para a loja não estar vendendo como se esperava é o fato de não estar presente nas redes sociais. Sendo assim, ele propõe como solução uma dedicação extra às mídias.

Esse é apenas um dos milhares de exemplos da forma como consultores comerciais podem ajudar empreendedores e empresários. Acontece que essa não precisa ser a primeira profissão de ninguém, podendo, na verdade, se configurar como uma renda extra. Nesse caso, as vantagens são muitas. 

Quais habilidades eu preciso ter para prestar consultoria para comércios? 

O fato é que muitas pessoas estão aptas para prestar consultoria para comércios e fazer uma renda extra e nem se tocam disso. Isso porque, de maneira geral, as habilidades necessárias para atuar nesse segmento são bastante comuns em uma série de profissões - a qual pode ser a principal do prestador.

Se você entende bastante de mercado de publicidade, produção de propagandas e relacionamentos com clientes, por exemplo, pode ajudar um comércio dessa área a melhorar a sua atuação. Mas, se o seu foco é entender a relação das empresas com os próprios trabalhadores, talvez possa prestar esse serviço, de maneira pontual, para um empreendimento.

Em suma, existem algumas habilidades essenciais para quem quer fazer uma renda extra prestando consultoria para comércios: saber lidar e entender pessoas, conhecer o mercado de atuação da empresa, estar antenado sobre os acontecimentos daquele setor em específico. Dessa forma, você conseguirá prestar um bom serviço.

Mas, afinal de contas, como ganhar uma renda extra prestando consultoria para comércios?

Agora entramos na pergunta de um milhão de dólares: como faço para ganhar uma renda extra prestando consultoria para comércios? Como muitas coisas na vida, a melhor forma de ingressar nesse mercado é por conta própria e no boca-boca, oferecendo esse serviço para empresas que possam estar precisando - sejam de amigos ou desconhecidos.

Da mesma forma, é possível criar um perfil pessoal à parte para construir uma certa reputação sobre o assunto. Dessa forma, você começa a se relacionar com os comércios que precisam pela internet de fato. E é justamente aí que entra outra questão: nem sempre é preciso estar presente para prestar consultoria.

É possível, em alguns casos, fazer todo esse processo pela internet. Afinal de contas, às vezes a empresa que precisa dessa ajuda está focada na atuação virtual - e é a partir daí que você tirará suas análises e recomendações.