Vale a pena comprar um negócio pronto?

Vale a pena comprar um negócio pronto?

Para alguns empresários, comprar um negócio pronto é menos arriscado do que começar do zero. Esse tipo de compra possui várias vantagens, mas é preciso avaliar a empresa. Isso porque, mesmo que seja de menor risco, é preciso ficar atento para garantir que essa compra tenha sucesso.

São diversos os motivos que levam um investidor adquirir uma sociedade, seja pelo grande potencial de crescimento, melhorias ou maiores oportunidades de mercado. Dessa forma, se você possui a vontade de comprar um negócio pronto, precisa ter certeza de que é isso mesmo que você quer.

Como comprar um negócio pronto?

Muitos empreendedores preferem comprar um negócio pronto pois avaliam que isso é um investimento de menor risco e com maiores retornos financeiros. E de fato isso apresenta um menor risco do que começar um empreendimento do zero. 

Mas ainda é preciso fazer uma boa pesquisa para saber se aquela empresa é a certa para investir o seu capital. É preciso avaliar, também, se as necessidades daquele negócio se encaixam no seu objetivo.

Dessa forma, é necessário entender como anda os lucros da empresa e é preciso conversar com as partes envolvidas no trabalho e os clientes. Como é uma compra de risco, será necessário entender todos os detalhes.

Mesmo que seja de menor risco, todo investimento precisa ser bem calculado para evitar danos ao investidor. Por esse motivo, antes de adquirir, ponha na balança todas as vantagens e desvantagens de concluir a compra no negócio. Se necessário, peça ajuda profissional para lidar com toda a negociação.

Quais as vantagens de comprar um negócio pronto?

Comprar um negócio pronto é menos arriscado, afinal, ele já foi testado. Existem muitos aspectos favoráveis, como a redução dos investimentos iniciais. também é possível operar com um fluxo de caixa bom devido ao estoque e créditos existentes. As vantagens incluem:

  • Clientes já consolidados;
  • Contabilidade existente, onde ajuda o comprador a entender se a empresa está no lucro ou no prejuízo;
  • Menores riscos, sendo que a fase inicial da empresa que é a mais arriscada já passou;
  • Melhores formas de análise para melhorar a empresa, seja em novos nichos de mercado, novos produtos, redução de despesas, melhorias no atendimento, entre outras.

Ao utilizar um CNPJ antigo, você consegue evitar algumas burocracias como abertura e conta em banco e certificado digital. Além disso, sistema de notas fiscais e contratação de novos colaboradores não serão problema. Por fim, o CNPJ antigo possui mais credibilidade na praça, facilitando o crédito no banco.  

Comprar um negócio pronto é mais vantajoso do que iniciar um?

Existem muitas vantagens ao comprar um negócio novo, ainda assim é preciso analisar alguns fatores e não somente as vantagens e desvantagens dessa compra. A principal desvantagem é a quantidade de investimento, que é maior do que começar uma empresa do zero.

Além disso, é necessário contratar assessores externos para ajudar na possível existência de passivos tributários, trabalhistas, ambientais e outros. É necessário, também, fazer o câmbio de forma gradual, para que isso não reflita de forma negativa na empresa.

Isso porque um cambio drástico pode ser bastante prejudicial ao funcionário, fornecedores e os clientes que estavam acostumados com o antigo modelo de gestão. Ou seja, a transação deve ser gradual.

O que devo saber antes de comprar um negócio pronto?

Se você encontrou um negócio perfeito para comprar, como se trata de um investimento, deve fazer as pesquisas fundamentais. Elas indicarão se é o certo a se fazer. Primeiramente, é importante saber se você será um bom líder para aquela organização.

Para isso, você não deve somente conversar com os donos do negócio, mas todos os envolvidos como os funcionários, fornecedores e clientes. Se for necessário, conte com o apoio de um profissional para levantar dados importantes sobre a empresa.

Um dos principais pontos são as possíveis dívidas. É importante tirar certidões negativas do FGTS, INSS, Receita Federal e outros. Qualquer dívida no nome da empresa deve ser negociada no momento da aquisição.

Ao seguir essas dicas, você poderá adquirir o seu negócio com mais segurança. Dessa forma, fica mais fácil começar a empreender com um negócio já pronto. Se for a sua ideia, aproveite as dicas e empreenda com cuidado.